Pedagogia
Estudantes de Licenciatura em Pedagogia e membros do Café com Paulo Freire visitam a Comunidade Autônoma Orquídea Libertária em Gravataí
Os estudantes do curso superior de Licenciatura em Pedagogia matriculados no componentes curriculares Política Educacional e Educação Popular e membros do Café com Paulo Freire do Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram uma visita técnica à Comunidade Autônoma Orquídea Libertária em Gravataí. A saída de campo aconteceu no dia 26 de outubro.
Os estudantes foram acolhidos pelo colegiado gestor da cooperativa e outros membros, na maioria mulheres, e foi possível conhecer a forma de organização da Orquídea Libertária, o trabalho autogestionário e solidário em curso, zeloso pela relação não-predatória com o ambiente, bem como, o incentivo a parcerias e escolarização dos homens e mulheres cooperados. Além disso, os alunos puderam apresentar suas dúvidas enquanto caminhavam pelo empreendimento solidário, aprendendo dos princípios, práticas e estratégias daquele coletivo em torno da perspectiva de educação e trabalho, tanto quanto, ao diálogo adotado para com as Políticas Públicas.
A Comunidade Autônoma Orquídea Libertária está situada próxima ao rio Gravataí e consiste em uma cooperativa de trabalhadores que postulam o direito à moradia através da organização popular orientada pelas práticas da Economia Solidária, da Educação Popular e do Ecomunitarismo.
Créditos: Divulgação do Campus Alvorada do IFRS.