Início do conteúdo

Vem aí o Processo Seletivo de Estudantes 2025/01


São mais de 5.700 vagas em cursos gratuitos para começar a estudar no primeiro semestre de 2025. No Processo Seletivo de estudantes 2025/01 as possibilidades são para os 17 campi, em cursos presenciais. 

Quer estudar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)? Então não perca essa oportunidade! O Processo Seletivo de estudantes 2025/01 ofertará mais 5.700 vagas em cursos gratuitos para começar a estudar no primeiro semestre de 2025.

As possibilidades são para os 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga  (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

 Há opções de cursos de:
  • ensino médio junto com o técnico (são os cursos técnicos integrados, que dão a formação de nível médio e técnica profissionalizante ao mesmo tempo);
  • ensino médio junto com o técnico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • técnicos para quem está cursando o ensino médio em outra escola (concomitantes);
  • técnicos para quem já tem o ensino médio completo (subsequentes); e
  • superiores de graduação (licenciaturas, bacharelados e de tecnologia).

A lista de cursos com vagas neste Processo Seletivo será divulgada em breve no site de ingresso juntamente com o documento (edital) de Isenção da taxa de inscrição, no dia 12 de setembro de 2024. Todos os cursos são presenciais, com exceção do Curso técnico em Multimeios Didáticos do Campus Osório.

📝 Para estudar no IFRS

Para começar um curso no IFRS é preciso se inscrever e passar por uma seleção, que pode ser por prova, sorteio ou usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2019 até a última. A forma varia conforme o curso e o campus de interesse. As informações completas serão divulgadas no dia 12 de setembro de 2024, no edital.

📝 Como participar do Processo Seletivo de estudantes 2025/01

As inscrições para o Processo Seletivo de estudantes ocorrem de 26 de setembro a 14 de outubro de 2024, pelo site de ingresso.

Os cursos do Instituto são gratuitos, mas o Processo Seletivo tem uma taxa de inscrição, que vai de R$ 20,00 a R$ 80,00. Exceto para os cursos EJA  que não têm taxa de inscrição no Processo Seletivo.

Os candidatos podem pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 12 a 25 de setembro de 2024. 

Nesse processo, a confirmação da renda será feita pelo CadÚnico. Ele será indispensável para solicitar a isenção da taxa de inscrição e para comprovar a renda familiar nas cotas para ocupação de vagas reservadas a estudantes de baixa renda.

Para comprovação, o candidato deverá anexar o “Extrato de Consulta Completa” emitido no site https://cadunico.dataprev.gov.br/#/home. Somente serão aceitos cadastros atualizados nos últimos dois anos. O candidato que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição estará dispensado de apresentar novamente o “Extrato de Consulta Completo”.

Sobre o CadÚnico

O Cadastro Único é o instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.

 📌Confira as principais datas do Processo Seletivo:
  • Publicação do edital com os detalhes sobre os pedidos de inscrição gratuita (isenção da taxa) – 12/09/2024
  • Solicitação de inscrição gratuita (isenção da taxa) – de 12 a 25/09/2024
  • Resultado da solicitação de inscrição gratuita – 26/09/2024
  • Publicação dos editais com os detalhes da seleção de estudante – 26/09/2024
  • Inscrições no Processo Seletivo de estudantes – de 26/09 a 14/10/2024
  • Pagamento da taxa de inscrição – até 15/10/2024
  • Sorteio (para os cursos com esse tipo de seleção) – 12/11/2024
  • Prova (para os cursos com esse tipo de seleção) – 24/11/2024

 

Fonte: Comunicação da reitoria do IFRS.

Fim do conteúdo