Início do conteúdo

Artes das nossas ancestralidades: curso de pedagogia griô


O IFRS Campus Alvorada está com inscrições abertas para o curso de extensão “Artes das Nossas Ancestralidades: Curso de Pedagogia Griô”, iniciativa que integra o Programa Escola Nacional Nego Bispo de Saberes Tradicionais. A proposta visa fortalecer a valorização dos saberes tradicionais afro-brasileiros, da oralidade, da memória e da arte como práticas pedagógicas, contribuindo para o enfrentamento ao racismo e ao epistemicídio nas instituições de ensino.

O curso é voltado a estudantes de licenciatura, profissionais da educação básica, educadores(as) sociais e populares, líderes comunitários(as), mestres(as) da cultura popular, representantes de comunidades de terreiro, entre outros(as) educadores(as) de espaços formais e não formais de ensino, tanto do IFRS quanto da comunidade externa, preferencialmente residentes em Alvorada.

Com carga horária total de 60 horas, o curso será realizado entre 7 de fevereiro e 2 de maio de 2026, em 12 encontros presenciais aos sábados, no IFRS Campus Alvorada.

Ao todo, serão ofertadas 30 vagas, sendo 20 com bolsa e 10 sem bolsa. As bolsas têm valor total de R$ 600,00, pagos em três parcelas de R$ 200,00, condicionadas à frequência mínima de 75% nas atividades do curso.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, no período de 22 de dezembro de 2025 a 10 de janeiro de 2026. A seleção ocorrerá a partir de carta de intenção, considerando critérios previstos em edital.

O edital completo, com todas as informações sobre cronograma, critérios de seleção e certificação, está disponível na aba Editais do site do IFRS Campus Alvorada.

Fim do conteúdo