Geral
Campus Alvorada inicia o ano letivo 2025
O ano acadêmico de 2025 iniciou no dia 17 de fevereiro no Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e foi marcado pelo calor dos encontros e reencontros de estudantes e servidores da instituição.
No primeiro dia de aula, nem mesmo a chuva do lado de fora foi capaz de impedir as euforias, alegrias e esperanças pelo novo ano letivo que se inicia. Mesmo com o ambiente visual externo modificado, a sensação de estar presente permaneceu e todos os estudantes e familiares foram acolhidos pelos servidores e recebidos com apresentações musicais do projeto de extensão “Eu Sou o Samba” e a dupla Cristiano e Michele Schneider com seus violinos.
A diretora geral Ademilde Petzold Prado e o diretor de ensino André Luís Demichei detalharam as funções dos setores e apresentaram os servidores do Campus aos estudantes ingressantes. Posteriormente, o setor de Assistência Estudantil trouxe esclarecimentos sobre os auxílios disponíveis e o setor de ensino esteve nas salas de aula para passar orientações importantes. Os novos estudantes ainda fizeram uma visita guiada a fim de conhecer a instituição. No intervalo, mais apresentações musicais embalaram o momento. Durante as boas-vindas, estiveram presentes servidores docentes, técnicos e estudantes, além do Pró-reitor de Ensino, representando a Reitoria do IFRS.
O primeiro semestre do ano letivo de 2025 está marcado pelo ingresso de novas turmas no Campus Alvorada do IFRS. Para celebrar este momento, o setor de comunicação conversou com as estudantes Evellyn Morgenstern do 1º ano do técnico em Produção de Áudio e Vídeo e Yasmin Kirsten do 3º ano do técnico em Meio Ambiente para entender, do ponto de vista dos discentes, como foi a experiência do primeiro dia de aula e suas sensações a respeito deste novo ano que se inicia.
A estudante Evellyn destacou a liberdade de ir e vir na instituição. Segundo ela, foi maravilhoso o fato de não existirem as sirenes dos sinais estudantis. Além de ressaltar o amplo espaço e variedades do Campus.
“Eu achei o Campus muito legal! Eu gostei muito da liberdade que se tem aqui, de tipo, poder entrar e sair sem ter sinal e essas coisas, porque, sinceramente, dá uma dor de cabeça… (risos) O Campus é bem grande, muito bonito e com muitas coisas, muitos livros, sala de informática, muito legal!”
Já para Yasmin Kirsten, o primeiro dia de aula foi tranquilo e divertido. Também ressaltou que estava ansiosa pela volta às aulas no Campus.
“O primeiro dia de aula foi bem tranquilo, eu estava bem ansiosa para voltar às aulas, bem divertido.”
Segundo ela, os novatos gostaram do evento de boas vindas na instituição. Ainda reforçou a fluidez durante as apresentações e tour pela instituição.
“Acredito que os novatos tenham gostado. Foi bem dinâmico, apresentaram a escola”.
As acomodações dos estudantes seguirão durante as próximas semanas. O Campus Alvorada do IFRS deseja um bom retorno aos veteranos e um ótimo início para os novos estudantes.
Créditos de fotos: Núcleo de Memória e setor de Comunicação do IFRS Campus Alvorada.