Início do conteúdo

O Campus Alvorada, através do Projeto Alvorada, disponibilizará formação cidadã


Créditos: Robério Garay Corrêa (Facebook)

O  IFRS  está entre as instituições selecionadas no edital de chamamento público pela  Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) que investirá R$ 14 milhões do Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) para implementar cursos teórico-práticos em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no  Segundo Ciclo do Projeto Alvorada.

No evento realizado no dia 17 de dezembro, na sede da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), em Brasília, o servidor Carlos Robério Garay Corrêa, representou o IFRS, na assinatura do contrato, celebrado com as 20 instituições selecionadas  para realizar ações formativas voltadas ao fortalecimento da reintegração e empregabilidade  para atender a Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Prisional (PNAPE). 

O Campus Alvorada será uma das unidades do IFRS que irá proporcionar formações vinculadas ao  Projeto Alvorada voltada a pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares, com ações voltadas ao fortalecimento da reintegração e empregabilidade.  O objetivo da ação é promover a inclusão social e produtiva de egressos e seus familiares, com foco em qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, seja pela via do emprego, empreendedorismo e iniciativas no âmbito da economia popular e solidária. Os cursos terão duração de oito meses e em sua grade curricular incluirão atividades que apoiarão os participantes na gestão de novos negócios e no desenvolvimento de habilidades para o mercado de trabalho.

 

Sobre a PNAPE

A Política Nacional de Atenção à Pessoa Egressa (PNAPE) busca articular estratégias de integração social e produtiva para egressos do sistema prisional, fortalecendo ações de cidadania, reintegração e dignidade. Instituída pelo Decreto nº 11.843 de 2023, a PNAPE também articula com a Política Nacional de Trabalho no Sistema Prisional, estabelecendo diretrizes para que todos os entes federativos apoiem e assistam à população egressa e seus familiares.

Fim do conteúdo