Campus Alvorada inaugura novos espaços na instituição

No dia 6 de setembro, o Campus Alvorada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) inaugurou os novos espaços estudantis na instituição. Participaram do evento o reitor do IFRS Júlio Xandro Heck, a diretora geral do IFRS Campus Alvorada Ademilde Irene Petzold Prado, a deputada federal Fernanda Melchionna e as estudantes Rosemar Silva da Silva (Tecnólogo em Produção Multimídia) e Luisa Helena Costa Alves Mariano (3º ano do técnico em Meio Ambiente), representando o Grêmio Estudantil. Entre os demais presentes, os pró-reitores Fábio Azambuja Marçal (Ensino) e Lucas Coradini (Desenvolvimento Institucional), colegas do Departamento de Obras do IFRS, servidores e estudantes do campus.

O evento teve o objetivo de celebrar a inauguração das obras e a contribuição das mesmas para a infraestrutura do Campus Alvorada. Foram inaugurados os espaços dos blocos de salas de laboratórios, a construção e fechamento da quadra poliesportiva, o bloco dos banheiros junto a quadra poliesportiva e o espaço de convivência, este último construído por meio de uma emenda parlamentar entregue pela Deputada Federal Fernanda Melchionna.

Durante a inauguração, houve a apresentação cultural do projeto de Extensão “Eu sou o samba”, os discursos dos representantes presentes e uma turnê pelos espaços enquanto eram inaugurados pelo reitor do IFRS e pela diretora geral do IFRS Campus Alvorada. Para finalizar, um café coletivo foi apreciado pelos envolvidos.

Confira informações mais detalhadas sobre os espaços inaugurados:

-Bloco de salas de laboratório

A obra teve início em 7 de novembro de 2022 e término em 12 de julho de 2024. O bloco de laboratórios tem área total de 409,92 m²  e conta com 7 salas, sendo 3 salas de aula, 1 laboratório, 1 sala de depósito e 2 salas para atendimento. O investimento total foi de R$ 1.102.211,84.

-Construção de arquibancadas e fechamento da quadra poliesportiva

A obra teve início em 7 de novembro de 2022 e término em 12 de julho de 2024. Foram construídas arquibancadas nas laterais e foi fechado os fundos da quadra com alvenaria e telhas polipropileno. Além disso, a obra ainda contemplou a construção de quadra de areia para práticas esportivas. O investimento total foi de R$ 261.713,96.

-Bloco dos banheiros junto a quadra poliesportiva

A obra teve início em 13 de abril de 2023 e término em 12 de julho de 2024. A área total é de 115,64 m² e conta com vestiários feminino e masculino com chuveiros, banheiro com acessibilidade e sala para depósito. O investimento total foi de R$ 449.533,98.

-Espaço de convivência

A obra teve início em 13 de abril de 2023 e término em 12 de julho de 2024. O espaço possui área total de 65,28 m² e será usado para a realização de atividades de convivência social entre os estudantes. O investimento total foi de R$ 127.423,65.

Créditos de fotos: Luciane Prado (Estagiária de Comunicação – IFRS Campus Alvorada), NuMem e Comunicação da Reitoria do IFRS.