Extensão
Abertas as inscrições para Oficina de Jongo no dia 06/11
Nesta quinta-feira, dia 06/11, como parte da programação do Novembro Negro – Celebrar o passado, fortalecer o presente e construir futuros antirracistas, será realizada uma oficina de jongo ministrada pela atriz, bailarina e percussionista Alessandra Souza. O jongo é uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve dança em roda, canto e percussão. A atividade ocorrerá das 14h30 às 17h30 no auditório do Campus Alvorada e integra o projeto do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) Vivências negras nas artes da cena: partilhas de formação e criação, contemplado pelo Edital nº 44/2025: apoio a ações de extensão voltadas à arte e cultura e educação física, esporte e lazer.
A oficina é direcionada a toda a comunidade. As inscrições podem ser realizadas no dia da atividade ou pelo e-mail nac@alvorada.ifrs.edu.br
O QUÊ: Oficina de jongo
QUANDO: 06 de novembro (quinta-feira), das 14h30 às 17h30
ONDE: auditório do IFRS Campus Alvorada
PARA QUEM: comunidade acadêmica e comunidade externa ao campus
Sobre a ministrante: Alessandra Souza é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Pesquisadora no GINGA – Grupo Interseccional de Pesquisas em Negritude, Gênero e Arte da UFRGS. É investigadora da área das Artes e tem como foco os temas: culturas populares, práticas cênicas e relações étnico-raciais. Atriz, bailarina, palestrante e preparadora corporal. Em 2022 atuou no espetáculo “Páginas Amarelas – vida e obra de Carolina de Jesus” , o qual recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Teatro do Vale do Paranhana no RS. Atualmente atua nos espetáculos “BANDELE” , “Trapos e Farrapos – Negrinho”, e dirige o espetáculo “Carolina e outras vozes ” ambos do Grupo de Teatro Trupi Di Trapu. É percussionista no Coletivo Preta Poesia Feminina, além de bailarina e assistente de produção do Grupo de Música e Dança Afro-sul Odomode.