Início do conteúdo

Campus Alvorada promove “Conversa sobre Cannabis: dos usos medicinais à guerra às drogas”


Dentro da programação do Novembro Negro do Campus Alvorada do IFRS – em celebração à Consciência Negra – no próximo sábado (11 de novembro), a instituição promove a atividade “Conversa sobre Cannabis: dos usos medicinais à guerra às drogas”. O objetivo é debater sobre as complexas controvérsias que cercam o mercado legal de Cannabis no Brasil.

O evento conta com a presença de pesquisadores, profissionais e ativistas que têm relação direta com o tema. A programação será das 9h às 12h e é aberta à comunidade.

Confira:

9h:
“Controvérsias em torno da formação de um mercado legal de Cannabis no Brasil” – com os integrantes do Grupo de Pesquisa Cannabis, Mercados e Sociedade e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), ambos do Campus Alvorada.

“Não espere precisar para apoiar: e se fosse teu filho?” – com Liane Pereira, mãe de Caroline e ativista, que trata a filha com Cannabis e recebeu o primeiro habeas corpus do RS para plantar e fazer o próprio óleo medicinal.

10h: Intervalo

10h20:
“Usos medicinais da Cannabis” – com Ariel Camargo Gris da Silva, Médico de Família e Comunidade, que atua há 4 anos com maconha terapêutica e é pós-graduando em Cannabis Sativa pela SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa.

“Guerra às drogas e a manutenção da hierarquia racial” – com Daniela Ferrugem, Assistente Social do Instituto de Psicologia da UFRGS e autora do livro “Guerra às Drogas e Manutenção da Hierarquia Racial”.

————————–

→ Leia mais sobre o tema no texto elaborado pelo grupo de pesquisa “Cannabis, Mercados e Sociedade” do Campus Alvorada do IFRS.

A realidade da Cannabis tem passado por profundas mudanças nas últimas décadas, desencadeando uma série de debates apaixonados sobre seus usos, efeitos, regulamentação e cultura, bem como debates apaixonados contrários, e outros céticos. Desde a autorização judicial para importação ou cultivo caseiro para fins medicinais, até a presença de medicamentos derivados da Cannabis nas farmácias brasileiras, associações de pacientes com milhares de associados, startups de inovação na área e empresas internacionais atuando no país, a Cannabis está no centro de um intenso debate.

Além disso, questões relacionadas à desigualdade racial no sistema penal de drogas vêm ganhando destaque, evidenciando a necessidade de se repensar políticas públicas. Dados demonstram diferenças significativas no tratamento de pessoas de diferentes raças perante a lei.

O projeto de pesquisa “Controvérsias em torno da formação de um mercado legal de Cannabis no Brasil” busca abordar essas controvérsias de forma crítica e embasada cientificamente. Questões como a regulamentação, os usos medicinais da Cannabis, os malefícios do uso recreativo, a história da criminalização e o modelo ideal de regulamentação para o Brasil são exploradas com entusiasmo e rigor.

Link com produções e projetos de pesquisa do Grupo de Pesquisa Cannabis, Mercados e Sociedade do Campus Alvorada: https://drive.google.com/drive/folders/1_7NTUSCASM7KUKWh95VsuKYq9Pl48PcT?usp=drive_link

Fim do conteúdo