Início do conteúdo

Campus Alvorada promove Ato Político contra o feminicídio


Entre os dias 13 e 15 de agosto de 2025, o Campus Alvorada recebeu a Exposição Fotográfica “Arrancadas de Nós: histórias que precisam ser contadas”, que apresentou ao público narrativas visuais de mulheres vítimas de feminicídio, com o propósito de denunciar a violência de gênero e preservar a memória dessas trajetórias interrompidas.

O ponto central da programação ocorreu em 14 de agosto de 2025, com a realização de um Ato Político no auditório do Campus. A atividade contou com a presença da deputada estadual Stela Farias, representante da Força-Tarefa de Combate ao Feminicídio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em sua manifestação, a parlamentar destacou a urgência da adoção de medidas efetivas para a prevenção da violência contra as mulheres e enfatizou a relevância do fortalecimento de políticas públicas que assegurem a proteção de suas vidas.

Também integraram a mesa do evento a Procuradoria da Mulher no município, representada pela vereadora Giovana Thiago, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), representado pela professora Manuela Finokiet, e a Pró-reitoria de Ensino do IFRS, representada pelo professor Fábio Marçal. O auditório esteve lotado, reunindo estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos do Campus Alvorada. Ao término das falas institucionais, o público foi convidado a visitar a exposição.

Promovida pela Pré-Incubadora Tecno Social Casa de Dandaras e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), a iniciativa reafirma o compromisso do IFRS Campus Alvorada em articular cultura, denúncia e mobilização social como instrumentos de memória, justiça e luta pela vida das mulheres.

Créditos: Jully Karoline Alves da Conceição, bolsista do projeto Casa de Dandaras e estudante do curso de Produção Multimídia.

Fim do conteúdo