Geral
Lançamento do Projeto “Santas de Casa” marca celebração do Mês da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha no Campus Alvorada
No dia 31 de julho, a Pré-Incubadora Tecno Social Casa de Dandaras, realizou evento em alusão ao Mês da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. A ocasião foi marcada pelo lançamento oficial do projeto “Santas de Casa”, no âmbito da Casa de Dandaras, mais especificamente no eixo Manualidades e Saberes da Terra.
O evento teve como destaque a conferência intitulada “As Ervas do Sagrado”, proferida pela Professora e Yalorixá Dra. Caroline Castro (Yá Caroline de Oxum Pandá), que compartilhou conhecimentos sobre os aspectos simbólicos, espirituais e culturais das plantas sagradas nas tradições de matriz africana, ressaltando sua relevância histórica e social na resistência e manutenção das culturas afro-brasileiras.
O projeto “Santas de Casa” tem como objetivo central a valorização, preservação e transmissão dos saberes ancestrais relacionados às plantas sagradas, por meio da construção coletiva de uma estufa agroecológica. Essa estrutura será desenvolvida com base em princípios de bioconstrução e economia solidária, promovendo o cultivo comunitário de espécies vegetais utilizadas nas práticas tradicionais das mulheres negras. A proposta ancora-se no diálogo com o território e no fortalecimento das relações entre comunidade, cultura e instituição, buscando articular ações de extensão universitária que integrem sustentabilidade, ancestralidade, autonomia econômica e justiça social.
Durante o evento, também foram apresentados(as) os(as) bolsistas que integram os diferentes projetos vinculados ao Programa Casa de Dandaras, entre eles: Santas de Casa, Tecidos e Redes e o próprio Projeto Casa de Dandaras. Ao final da atividade, foram divulgadas as primeiras oficinas que serão ofertadas no espaço da pré-incubadora, entre as quais destacam-se: Produção de velas naturais, Introdução à cerâmica, Biojoias, e Paisagismo com plantas medicinais e nativas.
O Projeto “Santas de Casa” conta com a cooperação de diversas entidades e instituições parceiras, entre elas: Umbunto, UAMA, Museu do Hip Hop, Emater, Banco Comunitário e articulações com o Programa Mulheres Mil, fortalecendo sua atuação em rede e sua capacidade de impacto social.
Créditos: Jully Karoline Alves da Conceição, bolsista do projeto Casa de Dandaras e aluna do curso de Produção Multimídia.