Campus Alvorada iniciou o curso “Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário”, do Programa Manoel Querino, com duas turmas

No dia 16 de setembro, o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou as aulas inaugurais das duas turmas do curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário. São duas turmas com 30 alunos em cada que, ao longo de 4 meses, aprofundarão seus conhecimentos relativos à  Economia Solidária e Popular.

No turno da manhã, a convidada foi Gilciane Beatriz Aguiar das Neves, a Gil, Militante da Economia Popular Solidária, idealizadora do fórum de mulheres negras da Economia Popular Solidária, dos  Empreendimentos D’versas e Afro Aya e Assessora e Educadora Popular do CAMP – Centro de Assessoria Multiprofissional. À noite o convidado foi Huli Marcos Zang, agricultor agroecológico, estudante do IFRS na Especialização em Agroecologia, presidente da Associação de Moradores do Assentamento Filhos de Sepé e militante do MST. Ao final das duas palestras os estudantes receberam seus kits de material do curso.

As aulas iniciaram no dia 18 de setembro, na sala 115, tendo como primeiro componente o “Mundo do Trabalho”. No decorrer do curso, serão oportunizado aos alunos outros componentes como a “Introdução à Economia Solidária”, “Ecossistemas e Redes”, “Organização, Gestão e Formalização”, “Acesso às Políticas Públicas” e “Financiamentos e Prática de Intervenção Social”, além de conhecimentos gerais como “Gêneros Textuais”, “Habilidades de Raciocínio” e “Informática básica”.

Créditos de Fotos: Divulgação IFRS Campus Alvorada.