Início do conteúdo

Campus Alvorada participa do 10º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS com 52 trabalhos


O IFRS Alvorada estará mais um ano marcando presença no 10º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, em Bento Gonçalves. Nesta edição, o campus participa com 52 trabalhos, apresentados por estudantes de diferentes cursos e áreas do conhecimento.

O Salão integra diversas atividades acadêmicas e formativas, reunindo os Seminários de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), Extensão (Semex) e Educação Profissional e Tecnológica (Semept), além dos espaços dedicados à Pós-Graduação e à Internacionalização. A programação também contempla a Sessão de Indissociabilidade e as mostras de Inovação e Tecnologias (MIT), Protótipos Automotivos e Arte.

Além das apresentações de trabalhos, o evento oferece uma série de ações complementares, como o Encontro de Educação a Distância, o Encontro de Periódicos, a Feira de Sabores e Saberes, exposições promovidas pelo Núcleo de Memória (NuMem) e atividades do Espaço Ações Afirmativas, entre outros momentos de integração e formação.

A realização do 10º Salão é conduzida pelas Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), de Extensão (Proex) e de Ensino (Proen), com o suporte dos comitês institucionais de cada área.

Ao todo, Alvorada contará com a participação de:

18 trabalhos no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)

14 trabalhos no Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept)

19 trabalhos no Seminário de Extensão (Semex)

01 trabalho na Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT)

Esse conjunto expressivo de produções demonstra o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no campus, que pelo segundo ano consecutivo leva um número elevado de estudantes ao evento, consolidando-se como um dos campi com maior participação.

A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento: salao.ifrs.edu.br

Confira os trabalhos do IFRS Campus Alvorada selecionados para o 10º Salão do IFRS:

TRABALHO AUTOR(A) ORIENTADOR(A)

12º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SEMEPT)

Laboratório de Apoio Didático: aprendendo a ensinar no curso de Licenciatura em Pedagogia Aliceane Rios Barbosa Luciane Torezan Viegas
Inclusão na Educação Física: desafios e dificuldades para a adaptação de alunos com deficiência visual Alicemar Rodrigues Araújo Rossane Trindade Wizer
Práticas de ensino adaptadas na monitoria de Biologia: promovendo acessibilidade e inclusão Ana Clara Macedo Janaína De Nardin
Relato de experiência: monitoria de uma estudante do Ensino Médio no curso PROEJA Cuidados de Idosos do IFRS – Alvorada Andrya Mathias Passos Márcia Méllo Mendes
Qual a melhor fase da lua para o transplante de plantas? Brenda Batista Manuela Finokiet
Motiva Esporte: um olhar sobre motivação intrínseca e extrínseca na prática esportiva Eduardo Rodrigues Pinto Rossane Trindade Wizer
Monitoria de Biologia: ensino da origem da vida e evolução Érick da Rosa Furtado Janaína De Nardin
Laboratório Vivo de Práticas Agroecológicos no IFRS Campus Alvorada João Gabriel Lovatto Manuela Finokiet
Inclusão escolar na prática: a experiência do projeto de monitoria em Educação Física Luis Eduardo Machado Aranda Rossane Trindade Wizer
Cine Diversidade e Educação Menstrual: A importância de promover debates sobre diversidade no IFRS Campus Alvorada Luisa Helena Costa Alves Mariano Luciane Mendonça
Iniciativa sustentável e ecológica: Minhocultura Mateus Devit Rodrigues Daniel Rockenbach
Projeto de ensino Em Cena: oficinas de teatro desenvolvendo a expressão e fortalecendo vínculos entre estudantes do IFRS Campus Alvorada Olga Spielmann Schneider Franciele Machado de Aguiar
Laboratório de Aprendizagem como espaço de suporte educacional e socialização para os estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Alvorada Patrícia Gasperin Cardoso Jacqueline da Silveira Carnette
Menstruação fora da caixa: dignidade menstrual no IFRS Campus Alvorada Yllana Soares Laguna Manuela Finokiet

13º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO (SEMEX)

O projeto extensionista da brinquedoteca do IFRS – campus Alvorada: uma ressignificação do espaço-formador Aline Pereira Ackermann Gabriel Duarte da Fonseca
Entrelaçar histórias: rodas de manualidades entre mulheres do município de Alvorada/RS Âmbar da Rosa da Silva Aline Severo da Silva
Tecidos e Redes: Costurando Oportunidades em Alvorada através do Programa Mulheres Mil Ana Clara Fagundes Ana Paula Gemelli
Círculo de Construção da Paz: estratégia de humanização na maternidade atípica Ana Claudia Oliveira De Oliveira Liliane Costa Birnfeld
IFRS nas escolas como ação extensionista: educação, inclusão e transformação social Ariany Raquel Britto da Silva Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araújo
Café com Paulo Freire – Alvorada Carolina Machado da Rosa Vinícius Lima Lousada
Yoga no campus Cesar Walker Braga da Rosa Alaor Ribeiro de Souza
Eu sou o samba: o ritmo e a resistência como instrumento educativo Ingrid Diuliana Araujo Luciane Mendonça Pereira
Rádio Travessia: Comunicação popular em tempos de crise socioambiental Jorge Marcos Izaguirre Márcia Fernanda Mendes
A brinquedoteca universitária como espaço de formação docente: as potencialidades do brincar e da ludicidade Karina da Silva Barros Gabriel Duarte da Fonseca
Apoio pedagógico à alfabetização de estudantes da educação básica: uma experiência na rede estadual de ensino Kelly Rosário Ferreira Luciane Torezan Viegas
Registrando memórias de uma instituição de educação profissional: o caso do IFRS Campus Alvorada Luiza Becker Guilardi Marcelo Vianna
Clube de xadrez IFRS/campus Alvorada ano IV 2025: Saberes em movimento, circulação, inovação, troca e transformação do conhecimento nos 10 anos do salão de ensino, pesquisa e extensão do IFRS Miguel Ebertz de Souza Maurício Tavares Pereira
O projeto extensionista oficinas pedagógicas lúdicas desenvolvido no IFRS – Campus Alvorada: uma práxis possível Miriam Fernandes Pedroso Gabriel Duarte Da Fonseca
Movimenta Alvorada: onde a quadra vira espaço da comunidade Natiele Dos Santos Santos Rossane Trindade Wizer
Caminhos para a cidadania: Matemática para jovens e adultos do ensino fundamental Roselaine Bernadete Borstmann Gizele Bene Zanini
Conexões visuais: glossário de multimídia em Libras Umberto Vinícius Teixeira da Rosa Karina Chaves de Lima Sberb
Projeto pré-vestibular popular Minervino de oliveira: A importância de apoio psicológico para vestibulando Valentine Porcher Petrecheli André Luis Demichei
Santas de Casa: Herbanário In Estufa Agroecológica – Experiências Formativas Vitória Silva Corrêa Adriana Silva Martins

14º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (SICT)

Neoeugenismo: manifestações eugênicas no colonialismo reprodutivo e no sistema penal brasileiro Adam Collin Silva Da Costa Getúlio Sangalli Reale
Digitalizar para preservar: memória audiovisual da atuação médica no Rio Grande do Sul Alice de Farias Barra Marcelo Vianna
História da Saúde em Catálogos: preservação, divulgação e pesquisa de acervos no meio digital Ana Júlia Poersch Domingues Marcelo Vianna
Estudos, reflexões e compreensões: a(s) identidade(s) docente(s) na docência da educação básica Arneles de Alencar Gabriel Duarte Da Fonseca
Acervos da História da Medicina: A digitalização do jornal “O Bisturi” (1975-1985) Eduarda Gomes da Silva Marcelo Vianna
O Jornal do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers): possibilidades de análise a partir da digitalização de acervos da história da saúde Elias Maciel Pereira Marcelo Vianna
Democracia em saúde: Demandas de saúde da população LGBTQIAPN+ Erick Lorenzo Nunes Ribas Márcia Fernanda de Mello Mendes
Participação social e as iniciativas de produção de saúde e de vida no território: As comunidades marginalizadas de Alvorada Guilherme Abreu dos Reis Márcia Fernanda Mendes
Modelagem ontológica e sistema de recomendação para apoio no desenvolvimento de hortas orgânicas e agroecológicas urbanas e periurbanas Júlia Isadora Steinmetz da Rosa Leonardo Nascimento
Saúde de mulheres lésbicas e pessoas LGBTQIAPN+ e suas contribuições nas conferências nacionais de saúde Lívia Starmac Costa Márcia Fernanda Mendes
Do YouTube ao Repositório: Um estudo de caso de preservação da Memória Digital do IFRS Malu Saturno Silva Conceição Marcelo Vianna
Do Facebook ao Repositório: Preservando a memória imagética do IFRS Manoella da silva Bruhn Marcelo Vianna
A constituição da(s) Identidades(s) Docente(s) na docência da educação básica brasileira Marilice Strada da Fonseca Gabriel Duarte da Fonseca
Foley e inteligência artificial Rafael Slechticius da Silva Chrístian Langaro Vaisz
Controvérsias em torno da legalização da cannabis no Brasil: revisão bibliográfica e perspectivas comparativas com o álcool Renata Blomer do Rosário Getúlio Sangalli Reale
Sistemas multi-agentes e aprendizado federado: um panorama atual Renata dos Santos de Barros Leonardo Vianna do Nascimento
Explorando o início da Informática Brasileira: Preservação e divulgação de seus registros Sophia Fajardo da Rosa Marcelo Vianna
Jogos de Tabuleiro como Estratégia Pedagógica na Saúde Coletiva: Experiências no IFRS – Campus Alvorada Tatiane Conceição Freitas Márcia Fernanda Mendes

MOSTRA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS (MIT)

Implementação do espaço Maker no câmpus Alvorada: o primeiro espaço maker de Alvorada Rodrigo Medeiros Rodrigues Leonardo Vianna do Nascimento
Fim do conteúdo