Ações com fomento 2024
Registrando memórias de uma instituição e sua comunidade: o Núcleo de Memória IFRS Campus Alvorada
Coordenador: Marcelo Vianna
Resumo: O Núcleo de Memória (NuMem) do IFRS Campus Alvorada, como parte da Extensão do IFRS, tem como objetivo atuar na preservação da memória institucional do campus e de sua comunidade. Entre as ações previstas, encontram-se a prospecção, organização e realização de entrevistas com antigos servidores, ex-servidores e egressos do campus, especialmente aqueles que atuaram em seus primeiros anos, assim como membros da comunidade que tiveram participação em sua instalação. Da mesma forma, serão realizados encontros virtuais, organizados por temáticas de interesse e por segmentos (egressos do Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação, técnicos, docentes e demais membros da comunidade). Tais iniciativas oportunizam apreender as memórias de indivíduos que atuaram em nosso campus, permitindo conhecer mais sobre suas experiências e suas percepções sobre o espaço escolar, a formação escolar adquirida, as relações sociais estabelecidas, entre outros elementos que constituem a trajetória dos entrevistados. Junto a isso, será dado prioridade à organização da documentação de interesse histórico do IFRS Campus Alvorada, especialmente seu acervo fotográfico, o que irá subsidiar novas pesquisas sobre a instituição. Por fim, uma série de ações de coleta e divulgação serão implementadas ao longo do ano – conversas com a comunidade e escolas, exposições (em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura – NAC) e oficinas – de forma a fomentar o compartilhamento de experiências e contribuir para formação de acervos documentais de diferentes tipos, além de influenciar reflexões sobre o papel do IFRS na região e o processo de escolarização do município, ainda pouco conhecido. Em linhas gerais, o NuMem IFRS Campus Alvorada visa constituir um espaço de memória sobre a instituição e seus agentes sociais, permitindo reunir fontes para pesquisas e ações de Ensino e Extensão em História, Educação e demais áreas afins. Espera-se que o NuMem se torne um importante local de referências à comunidade escolar, de modo a compreender a efetividade das políticas institucionais dos Institutos Federais, como seu papel de transformação social através do ensino público, gratuito e de qualidade.
Visite o site do NuMem e conheça mais sobre a história e a memória do campus!
Extensão de casa
Coordenadora: Maluza Gonçalves dos Santos
Resumo: Esta ação de extensão propõe sistematizar de forma orgânica a relação com os grupos, coletivos e movimentos sociais de Alvorada de forma garantir um espaço de interação e trocas permanentes entre IFRS e este grupos. Garantir que o IFRS se torne a extensão de nossas casas.
Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira
Coordenador: André Luis Demichei
Resumo: O grupo que compõe o Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira é formado por docentes das diversas áreas do conhecimento e também por colaboradores que estão cursando licenciaturas nas respectivas áreas. Há também alguns componentes do projeto que se dedicam a tarefas imprescindíveis para o funcionamento geral do PVMO: apoiadores administrativos, pedagógicos, publicitários, etc. O principal objetivo do projeto é proporcionar a estudantes carentes de Alvorada e região a possibilidade de cursarem o Ensino Superior, seja via ENEM ou Vestibular. Para tanto, serão ministradas aulas preparatórias que possibilitem a realização dessa caminhada.
Visite o instagram do PVP Minervino de Oliveira
CAFÉ COM PAULO FREIRE ALVORADA
Coordenadora: Marcelisa Monteiro
Resumo: O centenário de nascimento de Paulo Freire, celebrado em 2021, foi a mola propulsora para a criação do projeto de extensão Café com Paulo Freire no campus Alvorada, no ano de 2022. Diante dos diferentes ataques políticos promovidos pela extrema direita ao patrono de nossa educação, tornou-se necessário reafirmar a importância do legado e da obra freiriana. Realizamos essa tarefa promovendo e participando de inúmeros círculos de cultura com a comunidade escolar do município e do estado, assim como de eventos promovidos nos diferentes campis do IFRS. Os círculos de cultura se revelaram enquanto receptores das demandas da comunidade externa. A partir deles verificamos a possibilidade de expandirmos nossa ação dentro das escolas da região, em especial, daquelas que possuem Curso Normal/Magistério. No ano de 2023, em sua segunda edição, ampliamos a rede de diálogo sobre o legado de Paulo Freire, ao realizarmos diferentes atividades em parceria com o Instituto Estadual de Educação Básica Júlio César Ribeiro de Souza (Alvorada/RS) e o Instituto de Educação General Flores da Cunha (Porto Alegre/RS). Intensificamos nossa parceria com a Rede Internacional Café Paulo Freire, ao participar ativamente do Grupo de Diálogo Amoroso (GDA). Para o exercício de 2024, já temos organizadas as seguintes demandas: (i) realização do II Círculo de Cultura Café com Paulo Freire Alvorada, que reúne os diferentes membros da comunidade escolar de nossa região. Esse círculo foi criado pela equipe desse projeto, em parceria com o prof. Christian Silva de Castro, do Instituto Estadual de Educação Básica Júlio César Ribeiro de Souza (Alvorada/RS); (ii) elaboração e execução do I Encontro Internacional Café com Paulo Freire, em parceria com a Rede Internacional Café com Paulo Freire; (iii) continuação das oficinas de leitura do livro Cartas a Cristina, organizadas pelos estudantes bolsistas, voluntários e professores; (iv) execução de oficinas nas Escolas Estaduais Campos Verdes, Podalirio, Brigadeiro, Mário Quintana e Gentil Viegas Cardoso, assim como nas Organizações Não Governamentais Onédes da Silva e Umbuntú Alvorada. Diante do exposto, podemos afirmar que este projeto de extensão se configura enquanto escuta permanente e diálogo propositivo com a comunidade externa, sendo lugar de reflexão sobre a obra e o legado freiriano, assim como de estímulo ao olhar crítico e de acolhimento da realidade na qual nosso campus está inserido.
NAC Alvorada 2024
Coordenadora: Nina Magalhães Loguercio
Resumo: O projeto de extensão NAC Alvorada 2024 pretende contribuir para a consolidação do Núcleo de Arte e Cultura do Campus Alvorada. “Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso científico e nos benefícios que deste resultam. Todos têm direito à proteção dos interesses morais e materiais ligados a qualquer produção científica, literária ou artística da sua autoria”, diz o artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desta feita, o projeto visa conhecer, dar visibilidade e dialogar com a riqueza do capital humano e cultural latente no município de Alvorada como um todo e na comunidade acadêmica em especial, possibilitando contribuir para a formação e consolidação de uma identidade alvoradense para além dos alarmantes índices de carência socioeconômica, desigualdade e violência, bem como para o pleno acesso à cultura ao qual todos os cidadãos têm direito. Nosso núcleo surgiu em novembro de 2022, a partir da demanda dos estudantes por ampliar o acesso à arte e à cultura, por qualificar as ações já promovidas no âmbito do campus, por estabelecer um diálogo permanente e efetivo com os membros da comunidade externa, tais como artistas, pontos de cultura e comunidade em geral. Ademais, a Assessoria de Arte e Cultura do IFRS recomendou o cadastramento de projetos relativos aos Núcleos de Arte e Cultura nos campi do IFRS, de modo a contribuir para sua efetiva implementação. Em 2023, submetemos o projeto de extensão do Núcleo de Arte e Cultura, que consideramos bastante exitoso e que nos possibilitou contar com o apoio de uma bolsista e, desse modo: realizamos reuniões mensais com os membros do núcleo; consultamos e fizemos um levantamento das potencialidades, interesses e demandas dos discentes por cursos e oficinas; realizamos um mapeamento informal de artistas e pontos de cultura do município, que foram organizados em uma agenda de contatos; estabelecemos parcerias com artistas, associações e estabelecimentos locais, contribuindo para a realização de cursos, oficinas e exposições; colaboramos para a concretização de ações voltadas para a arte e a cultura, sobretudo as relacionadas com os cursos do eixo de produção cultural e design em andamento no campus, entre as quais a realização de inúmeras exposições de fotografias e uma mostra audiovisual. No momento, o NAC conta com a participação de estudantes, professores efetivos e substitutos, servidores técnicos e membros da comunidade externa em sua composição. Em 2024 pretendemos dar continuidade às atividades já desenvolvidas, qualificando aspectos que identificamos que podem ser melhorados. As atividades previstas compreendem: Realizar reuniões mensais com os membros do NAC; Realizar reuniões a cada dois meses com os membros do Comitê Permanente de Arte e Cultura do IFRS (CPAC); Revisar periodicamente a portaria que designa os membros do Núcleo; Consolidar a Galeria Aberta do campus Alvorada como espaço expositivo disponível para estudantes, núcleos, projetos e artistas da comunidade; Retomar o espaço virtual da Galeria Aberta, com exposições virtuais paralelas às físicas; Ativar um canal de comunicação do NAC pelo Instagram, realizando reportagens autorais sobre visitas a espaços culturais da região metropolitana e sobre projetos e atividades de arte e cultura desenvolvidos no campus; Qualificar o diálogo com artistas alvoradenses, realizando pesquisa sobre a produção artística alvoradense contemporânea; Estabelecer um diálogo mais efetivos com servidores e docentes do campus para ampliar nossas parcerias.
Alfabetização e Letramento para Jovens, Adultos e Idosos
Coordenadora: Caroline De Castro Pires
Resumo: A realidade da cidade de Alvorada, um dos municípios mais desfavorecidos do Rio Grande do Sul, reflete a necessidade urgente de intervir nas taxas de analfabetismo e semianalfabetismo que afetam a sua população. Segundo dados do IBGE 2010, metade dos 200 mil habitantes da cidade não finalizou o ensino fundamental. Esta situação, não apenas evidencia a exclusão educacional, mas também perpetua o ciclo de desigualdades socioeconômicas. Com base no compromisso dos Institutos Federais estabelecido em 2008, este projeto visa intervir diretamente na realidade educacional de Alvorada. No tocante ao curso de Pedagogia este projeto está associado ao processo de curricularização, cuja normativa é de 2019. Assim sendo, as alunas dos componentes
Curriculares ” Prática docente na EJA” e ” Teoria e Prática do ensino na EJA” poderão realizar suas práticas de observação e intervenção neste projeto, cujo contexto é de moradores do entorno.
Fortalecimento e qualificação das políticas públicas: apoio aos atores sociais através da educação permanente
Coordenadora: Márcia Fernanda De Mello Mendes
Resumo: Este projeto tem como objetivo Fortalecer e qualificar as políticas públicas através de apoio aos atores sociais através de educação permanente. A educação permanente em saúde dá uma dimensão que o projeto também se realiza como aprendizagem em ato promovendo a qualificação de serviços ofertados através das políticas públicas. Para isso, se propõe a reativação do Fórum Intersetorial de Redes de Alvorada, o fortalecimento da Biblioteca comunitária 11 de abril, promovendo ações em serviços comunitários ou públicos; apoio à gestão pública (saúde, assistência social, etc), matriciamento de equipes de saúde.
Yoga no Campus! Saúde, Inclusão e Vivências
Coordenador: Alaor Ribeiro De Souza
Resumo: O yoga é uma prática milenar que possui diversas modalidades, mas todas elas proporcionando melhoras na saúde e no bem estar. O objetivo geral do projeto é promover vivências e experiências à comunidade interna, local e regional através da oferta da prática de Yoga, em sua concepção ocidental, que implica modos de pensar, agir e sentir, mais voltadas ao movimento. Espera-se atender à demanda social pela busca de qualidade de vida, em uma conjuntura ainda de recuperação pós pandêmica, aumento da pobreza e da desigualdade social e de uma geração adoecida por doenças mentais. As práticas serão presenciais, no campus Alvorada, semanais/quinzenais, de treze a cinquenta vagas, que são nossas limitações físicas do menor ao maior espaço físico.
Eu sou o Samba! O ritmo da resistência como instrumento educativo: Não deixe o samba morrer
Coordenadora: Maluza Gonçalves dos Santos
Resumo: O projeto Eu sou o samba! O ritmo da resistência como instrumento educativo: Não deixe o samba morrer nasceu em 2023 do desejo de um grupo da comunidade local alvoradense em consolidar o samba como um instrumento educativo e cultural, usufruindo do seu sabido potencial transformador. O mesmo se pauta na alegria dos versos cadenciados e na precisão das rimas com críticas sociais afiadas. Aqui o laialaia é coisa séria e as rodas de samba dão sentido ao nosso objeto de estudos. Sendo patrimônio imaterial brasileiro, o samba transcende o ritmo e a dança. No ano em que se inicia, já foi reconhecido como uma das iniciativas que representa os 15 anos da rede profissional e tecnológica, atendendo às demandas da cultural local do município de Alvorada. Serão encontros e oficinas em que a história social do samba nos guia em uma viagem no tempo para resgatarmos nossas origens e observarmos como samba contribuiu e contribui na discussão e dissolução de alguns temas importantes, como racismo, violência de gênero, pobreza, entre outros, além de proporcionar formação para ritmista que desejam fazer do samba uma fonte de geração de renda.
Clube de Xadrez – IFRS/Campus Alvorada – Ano III
Coordenador: Maurício Tavares Pereira
Resumo: A escola tem se apresentado não apenas enquanto espaço de aquisição de conhecimento, mas também como espaço de socialização e lazer e integração da comunidade escolar e da comunidade externa do município de Alvorada. A apropriação da escola como espaço de socialização também é resultado da escassez de espaços públicos para promoção do lazer e esportes no município. Com o objetivo de qualificar o tempo de lazer e promover a prática do esporte do xadrez no município, criou-se, no ano passado, o Clube de Xadrez no Campus Alvorada, em parceria com a Organização Não-Governamental Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião de Alvorada/RS. No ano de 2023, o Clube de Xadrez realizou a formação de novos enxadristas, promoveu estudo de técnicas e táticas, realizou jogos amistosos e promoveu o 2o Torneio Aberto de Xadrez do IFRS/Campus Alvorada. O Torneio foi um evento de sucesso absoluto, tendo a participação de 200 enxadristas de Alvorada, cidades vizinhas, inclusive de competidores de fora do Estado. Assim, propõe-se este projeto para que se continue com as atividades do Clube de Xadrez – Ano II, realizando as atividades junto aos enxadristas da comunidade em geral.
Galeria Aberta: movimentando exposições
Coordenadora: Nina Magalhães Loguercio
Resumo: Galeria Aberta: movimentando exposições é um projeto de extensão, que envolve o desenvolvimento de ações voltadas à criação e produção de exposições de Fotografia e Artes Visuais no IFRS Campus Alvorada. Suas atividades envolvem o fomento à produção artística da comunidade acadêmico-escolar e suas interfaces e diálogos com a comunidade artística local e o território de inserção do campus, em Alvorada/RS. Surge a partir das demandas de espaço para divulgação do fazer artístico e estabelecimento de parcerias reivindicadas por artistas locais e também identificadas por estudantes e servidores do campus Alvorada e comunicadas ao Núcleo de Arte e Cultura (NAC), por estabelecer e consolidar espaços disponíveis para divulgação e compartilhamento de propostas artísticas e culturais. Pretende dialogar com projetos em andamento e também com projetos anteriores desenvolvidos no campus Alvorada, acolhendo propostas, divulgando projetos e colaborando com a organização de exposições artísticas e fotográficas.
Roda de Leitura Autoras Negras Latino-americanas
Coordenadora: Giselle Maria Santos de Araújo
Resumo: O projeto literário cultural apresenta-se como ação de extensão com o objetivo de dar visibilidade às escritoras afro latino-americanas e suas obras sob a ótica da diáspora negra. A partir de leituras escolhidas, buscaremos discutir temas e questões relativas à mulher negra e às relações étnico-raciais e de gênero que permeiam a trajetória dessas mulheres na América Latina. A ação proposta é uma Roda de Leitura, com 30h de duração, seguida de debates e discussões. A cidade de Alvorada possui a maior taxa de homicídios de jovens do estado do Rio Grande do Sul e a segunda maior taxa em homicídios de jovens negros. Essa violência que atinge mais fortemente a população negra afeta diretamente as mulheres, não só pela violência em si, como também pelas consequências dela. O Campus Alvorada do IFRS possui expressiva quantidade de alunas negras que têm demonstrado preocupação com a realidade social que vivenciam. No entanto, muitas dessas jovens desconhecem a força da literatura de autoria negra da América Latina, por conta da invisibilidade imposta principalmente às escritoras mulheres latino-americanas. O projeto ‘Roda de Leitura Autoras Negras Latino- Americanas’ tem como objetivo suprir essas duas lacunas, apresentando, através de roda de leitura, a literatura de resistência expressa na escrita poderosa de Nancy Morejón, Conceição Evaristo e Mary Grueso Romero. O foco das leituras estará na análise das características literárias das autoras perpassadas pela estética da diáspora africana. Desse modo, o projeto visa apresentar a literatura de autoria negra feminina latino-americana como movimento que ajuda a explicar a região em suas tensões e conflitos.
Tecendo Redes de Cidadania, Costurando Resistência
Coordenadora: Adriana Silva Martins
Resumo: Durante a pandemia propusemos a realização do programa de extensão “Tecendo Cidadania, Costurando Resistência” que reunia a ideia de trabalho em redes de apoio a mulheres em vulnerabilidade e a realização de oficinas de costura para produção de máscaras de proteção, além de doação de TNT para a produção de máscaras por entidades e coletivos parceiros. Com o agravamento do quadro pandêmico a ação presencial precisou ser descontinuada e passamos a empreender esforços na captação de cestas básicas para a entrega, em especial a mães solo, a fim de amenizar as dificuldades enfrentadas naquele momento. Após a chegada da vacina, que possibilitou o retorno das atividades presenciais no IFRS, ações como o projeto “Moda e Customização como renda e pauta ambiental” (2022) e, já em 2023, a parceria com a União de Associação de Moradores de Alvorada (UAMA) acolhendo a demanda de espaço físico para a realização de oficinas de Costura Criativa, fortaleceram os objetivos previstos naquela proposta inicial, as quais pretendemos fortalecer e dar continuidade ao longo de 2024. Buscaremos tecer as redes de apoio, e fortalecer iniciativas como o projeto Diálogos em Economia Solidária e junto ao Programa Mulheres Mil, que também será desenvolvido no campus. Assim, o presente projeto pretende mapear os arranjos produtivos locais e, em conexão, desenvolver projetos/ações comunitárias e de cidadania que atendam aos interesses de mulheres em vulnerabilidade, dirigidas à geração de renda e emprego, promovendo o desenvolvimento local sustentável, bem como buscando formas para a consolidação de cidadania e de acesso a políticas públicas que possam construir a rede de proteção a mulheres e meninas alvoradenses.
Movimenta Alvorada – II Edição
Coordenadora: Rossane Trindade Wizer
Resumo: Cidades localizadas em regiões metropolitanas costumam sofrer consequências do acelerado e desorganizado processo de urbanização. Entre as consequências desse processo está a falta de espaços públicos para desfrutar de momentos de lazer como parques e praças públicas. Alvorada é um exemplo dessas cidades. Nesse sentido, o projeto Movimenta Alvorada foi desenvolvido com o propósito de disponibilizar os espaços do IFRS Campus Alvorada, principalmente a quadra poliesportiva, para ser utilizado pela comunidade alvoradense. Em um primeiro momento, será estabelecido como prioridade o atendimento a projetos sociais, ONGs, associações e também estudantes egressos do IFRS Campus Alvorada. Pensando na sistematização do projeto, organizaremos os horários, sem colisão com as atividades regulares dos cursos, através de planilhas no Google planilhas, para que o público externo desenvolva a prática esportiva. A primeira edição do projeto contou com os seguintes grupos utilizando os espaços do campus para a prática esportiva: grupo da capoeira (sexta-feira/noite), grupo do basquete (quarta-feira/noite), grupo do futebol egressos (terça-feira/noite), projeto social com crianças (terça-feira/manhã). Ao iniciar a atividade os participantes deverão nomear um representante do grupo. O representante tem o papel de articular a relação entre participantes e coordenador ou bolsista do projeto. Além disso, os participantes serão orientados a assinar uma lista de presença. A comunicação entre coordenador/bolsista e representante de cada grupo será realizada por meio do whatsapp. Periodicamente serão realizadas reuniões entre bolsistas e coordenadoras para falar sobre o andamento do projeto, readequar tempos e horários de utilização da quadra, além disso tratar o que precisa ser aprimorado para que o projeto atenda plenamente os seus objetivos. Até o momento, acredita-se que o projeto esteja cumprindo com os objetivos propostos, visto que temos aproximadamente 70 participantes. Para a edição 2024 pretende-se ampliar tanto o número de participantes, quanto o número de atividades praticadas.