Início do conteúdo

Cerimônia de entrega dos certificados do curso FIC de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário


O dia 21 de janeiro foi muito especial!

No dia que o campus completou 10 anos, à noite foi realizada no auditório da instituição a cerimônia de entrega dos certificados do curso Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário”. Dos 45 estudantes concluintes, 30 estiveram presentes à cerimônia, junto com seus familiares.

Também estiveram presentes à cerimônia a Diretora-geral do campus, Ademilde Irene Petzold Prado; a Diretora de Administração e Coordenadora do Curso, Adriana Martins; a Coordenadora de Extensão, Marlise Santos; a Supervisora voluntária do Curso, Ana Paula Gemelli; os vereadores do município de Alvorada, Giovana Thiago e Professor Kleiton; a deputada estadual e ex-prefeita do município, Stela Farias; Maribel Kauffmann, presidente do Fórum de Economia Solidária do Rio Grande do Sul.

O curso foi concebido no âmbito dos programas Manuel Querino e IPÊ da Economia Solidária, sendo uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego por meio dos institutos federais das regiões centro-oeste, sudeste e sul em promover a qualificação social e profissional de trabalhadoras e trabalhadores que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica, alinhado à política de economia popular e solidária.

O Campus Alvorada foi uma das unidades do IFRS a aderir aos programas. O curso FIC de Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário foi elaborado pensando as necessidades da comunidade onde o campus se situa. A partir de um programa de 200 horas presenciais ao longo de quatro meses, os estudantes puderam aprender e trocar experiências nos componentes do curso, como Economia Popular e Solidária, organização e gestão, comunicação e inclusão digital, acesso às políticas públicas de financiamento e práticas de intervenção social.

Os estudantes comemoraram muito a conclusão do curso. Para Nara Consuelo Gomes e Zulmira Xavier Rodrigues, o curso permitiu que aliassem suas trajetórias de longa data em feiras vinculadas à Economia Solidária com novos aprendizados, como métodos de precificação, que contribuíram para valorizar suas práticas e seus produtos. Mais do que isso, fazer o curso presencial possibilitou aproximar todos que vivenciam o dia-a-dia das feiras comunitárias, possibilitando compartilhar experiências que reforçam os princípios da Economia Solidária, como a cooperação, a solidariedade, a autogestão e a sustentabilidade.

Fotografias: Acervo Campus Alvorada.

Você também pode acessar o álbum do evento.

 

Fim do conteúdo