Geral
Campus Alvorada abre inscrições para o “Curso Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário” pelos Programas Manuel Querino e IPÊ de Economia Solidária
Até o dia 8 de setembro de 2024, o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário” pelos Programas Manuel Querino e IPÊ de Economia Solidária.
Ao todo são 60 vagas divididas em duas turmas, conforme o quadro abaixo:
A carga horária é de 200 horas presenciais no Campus Alvorada, com certificado.
As inscrições são gratuitas e os(as) participantes receberão auxílio no valor de R$6,00 (seis reais) por hora/aula assistida, equivalente a R$ 300,00 (trezentos reais mensais) – é necessário ter frequência mínima de 75%.
O Curso Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário possui três módulos:
1) Módulo Básico:
- Gêneros Textuais (8 horas/aula)
- Habilidades de Raciocínio para atender demandas cotidianas dos Empreendimentos Econômicos Solidários (8 horas/aula)
- Informática básica para atender demandas cotidianas dos Empreendimentos Econômicos Solidários (8 horas/aula)
- O Mundo do Trabalho (8 horas/aula)
- Normas e Regras (8 horas/aula)
2) Módulo Profissional
- Introdução à Economia Popular e Solidária (30 horas/aula)
- Ecossistema e Redes (30 horas/aula)
- Organização, Gestão e Formalização (30 horas/aula)
- Comunicação e Inclusão Digital (30 horas/aula)
- Acesso às Políticas Públicas e Financiamentos (30 horas/aula)
- Prática de Intervenção Social (40 horas/aula)
As inscrições devem ser realizadas pelo formulário eletrônico, disponível neste link. Para os(as) candidatos(as) que não possuem acesso a computador ou internet, a partir do dia 29 de agosto, das 13h às 17h, a instituição disponibilizará equipamentos com rede para a realização da inscrição no hall da biblioteca.
Confira o Edital nº 35/2024.
Sobre o Programa Manuel Querino
O Programa Manuel Querino foi instituído em 2023 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e tem por objetivo contribuir para o acesso ao trabalho decente, emprego e renda dos trabalhadores e trabalhadoras. O programa é executado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), de acordo com as resoluções do Conselho Nacional do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), e já firmou parcerias com pelo menos 12 Universidades e 8 Institutos Federais para a qualificação de 33.760 pessoas em 13 estados do Brasil.
Sobre o Programa IPÊ de Economia Solidária
O Programa IPÊ tem como objetivo realizar qualificação social e profissional para empreendedoras e empreendedores em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, alinhada com a política de economia popular e solidária, com foco no acesso e permanência em ocupações demandadas pelo setor produtivo local e/ou relacionadas à vocação econômica do território, através dos Institutos Federais das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.