Geral
Campus Alvorada participa do 10º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS com 52 trabalhos
O IFRS Alvorada estará mais um ano marcando presença no 10º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que será realizado nos dias 18 e 19 de novembro, em Bento Gonçalves. Nesta edição, o campus participa com 52 trabalhos, apresentados por estudantes de diferentes cursos e áreas do conhecimento.
O Salão integra diversas atividades acadêmicas e formativas, reunindo os Seminários de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), Extensão (Semex) e Educação Profissional e Tecnológica (Semept), além dos espaços dedicados à Pós-Graduação e à Internacionalização. A programação também contempla a Sessão de Indissociabilidade e as mostras de Inovação e Tecnologias (MIT), Protótipos Automotivos e Arte.
Além das apresentações de trabalhos, o evento oferece uma série de ações complementares, como o Encontro de Educação a Distância, o Encontro de Periódicos, a Feira de Sabores e Saberes, exposições promovidas pelo Núcleo de Memória (NuMem) e atividades do Espaço Ações Afirmativas, entre outros momentos de integração e formação.
A realização do 10º Salão é conduzida pelas Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), de Extensão (Proex) e de Ensino (Proen), com o suporte dos comitês institucionais de cada área.
Ao todo, Alvorada contará com a participação de:
18 trabalhos no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT)
14 trabalhos no Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept)
19 trabalhos no Seminário de Extensão (Semex)
01 trabalho na Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT)
Esse conjunto expressivo de produções demonstra o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no campus, que pelo segundo ano consecutivo leva um número elevado de estudantes ao evento, consolidando-se como um dos campi com maior participação.
A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento: salao.ifrs.edu.br
Confira os trabalhos do IFRS Campus Alvorada selecionados para o 10º Salão do IFRS:
| TRABALHO | AUTOR(A) | ORIENTADOR(A) |
12º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (SEMEPT)
| Laboratório de Apoio Didático: aprendendo a ensinar no curso de Licenciatura em Pedagogia | Aliceane Rios Barbosa | Luciane Torezan Viegas |
| Inclusão na Educação Física: desafios e dificuldades para a adaptação de alunos com deficiência visual | Alicemar Rodrigues Araújo | Rossane Trindade Wizer |
| Práticas de ensino adaptadas na monitoria de Biologia: promovendo acessibilidade e inclusão | Ana Clara Macedo | Janaína De Nardin |
| Relato de experiência: monitoria de uma estudante do Ensino Médio no curso PROEJA Cuidados de Idosos do IFRS – Alvorada | Andrya Mathias Passos | Márcia Méllo Mendes |
| Qual a melhor fase da lua para o transplante de plantas? | Brenda Batista | Manuela Finokiet |
| Motiva Esporte: um olhar sobre motivação intrínseca e extrínseca na prática esportiva | Eduardo Rodrigues Pinto | Rossane Trindade Wizer |
| Monitoria de Biologia: ensino da origem da vida e evolução | Érick da Rosa Furtado | Janaína De Nardin |
| Laboratório Vivo de Práticas Agroecológicos no IFRS Campus Alvorada | João Gabriel Lovatto | Manuela Finokiet |
| Inclusão escolar na prática: a experiência do projeto de monitoria em Educação Física | Luis Eduardo Machado Aranda | Rossane Trindade Wizer |
| Cine Diversidade e Educação Menstrual: A importância de promover debates sobre diversidade no IFRS Campus Alvorada | Luisa Helena Costa Alves Mariano | Luciane Mendonça |
| Iniciativa sustentável e ecológica: Minhocultura | Mateus Devit Rodrigues | Daniel Rockenbach |
| Projeto de ensino Em Cena: oficinas de teatro desenvolvendo a expressão e fortalecendo vínculos entre estudantes do IFRS Campus Alvorada | Olga Spielmann Schneider | Franciele Machado de Aguiar |
| Laboratório de Aprendizagem como espaço de suporte educacional e socialização para os estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Alvorada | Patrícia Gasperin Cardoso | Jacqueline da Silveira Carnette |
| Menstruação fora da caixa: dignidade menstrual no IFRS Campus Alvorada | Yllana Soares Laguna | Manuela Finokiet |
13º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO (SEMEX)
| O projeto extensionista da brinquedoteca do IFRS – campus Alvorada: uma ressignificação do espaço-formador | Aline Pereira Ackermann | Gabriel Duarte da Fonseca |
| Entrelaçar histórias: rodas de manualidades entre mulheres do município de Alvorada/RS | Âmbar da Rosa da Silva | Aline Severo da Silva |
| Tecidos e Redes: Costurando Oportunidades em Alvorada através do Programa Mulheres Mil | Ana Clara Fagundes | Ana Paula Gemelli |
| Círculo de Construção da Paz: estratégia de humanização na maternidade atípica | Ana Claudia Oliveira De Oliveira | Liliane Costa Birnfeld |
| IFRS nas escolas como ação extensionista: educação, inclusão e transformação social | Ariany Raquel Britto da Silva | Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araújo |
| Café com Paulo Freire – Alvorada | Carolina Machado da Rosa | Vinícius Lima Lousada |
| Yoga no campus | Cesar Walker Braga da Rosa | Alaor Ribeiro de Souza |
| Eu sou o samba: o ritmo e a resistência como instrumento educativo | Ingrid Diuliana Araujo | Luciane Mendonça Pereira |
| Rádio Travessia: Comunicação popular em tempos de crise socioambiental | Jorge Marcos Izaguirre | Márcia Fernanda Mendes |
| A brinquedoteca universitária como espaço de formação docente: as potencialidades do brincar e da ludicidade | Karina da Silva Barros | Gabriel Duarte da Fonseca |
| Apoio pedagógico à alfabetização de estudantes da educação básica: uma experiência na rede estadual de ensino | Kelly Rosário Ferreira | Luciane Torezan Viegas |
| Registrando memórias de uma instituição de educação profissional: o caso do IFRS Campus Alvorada | Luiza Becker Guilardi | Marcelo Vianna |
| Clube de xadrez IFRS/campus Alvorada ano IV 2025: Saberes em movimento, circulação, inovação, troca e transformação do conhecimento nos 10 anos do salão de ensino, pesquisa e extensão do IFRS | Miguel Ebertz de Souza | Maurício Tavares Pereira |
| O projeto extensionista oficinas pedagógicas lúdicas desenvolvido no IFRS – Campus Alvorada: uma práxis possível | Miriam Fernandes Pedroso | Gabriel Duarte Da Fonseca |
| Movimenta Alvorada: onde a quadra vira espaço da comunidade | Natiele Dos Santos Santos | Rossane Trindade Wizer |
| Caminhos para a cidadania: Matemática para jovens e adultos do ensino fundamental | Roselaine Bernadete Borstmann | Gizele Bene Zanini |
| Conexões visuais: glossário de multimídia em Libras | Umberto Vinícius Teixeira da Rosa | Karina Chaves de Lima Sberb |
| Projeto pré-vestibular popular Minervino de oliveira: A importância de apoio psicológico para vestibulando | Valentine Porcher Petrecheli | André Luis Demichei |
| Santas de Casa: Herbanário In Estufa Agroecológica – Experiências Formativas | Vitória Silva Corrêa | Adriana Silva Martins |
14º SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (SICT)
| Neoeugenismo: manifestações eugênicas no colonialismo reprodutivo e no sistema penal brasileiro | Adam Collin Silva Da Costa | Getúlio Sangalli Reale |
| Digitalizar para preservar: memória audiovisual da atuação médica no Rio Grande do Sul | Alice de Farias Barra | Marcelo Vianna |
| História da Saúde em Catálogos: preservação, divulgação e pesquisa de acervos no meio digital | Ana Júlia Poersch Domingues | Marcelo Vianna |
| Estudos, reflexões e compreensões: a(s) identidade(s) docente(s) na docência da educação básica | Arneles de Alencar | Gabriel Duarte Da Fonseca |
| Acervos da História da Medicina: A digitalização do jornal “O Bisturi” (1975-1985) | Eduarda Gomes da Silva | Marcelo Vianna |
| O Jornal do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers): possibilidades de análise a partir da digitalização de acervos da história da saúde | Elias Maciel Pereira | Marcelo Vianna |
| Democracia em saúde: Demandas de saúde da população LGBTQIAPN+ | Erick Lorenzo Nunes Ribas | Márcia Fernanda de Mello Mendes |
| Participação social e as iniciativas de produção de saúde e de vida no território: As comunidades marginalizadas de Alvorada | Guilherme Abreu dos Reis | Márcia Fernanda Mendes |
| Modelagem ontológica e sistema de recomendação para apoio no desenvolvimento de hortas orgânicas e agroecológicas urbanas e periurbanas | Júlia Isadora Steinmetz da Rosa | Leonardo Nascimento |
| Saúde de mulheres lésbicas e pessoas LGBTQIAPN+ e suas contribuições nas conferências nacionais de saúde | Lívia Starmac Costa | Márcia Fernanda Mendes |
| Do YouTube ao Repositório: Um estudo de caso de preservação da Memória Digital do IFRS | Malu Saturno Silva Conceição | Marcelo Vianna |
| Do Facebook ao Repositório: Preservando a memória imagética do IFRS | Manoella da silva Bruhn | Marcelo Vianna |
| A constituição da(s) Identidades(s) Docente(s) na docência da educação básica brasileira | Marilice Strada da Fonseca | Gabriel Duarte da Fonseca |
| Foley e inteligência artificial | Rafael Slechticius da Silva | Chrístian Langaro Vaisz |
| Controvérsias em torno da legalização da cannabis no Brasil: revisão bibliográfica e perspectivas comparativas com o álcool | Renata Blomer do Rosário | Getúlio Sangalli Reale |
| Sistemas multi-agentes e aprendizado federado: um panorama atual | Renata dos Santos de Barros | Leonardo Vianna do Nascimento |
| Explorando o início da Informática Brasileira: Preservação e divulgação de seus registros | Sophia Fajardo da Rosa | Marcelo Vianna |
| Jogos de Tabuleiro como Estratégia Pedagógica na Saúde Coletiva: Experiências no IFRS – Campus Alvorada | Tatiane Conceição Freitas | Márcia Fernanda Mendes |
MOSTRA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS (MIT)
| Implementação do espaço Maker no câmpus Alvorada: o primeiro espaço maker de Alvorada | Rodrigo Medeiros Rodrigues | Leonardo Vianna do Nascimento |