Laboratório de Ambiente e Saúde em novo espaço

Créditos: Marcelo Vianna

Desde segunda-feira, 17 de junho, o Laboratório de Ambiente e Saúde do IFRS Campus Alvorada encontra-se em novo local. A equipe coordenada pela professora Janaína De Nardin, composta por estudantes bolsistas e voluntários, com o apoio da equipe de Infraestrutura/DAP, realizou a transferência dos equipamentos e móveis do laboratório para o novo prédio de aulas. A mudança ocorreu entre os dias 11 e 13 de junho.

No dia 14 de junho, foram realizadas as instalações de novos equipamentos que demandava mão-de-obra especializada, para tanto foram utilizados recursos destinados a manutenção predial.

O Laboratório de Ambiente e Saúde do IFRS Campus Alvorada é um espaço multidisciplinar utilizado tanto em aulas quanto em projetos relacionados às áreas de Ciências Naturais e Ambiente e Saúde. Sua criação ocorreu em 2019, com início de suas atividades na sala 101, situado no prédio principal do Campus.

A expectativa é que o novo espaço “oferecerá condições mais adequadas para a realização de aulas práticas e de atividades de projetos relacionados às áreas de Ciências Naturais, Ambiente e Saúde”, observou Janaina.

Para os estudantes envolvidos, o sentimento de coletividade foi essencial, um exercício para futuros trabalhos em equipe e “atividades práticas e divertidas”, segundo Isadora Silveira da Silva, bolsista de Ensino.

No novo prédio, também foram transferidos os equipamentos do Alvorada Lab – Espaço Maker e Incubadora, recentemente contemplado pelo edital de Habitats de Inovação.

Para o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Marcelo Vianna, a proximidade de um ambiente Maker, ainda em formação, ao novo laboratório irá contribuir para o desenvolvimento de materiais didáticos aplicados ao Ensino de Ciências, Saúde e Meio Ambiente, assim como outras propostas educacionais existentes. Isso possibilitará ainda atender a comunidade escolar externa, em uma perspectiva indissociável de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O Laboratório de Meio Ambiente e Saúde já se encontra ativo para receber os estudantes, a partir do retorno às aulas. A previsão para funcionamento do Alvorada Lab é dia 01 de agosto, após a seleção de bolsista para o espaço Maker, conforme edital n.º 15/2024.

(Fotografias: NuMem Campus Alvorada)