Início do conteúdo

Campus Alvorada promove bate-papo durante o VI Festival de Arte Têxtil Fibra de Artista


No dia 21 de novembro, o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizará um bate-papo com as artistas Jaque Carvalho e Carolina Wudich que será mediado por Fernanda Capra e Lúcia Guaspari. A atividade faz parte da programação do VI Festival de Arte Têxtil Fibra de Artista e acontecerá às 14h30, no auditório da instituição. 

Com o apoio do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), a edição deste ano traz como tema a solidariedade, refletindo as ações que se multiplicaram no Rio Grande do Sul em resposta à calamidade climática que o estado enfrentou este ano. Utilizando o objeto guarda-chuva como símbolo de proteção e suporte expositivo das obras participantes, o festival propõe a reflexão sobre o tema da solidariedade a partir da arte têxtil. Essa forma de expressão artística se vale de técnicas com fibras e tecidos, como bordado, tecelagem, tricô e crochê, criando peças que exploram tanto a funcionalidade quanto aspectos visuais, culturais e conceituais.

A programação virtual e itinerante do festival pode ser acompanhada nas redes sociais:

Instagram;

YouTube;

 

Conheça as convidadas:

Carolina Wudich, é costureira há mais de 15 anos e professora de modelagem e costura desde 2019. Por muito anos, costurou e vendeu peças de roupas e acessórios em bazares, lojas e internet pelo Brasil todo. Sua formação é permeada pela arte, moda e educação, tendo licenciatura em Artes Visuais e especialização em Estudos Culturais na Educação, ambos pela UFRGS e também formada em Tecnologia do Design de Moda (UniCesumar) e especialista em Modelagem do Vestuário (Feevale). Já foi professora de artes de escola básica, mas foi a partir de 2018, com convites para ministrar oficinas de estampa, que conseguiu juntar a docência à sua paixão, que é a costura, tornando-se professora de costura e modelagem. Foi professora do curso técnico sócio-profissionalizante de Corte, Costura e Modelagem Sustentável da Fundação O Pão dos Pobres e atualmente, além de dar aulas em seu ateliê, é professora da área técnica do curso FIC de Assistente de Costura do Projeto Mulheres Mil, do IFRS Alvorada.

Jaque Carvalho é artesã, apaixonada por artes manuais desde criança. Seu trabalho é inspirado na arte naïf e predominantemente ligado à arte têxtil, em especial ao bordado. Em 2018 participou de exposição coletiva na Mega Artesanal, em São Paulo. Em 2019 fez sua primeira exposição coletiva internacional em Porto Muniz, na Ilha da Madeira, Portugal. Um de seus trabalhos faz parte do acervo permanente do Miman Mini Museu de Arte de Naif de Paraty-RJ. A artista participou também do 1° Salão de São Paulo de Arte Naif, em 2023 e do FIAN – Festival Internacional de Arte Naïf em Guarabira, Paraíba. No mesmo ano fez sua primeira exposição individual internacional em Medellín, na Colômbia. É a artista homenageada da sexta edição do Festival de Arte Têxtil Fibra de Artista.

Fim do conteúdo