Evento
Campus Alvorada participa do 9º Salão
Nos dias 5 e 6 de dezembro, aconteceu o 9º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) no Campus Bento Gonçalves com o tema central “Cidadania Climática: O papel da educação na crise ambiental”.
O evento contou com a participação de aproximadamente 90 estudantes e servidores do Campus Alvorada. A abertura oficial da 9º edição ocorreu a partir das 16h, com a fala de autoridades acadêmicas e de um representante dos estudantes. O reitor, Júlio Xandro Heck, mencionou a catástrofe climática ocorrida em maio no Rio Grande do Sul para destacar que 2024 é um ano de resiliência, reconstrução e recomeços. Após a cerimônia, foi realizada a palestra com o geólogo e doutor em ecologia Rualdo Menegat. Ele abordou “A catástrofe hidrogeoclimática e socioambiental no Rio Grande do Sul: o papel da educação e da formação técnica”.
Além disso, o 9.º Salão também contou com o embalo de apresentações musicais que foram acompanhadas pela energia contagiante da plateia que acompanhava as batidas das músicas com palmas. Foram 11 horas de atividades, incluindo apresentações de trabalhos orais e posters, musicais, audiovisuais e premiações.
Entre as atividades, ocorreu a apresentação artística do projeto de extensão “Eu Sou o Samba”, que embalou alegremente o público com seu repertório cultural performando o ritmo da música popular brasileira. Também foi organizada uma manifestação antirracista relativa aos atos discriminatórios sofridos pela docente Giselle Maria Santos de Araújo no evento do ano passado, procurando mobilizar a comunidade do IFRS para um maior compromisso e engajamento na luta contra o racismo e demais formas de discriminação.
Relativo às apresentações de trabalhos, o Campus Alvorada teve 74 trabalhos participantes, distribuídos entre os eventos 13.º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), 12.º Seminário de Extensão (SEMEX), 11.º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT), 9º Seminário de Internacionalização e Sessão de Indissociabilidade, sem contar ainda os trabalhos selecionados para a XI Mostra de Arte e II Mostra de Audiovisual do IFRS. Durante o evento, os seguintes trabalhos do campus foram considerados destaques:
- Signos do capitaloceno em dispersão na obra da banda Radiohead – autor: Lucas Gonçalves Venceslau – orientador: Miguel da Camino Perez – Evento: 13.º SICT;
- Entre práticas de registro e de preservação a organização da produção digital no IFRS Campus Alvorada – autora: Eduarda Puerta Martins – orientador: Marcelo Vianna – Evento: 13.º SICT;
- Café com Paulo Freire Alvorada: integração de práticas indígenas e mudanças – autora: Fernanda Antônia da Silveira – orientadora: Anália Brescia Martins de Barros – Evento: 12.ª SEMEX;
- Eu sou o samba! O ritmo da resistência como instrumento educativo – autor: Nathanael Azambuja Carvalho – orientadora: Marlise Paz dos Santos – Evento: 12.ª SEMEX;
- Conectando Saberes e os desafios da inclusão digital ampliados pela comunidade – autor: Rodrigo Medeiros da Silva – orientadora: Gizele Bene Zanini – Evento: 11.ª SEMEPT
Ao final foram entregues as premiações para os participantes do III Concurso de Fotografia do IFRS, do Mérito Extensionista e de destaques dos autores de relatos das memórias da catástrofe climática de 2024. O Campus Alvorada teve dois representantes premiados:
- Aline Fogassi Altenhofer conquistou o 2º lugar da categoria “Amizades” no III Concurso de Fotografias, com a fotografia intitulada “Amigas do coração”;
- Renata Ohlson Heinzelmann Bosse recebeu destaque pelo texto coletivo “SOS Comunidade Surda”, que irá compor o e-book de Relatos das Memórias da Catástrofe Climática de 2024.
Quer saber mais?
Confira a pasta de fotos do 9.º Salão
Conheça as fotografias participantes do III Concurso de Fotografia do IFRS
Sobre o evento
A programação do 9º Salão incluiu os seminários de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); de Extensão (Semex); de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); de Pós-Graduação; e de Internacionalização, Sessão de Indissociabilidade e as mostras de Inovação e Tecnologias (MIT), de Protótipos Automotivos e de Arte. Ocorreram também os encontros de Educação a Distância, de Periódicos e Alumni, a Feira de Sabores e Saberes, a Exposição do NuMem: História e Memória do IFRS. O evento teve também um Espaço Kids e a Diretoria de Planejamento e Obras montou um espaço de divulgação do Programa de Eficiência Energética.
Créditos de fotos: Divulgação 9º Salão, Manoella Bruhn (estudante), Rafael Slechticius da Silva (estudante), Eduardo Rodrigues (estudante) e Eliezer Ryan (estudante).