Geral
Campus Alvorada exibe o filme “Sociedade Regenerativa” na sexta-feira (29/9)
Nesta sexta-feira (29 de setembro), o Campus Alvorada terá duas sessões do filme “Sociedade Regenerativa” (2023), de direção de Pedro Zimmermann. O documentário apresenta a temática da relação do homem com a natureza.
As exibições são exclusivas para os estudantes da instituição. Após a exibição, os discentes terão a oportunidade de uma bate-papo com o ecologista e comunicador da Fundação Gaia, também designer e editor de imagens, Alexandre Rates; a produtora executiva do filme, Graziella Ferst; o professor de produção fonográfica do IFRS – Campus Alvorada, tendo atuado na pós-produção de som de filmes, séries e jogos, Chrístian Vaisz; e da professora do IFRS – Campus Alvorada e gestora ambiental, Audri Santos.
O média-metragem “Sociedade Regenerativa” obteve financiamento através da Lei de Incentivo à Cultura e é uma realização do Ministério da Cultura e da Okna Produções, com parceria cultural do Fronteiras do Pensamento e patrocínio da Braskem e da Rio Grande Seguros. A estreia do filme foi em junho de 2023 para um grupo de convidados e agora a produção segue sendo exibida em escolas, universidades, instituições e em outros espaços que queiram promover o debate sobre sustentabilidade.
Sociedade Regenerativa
A obra examina alternativas de desenvolvimento para o mundo contemporâneo, identificando estratégias capazes de superar o impacto do homem sobre os ecossistemas. O documentário apresenta o Rincão Gaia, propriedade rural que investe no manejo sustentável dos recursos naturais. Fundada pelo ecólogo José Lutzenberger em uma degradada área de extração mineral, tal iniciativa se transformou em exemplo de sustentabilidade. A narrativa apresenta depoimentos de ecólogos e intelectuais. Entre eles, a bióloga Lara Lutzenberger, o geólogo Rualdo Menegat, o indigenista Ailton Krenak e o escritor moçambicano Mia Couto.