Campi Porto Alegre e Canoas auxiliam na fabricação de EPIs para profissionais da saúde

O professor da área de Informática do IFRS – Campus Porto Alegre André Peres, que é coordenador do PoaLab – laboratório de fabricação digital (FabLab) do campus, está atuando junto ao grupo de trabalho voluntário Brothers in Arms Covid-19, vinculado ao movimento Pacto Alegre, que reúne universidades, parques tecnológicos e diversas instituições de governo e da sociedade. O grupo foi criado pelo Pacto Alegre para apoiar hospitais em suas demandas de equipamentos para dar conta dos atendimentos durante a atual pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo informações do grupo, mais de 200 voluntários já estão na ação, entre médicos, engenheiros e empresários. Para tornar mais rápida a busca por auxílio, equipes diferentes foram montadas para tratar de respiradores, testes clínicos e outras demandas da assistência. Um dos suprimentos mais urgente agora é de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas.

O docente do IFRS participa do grupo de impressão 3D, que possui como demanda a fabricação de protetores faciais que serão destinados a profissionais da saúde. De acordo com Peres, cada parte da fabricação dos itens é distribuída e, posteriormente, todo o material é reunido para montagem dos EPIs, que estão sendo entregues em um local central que fará a distribuição para os hospitais que cadastraram a demanda. Estão envolvidos nesse trabalho diversos segmentos sociais do RS, prefeituras, Estado, universidades, empresas e pessoas que possuem impressora 3D.

O grupo é totalmente composto por voluntários e recebe doações de material de trabalho. Os voluntários iniciaram os trabalhos no último dia 20 sem prazo para terminar, e devem continuar atuando enquanto houver demanda e materiais para a produção dos EPIs. O professor destaca ainda a participação do Campus Canoas do IFRS, que cedeu filamento e uma impressora 3D para auxiliar na impressão das peças.

Até o momento os seguintes hospitais cadastraram demandas:
Hospital Pronto Socorro (HPS)
Hospital São Lucas (HSL)
Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) – Passo Fundo
Hospital Municipal de Novo Hamburgo (FSNH)
SAMU POA/RS
Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC)
Hospital Porto Alegre (AFMPA)
Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA)
Hospital Centenário de São Leopoldo (FHCSL)
Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Ernesto Dornelles
Hospital de Caridade São Jerônimo
Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Hospital Montenegro
A lista é dinâmica e qualquer hospital pode entrar a qualquer momento e cadastrar o que precisa.

Saiba mais sobre a iniciativa do Brothers in Arms COVID-19 do Pacto Alegre: https://pactoalegre.poa.br/noticias/pacto-alegre-monta-grupo-de-voluntarios-para-apoiar-hospitais-demanda-e-por-epis

Confira a informação em Libras

Texto: Comunicação do Campus Porto Alegre