Início do conteúdo

Apresentação do Banco Comunitário no Campus Alvorada com participação da Unisol RS


No dia 11 de setembro, o auditório do Campus Alvorada foi palco de um encontro aberto à comunidade destinado à apresentação do Banco Comunitário dos bairros Umbu e 11 de Abril. A iniciativa busca fomentar o comércio, os serviços e o empreendedorismo local, promovendo novas possibilidades de desenvolvimento comunitário.

O primeiro encontro sobre este tema ocorreu antes da enchente de 2024. Durante a crise climática, o Banco atuou na entrega de cestas básicas e, no cenário pós tragédia, na entrega de móveis em parceria com a Fundação Banco do Brasil. O Campus Alvorada foi o espaço logístico para essa distribuição.

Durante a atividade do dia 11, os participantes puderam conhecer em detalhes o funcionamento do Banco Comunitário e dialogar sobre seus impactos positivos no território. Houve, ainda, a oportunidade de contribuir de forma participativa com sugestões para a escolha do nome da nova moeda social e para a definição de sua identidade visual.

Embora inicialmente direcionado aos bairros Umbu e 11 de Abril, o Banco Comunitário apresenta potencial de expansão para outras regiões, razão pela qual a presença de moradores de diferentes localidades foi considerada de grande relevância para a construção coletiva deste projeto.

O evento contou com a presença de lideranças como o Padre Paulo Cesar da Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós (Umbu), lideranças políticas e moradores do bairro Umbu e Onze de Abril, além de Nelsa Nespolo, liderança nacional da Economia Solidária e uma das idealizadoras da proposta de criação do Banco Comunitário, com apoio de emenda parlamentar da Deputada Stela Farias. Também estiveram presentes os alunos do Curso de Costura noturno que acontece no espaço do ateliê do Casa de Dandaras.

Ao final do evento, Nelsa incluiu uma visita ao ateliê do Programa Casa de Dandaras, espaço dedicado ao fortalecimento da autonomia feminina em territórios periféricos e pôde conhecer um pouco mais o local e as atividades desenvolvidas.

Sobre Nelsa Nespolo: Personalidade de destaque no cenário da economia solidária, Nelsa é diretora-presidente das cooperativas Univens e Justa Trama, além de cofundadora da Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (Univens), referência nacional pelo trabalho coletivo e pelo incentivo ao protagonismo feminino. Destaca-se em 2005, a criação da cadeia do algodão agroecológico que deu origem à Justa Trama, cooperativa central que integra trabalhadores de cinco regiões do Brasil, atuando desde o plantio até a confecção e comercialização de peças de vestuário sustentáveis. Reconhecida por sua atuação em fóruns, conferências e plenárias nacionais de economia solidária, Nelsa Nespolo é autora do livro Tramando Certezas e Esperanças e foi Diretora do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária da Secretaria Estadual de Economia Solidária do Rio Grande do Sul (2011–2014).

 

Créditos: Jully Karoline Alves da Conceição (bolsista do projeto Casa de Dandaras e estudante do curso de Produção Multimídia) e Jorge Luis Carvalho (supervisor de área do projeto Casa de Dandaras)

Fim do conteúdo