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Projetos de pesquisa iniciados em 2024


EDITAL PROPPI Nº 19/2023 – DE FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2024

Título: Design Sonoro e o uso de ferramentas de Inteligência Artificial
Coordenação: Chrístian Langaro Vaisz
Bolsista: André Santos Marches
Vigência Projeto: 01/04/2024 a 31/12/2024

Resumo: O uso de ferramentas de inteligência artificial vem sendo debatido na academia e no mundo do trabalho. A popularização de aplicativos e sites que geram imagens, sons e textos causa espanto pela capacidade tecnológica, que parecia impossível alguns anos atrás. Mas também gera apreensão pelos empregos que podem ser perdidos para as máquinas, como em uma nova revolução industrial. Diante deste cenário, este projeto de pesquisa busca explorar as novas possibilidades tecnológicas aplicadas ao design sonoro e à produção de áudio por meio da inteligência artificial. Quais implicações éticas e estéticas surgem com estas ferramentas? Por outro lado, que possibilidades criativas podem ser desenvolvidas a partir destas tecnologias? Essas perguntas permeiam o problema de pesquisa, e com os resultados esperados espera-se contribuir para o campo científico e tecnológico, aprimorando a formação de profissionais de produção audiovisual e multimídia.

 

Título: Controvérsias em torno da formação de um mercado legal de Cannabis no Brasil: situação atual e perspectivas – Etapa 2024
Coordenação: Getúlio Sangalli Reale
Bolsista: Amanda Coelho Schaider
Vigência Projeto: 01/04/2024 a 31/12/2024

Resumo: O surgimento de um mercado legal de Cannabis (maconha) e seus derivados no Brasil já é uma realidade. Movimentando bilhões de dólares no Brasil e no mundo, as transformações a partir do uso medicinal da Cannabis têm despertado o interesse de diversos grupos de atores. Já são centenas a quantidade de startups e associações de pacientes operando no país e a própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) presta serviços para facilitar a importação de medicamentos derivados da Cannabis. Esta transformação ocorre a partir de uma situação de criminalização ocorrida no início do século XX que tem, entre os afetos que a formaram, a Eugenia e o racismo como fundamento, funcionando até hoje como um mecanismo de controle social de pessoas negras e pobres por meio do encarceramento em massa. Este projeto objetiva descrever as principais controvérsias em torno da formação de um mercado legal de Cannabis (maconha) no Brasil numa perspectiva da teoria dos afetos. Além do aprofundamento no estudo de abordagens teórico-metodológicas de interesse, também serão coletados dados bibliográficos, documentais e de entrevistas para descrever a rede de afecções que produziram a criminalização no início do século XX e seguem agindo no presente, assim como a rede de afecções que produz a realidade atual de transformação do mercado via uso medicinal da Cannabis rumo à abertura ou legalização/regulamentação. A compreensão dos processos históricos e das configurações em movimento atualmente do mercado de Cannabis, numa perspectiva dos afetos, nos permitirá compreender o fundamento das aproximações e afastamentos, das inclusões e exclusões, das formações, mutações ou extinções de objetos, corpos, subjetividades, imaginários e agrupamentos que produzem, pelo menos em parte, a realidade em que vivemos. Este conhecimento servirá para, além da geração de conhecimento científico de base sobre a realidade empírica, fundamentar a proposição de políticas públicas para atacar os problemas gerados ou potencializados pela criminalização, assim como para tratar dos desafios criados pela configuração atual do mercado via uso medicinal da Cannabis a partir de um horizonte ético da busca por equidade social.

 

Título: Voz e subjetividade negras na poesia afro-latino-americana de autoria negra feminina
Coordenação: Giselle Maria Santos de Araújo
Bolsista: Emanoella Oneci dos Santos da Silva
Vigência Projeto: 01/04/2024 a 31/12/2024

Resumo: Ciente de que na atualidade, os Estudos Afro-latino-americanos intensificam as pesquisas sobre o protagonismo dos africanos e dos afrodescendentes na realização de suas próprias histórias, de forma que a agência dos afro-latino-americanos se constitui como perspectiva de análise, situo este projeto de pesquisa na investigação que se propõe a analisar se a estética diaspórica perpassa a poesia de escritoras afro-latino-americanas, a saber: Nancy Morejón, de Cuba, Conceiçao Evaristo, do Brasil, e Mary Grueso Romero, da Colômbia, na construção em diálogo de uma voz e uma subjetividade negras que, na poesia dessas escritoras, se relacionam, contestam e podem construir uma estética negra com suas tensões e conflitos no interior do sistema sociocultural latino-americano no geral e cubano, brasileiro e colombiano em particular, cooperando, assim, com o desenvolvimento do campo dos Estudos Afro-latino-americano.

 

Título: Ensino de ciências e divulgação científica: reflexões e possibilidades para o ensino de Biologia
Coordenação: Janaína De Nardin
Bolsista: Eduarda Gomes da Silva
Vigência Projeto: 01/04/2024 a 31/12/2024

Resumo: A educação científica é importante para a compreensão do mundo e para a formação cidadã. Porém, muitas vezes o ensino de ciências enfrenta dificuldades, pelo distanciamento do cotidiano dos estudantes, pela linguagem utilizada, entre outros motivos. Pesquisas na área do ensino de ciências têm atribuído aos textos de divulgação científica (TDC) potencial de superação de algumas dessas dificuldades. Assim, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é analisar textos de divulgação científica (TDC), relacionados à Biologia, e verificar se eles contam com correção científica e recursos adequados para que possam constituir ferramentas de apoio nas aulas de Ciências e Biologia. Os objetivos específicos são: definir qual tema da Biologia será analisado, em conjunto com o estudante bolsista/voluntário; avaliar TDC publicados na Revista Pesquisa FAPESP, onde a temática escolhida foi abordada; e indicar possibilidades para uso desses TDC no ambiente escolar. Através das análises de conteúdo e forma, os textos serão qualitativamente avaliados mediante abordagem descritiva e exploratória, baseada em categorias. Após, serão apontadas potencialidades e limitações para o uso didático desses textos. Espera-se que a análise dos TDC, em sua forma e conteúdo, apontem para a qualidade e adequação científica desses, de modo que os resultados e impactos do projeto possam ser transpostos futuramente para a sala de aula. Ainda, almeja-se que esse projeto contribua para que os estudantes desenvolvam autonomia, pensamento crítico, aptidões acadêmico-científicas e que consigam relacionar os conhecimentos adquiridos com o cotidiano.

 

Título: Digitalização de obras raras de Saúde – preservação e disseminação digital dos acervos do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (2.ª fase)
Coordenação: Marcelo Vianna
Bolsista: Danielly Rodrigues da Silva
Vigência Projeto: 01/04/2024 a 31/12/2024

Resumo: O projeto trata da segunda etapa da digitalização e da elaboração de catálogos virtuais comentados do acervo documental do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul (MUHM). Criada em 2004 e mantida através da sua Associação de Amigos, o MUHM possui uma importante trajetória no campo da História e Memória da Saúde e da Medicina, mas enfrenta dificuldades técnicas em promover uma maior preservação e divulgação de seu acervo, composto por obras bibliográficas, documentos históricos (arquivísticos) e peças tridimensionais (museológicas). Desta forma, o projeto visa promover a catalogação (quando necessária), a seleção, a digitalização e a produção de materiais virtuais (catálogos) de obras consideradas raras, permitindo alcançar um maior público. Do ponto de vista institucional e histórico, a disponibilização de obras digitalizadas através do projeto contribuirá para salvaguarda de acervos originais, contribuindo para sua preservação. Como relevância social, o projeto viabilizará uma maior disseminação do conhecimento histórico a respeito da Saúde e da Medicina no Rio Grande do Sul. Isso permitirá que pesquisadores e sociedade em geral possam conhecer e entender mais sobre os agentes sociais de época, seus saberes, seus instrumentos de trabalho e suas práticas, de modo a reforçar uma consciência histórica que contribua para compreensão e busca por soluções de problemas de saúde atuais a partir de experiências passadas.

 

Título: Avaliação e qualificação de objetos pedagógicos da área da Saúde Coletiva
Coordenação: Márcia Fernanda de Mello Mendes
Bolsista: Nara Consuelo Martinez Gomes
Vigência Projeto: 01/04/2024 a 31/12/2024

Resumo: A Saúde Coletiva é uma área interdisciplinar que integra conhecimentos de várias disciplinas, como filosofia, sociologia, educação, estatística, planejamento e políticas públicas, para embasar a prática profissional. O campus Alvorada do IFRS oferece cursos que incluem conhecimentos em Saúde Coletiva, mas muitos dos referenciais teóricos são complexos para estudantes do ensino médio e de educação de jovens e adultos. Para abordar essa lacuna, foi iniciado o projeto Monitoria em Saúde Coletiva em 2023, com o objetivo de oferecer apoio aos estudantes, produzir materiais didáticos acessíveis a diferentes níveis educacionais e disponibilizá-los online e gratuitamente. Destaca-se a ausência de políticas públicas que integrem formações técnicas em saúde com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, propõe-se uma pesquisa sobre a produção de objetos pedagógicos em Saúde Coletiva com linguagem acessível, visando sensibilizar e capacitar estudantes, profissionais de saúde e a sociedade em geral para compreender os processos de saúde-doença e a atenção em saúde. A pesquisa tem como objetivo geral avaliar os objetos pedagógicos desenvolvidos no projeto Monitoria em Saúde Coletiva do IFRS-Alvorada, com objetivos específicos de revisar a literatura sobre o uso de jogos pedagógicos na educação em saúde coletiva, avaliar a efetividade dos objetos de aprendizagem/jogos desenvolvidos e identificar desafios em sua utilização. A metodologia da pesquisa inclui revisão da literatura em bases de dados acadêmicas, avaliação empírica dos objetos de aprendizagem, pesquisa de opinião através de grupos de discussão e formulários de satisfação, bem como análise de dados qualitativos para identificar padrões e desafios comuns.

 

Título: Participação social e as iniciativas de produção de saúde e de vida no território
Coordenação: Márcia Fernanda de Mello Mendes
Bolsista: Julia Rodrigues Martins
Vigência Projeto: 01/04/2024 a 31/12/2024

Resumo: Este projeto tem como objetivo compreender e fomentar a participação social e as iniciativas de produção de saúde e de vida no território, sistematizando-as em uma perspectiva interseccional como educação permanente no enfrentamento às iniquidades e às violências. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa-intervenção que tem como característica principal o uso de metodologias participativas. Nesta perspectiva metodológica não é possível definir o passo a passo do que acontecerá, o que não impede o rigor metodológico, e a apresentação de pistas que nortearam os caminhos desse estudo, aqui denominadas de camadas. A primeira camada se propõe a conhecer o campo; a segunda, construir respostas; a terceira elaborar relatórios, manuscritos, produtos audiovisuais e divulgação dos resultados.

 

EDITAL PROPPI Nº 01/2024 – Fluxo contínuo

Título: Práticas Pedagógicas nas Encruzilhadas de Esù: caminhos para promoção das Leis: 10.639/03 e 11.645/08
Coordenação: Caroline de Castro Pires (Pós-Doc)
Bolsista: –
Vigência Projeto: 01/07/2024 a 01/07/2025

Resumo: O presente pré-projeto de pós-doutorado voltado ao programa de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, nesta instituição, tem por intuito contribuir para a promoção da Educação Antirracista por meio de uma reflexão de possíveis caminhos que fomentam a formação continuada de professores da rede pública de ensino, através de propostas pedagógicas para a aplicação efetiva das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Tais Leis tratam da obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira em sala de aula, Dessa maneira, nos propomos a discutir aspectos pedagógicos que contribuam para essa efetivação.

 

Título: A inequação de gêneros: análise da composição da prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio como potencializadora das diferenças
Coordenação: Jonas Francisco de Medeiros (Doutorado)
Bolsista: –
Vigência Projeto: 01/04/2024 a 01/04/2028

Resumo: O presente projeto de pesquisa busca analisar o discurso de gênero em questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio, nas versões aplicadas de 2009 a 2024, discutindo sua forma de ação, na perspectiva discente e docente, como uma tecnologia de gênero. Com embasamentos teóricos sobre as interseccionalidades de conceitos de gênero, educação, matemática e avaliação, o projeto será desenvolvido a partir da coleta de dados e da categorização quantitativa e qualitativa das questões de matemática do Enem no período mencionado. Utilizando a análise de conteúdo, a análise do discurso e uma investigação etnográfica, o projeto busca elaborar um relatório sobre a forma e discurso da composição da prova de matemática do ENEM acerca de temas que se relacionam com gênero. Além disso, busca-se promover a discussão sobre gênero e sexualidade dentro da área de matemática, a qual ainda apresenta um formato de estudo tradicional, heteronormativo e com viés colonial.

 

Título: Estado do conhecimento sobre o ensino de acústica no Brasil
Coordenação: Miguel da Camino Perez
Voluntária: Andrya Luiza Mathias dos Santos
Vigência Projeto: 01/04/2024 a 31/12/2024

Resumo: A pesquisa em ensino de Física tem um histórico relevante no Brasil; entretanto, paradoxalmente, o atual cenário escolar desvaloriza essa disciplina: Faltam professores, principalmente nas redes públicas, as cargas horárias estão sendo minimizadas, aulas práticas em laboratório estão cada vez mais raras. A acústica, campo de estudo da Física, é especialmente importante para a formação dos estudantes de dois cursos oferecidos no Campus Alvorada do IFRS: O Tecnólogo em Produção Multimídia e o Técnico Integrado ao Ensino Médio em Áudio e Vídeo. Diante disso, entendemos como relevante analisar estratégias de ensino de conceitos da acústica, a fim de discutir e aprimorar as práticas nos cursos citados. A presente pesquisa tem como objetivo compreender quais as abordagens adotadas para o ensino de acústica no Brasil, bem como os principais conceitos contemplados. Este estudo é de natureza qualitativa, do tipo estado do conhecimento, na qual analisaremos teses e dissertações indexadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES publicados nos últimos cinco anos, utilizando como termo de busca “ensino de acústica”. O método de análise utilizado é a Análise de Conteúdo.

 

Título: Fatores de personalidade e aspectos emocionais em gestantes com hipertensão na gestação
Coordenação: Sabrina Chapuis de Andrade (Pós-Doc)
Bolsista: –
Vigência Projeto: 01/02/2024 a 31/12/2024

Resumo: A gestação é considerada um fenômeno fisiológico. Contudo, nesse período ocorrem várias transformações físicas e psicológicas, ocasionando, assim, diversas alterações no organismo e na vida da mulher. A hipertensão arterial é um dos problemas de saúde mais comuns na gravidez. Está associada a resultados adversos, contribuindo para a morbimortalidade materna e fetal. Apesar dos inúmeros estudos publicados sobre hipertensão na gestação, ainda é inconsistente a associação entre aspectos emocionais na gravidez e a doença hipertensiva. Assim, este projeto tem por objetivo comparar os fatores de personalidade e aspectos emocionais em gestantes normotensas e gestantes com hipertensão arterial. Além disso, busca verificar se existem associações entre o perfil sociodemográfico das gestantes, sintomas de depressão, ansiedade e estresse e fatores de personalidade. Também, será analisado se as variáveis sociodemográficas são preditoras de sintomas de depressão, ansiedade e estresse, bem como se os fatores de personalidade, sintomas de depressão, ansiedade e estresse são preditores de hipertensão na gestação. Para isso, será realizado um estudo de coorte retrospectivo em mulheres vinculadas ao Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL-PUCRS), onde analisaremos os dados relacionados a fatores de personalidade e alterações emocionais em gestantes com hipertensão arterial, já coletados em estudo anterior. Para coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: inventário dos cinco grandes fatores de personalidade (Big Five-IGFP) e a escala de depressão, ansiedade e estresse (DASS-21). Para análise dos resultados, as gestantes serão, primeiramente, divididas em dois grandes grupos: hipertensas e normotensas, sendo essas o grupo controle. Posteriormente, o grupo hipertenso será classificado em hipertensão gestacional, hipertensão crônica e síndrome da pré-eclâmpsia.

 

Título: TRAJETÓRIAS EDUCATIVAS DE ESTUDANTES E EGRESSAS(OS) DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO IFRS E DE CURSOS STRICTO SENSO EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA INTERSECCIONALIDADE
Coordenação: Vinícius Lima Lousada
Voluntária: Ana Paula de Mello Fabiano
Vigência Projeto: 01/05/2024 a 01/05/2026

Resumo: Essa pesquisa busca fazer uma leitura compreensiva de como tem se processado as trajetórias de estudantes da Licenciatura em Pedagogia do IFRS e de alunos de Cursos de Mestrado Stricto Senso no campo da Educação, ofertados pela instituição, auto declaradas(os) negras(os) indígenas e LGBTQI+ que estão em curso a partir do ano de 2022 até 2024; além de egressas(os) de entre os anos de 2017 até 2022. A metodologia é qualitativa e é desenvolvida em etapas distintas e complementares, tais como: entrevistas em profundidade; produção textual autobiográfica; análise documental (teses e dissertações, ementas disciplinas; documentos de política institucional relativos à graduação e pós-graduação). Partimos do pressuposto de que as ações afirmativas, enquanto políticas institucionais garantidoras do direito à educação, como um inéditos viáveis (FREIRE, 2006) diante de condições materiais da existência que se tornam “situações-limites” (FREIRE, 2003), que devem ser mais investigadas, para conseguirmos tornar as instituições e o mundo da pesquisa no campo da educação mais antirracista, mais anti-sexista e sem homofobia. O referencial teórico privilegia matrizes epistemológicas da Pedagogia Crítica, de horizontes decoloniais e contribuições feministas. Nesse caminho teórico-metodológico, matizado pela categoria alteridade, as produções textuais autobiográficas surgem como sendo a denúncia possível da percepção inacabada de experiências pouco consideradas, desvalorizadas, invisíveis, porque compõem lugares e corpos estranhos teimando em se colocar face a face nos contextos educativos em que se inserem. Ao ouvir, registrar e sistematizar as trajetórias dos/das estudantes recentemente considerados por meio das políticas de ações afirmativas, será possível localizar os lugares de onde temos produzido nossas experiências de ensino, pesquisa e extensão a partir das atividades em nossos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Mestrado no campo da Educação.

 

EDITAL CONJUNTO Nº 02/2023 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS

Título: Tabus, mitos e conhecimento científico sobre cannabis (maconha) no Brasil: pesquisa, ensino e extensão para saúde e justiça social
Coordenação: Getúlio Sangalli Reale
Bolsista: Carolina Guandet de Araujo
Vigência Projeto: 01/04/2024 a 31/12/2024

Resumo: O consumo de drogas entre jovens e adolescentes é um problema importante em nossa sociedade e vem aumentando nos últimos anos. Esse problema é agravado pelo fato de que o tema das drogas é vivenciado pela sociedade por meio de tabus e mitos que operam como mecanismo de opressão e exclusão, não apenas dos usuários mas também do conhecimento de base científica sobre os usos e efeitos destas drogas Entre as drogas ilícitas, a mais consumida no Brasil é a maconha que será o foco principal deste projeto. Além da problemática da relação entre drogas e saúde, especialmente entre adolescentes, o tema do projeto também problematiza outras questões fundamentais da sociedade brasileira, como a relação entre a criminalização da maconha e racismo. Apesar de seu uso medicinal e religioso tradicional, a presença da planta em comunidades negras, trazida para o Brasil por africanos escravizados, levou a associação do seu uso à degeneração da saúde, da moralidade e da pureza racial, o que somado a outros argumentos majoritariamente racistas e eugenistas, levou à sua criminalização. Esses fatos se tornam especialmente graves na medida em que pesquisas mostram que a maconha é consideravelmente menos nociva que álcool e o tabaco, drogas lícitas e comuns. Este conhecimento científico evidencia a incoerência sobre a forma que a planta é tratada tanto pela legislação e pelo sistema jurídico-penal como na perspectiva tradicional da educação sobre drogas, que arbitrariamente demoniza o ilícito e faz “pouco caso” do lícito. Assim, este projeto indissociável pretende contribuir para que o tema da produção, circulação e consumo das drogas saia das trevas epistêmicas em que se encontram, a partir do caso da Cannabis ou maconha. Iniciando na pesquisa sobre o conhecimento científico produzido até aqui, depois passando pelo ensino-aprendizagem sobre drogas em construção dialógica com os estudantes, a na forma de uma educação pela pesquisa, chegando à apresentação e problematização desse conhecimento junto à comunidade externa, pretende chegar à produção de material educativo sobre o problema social da maconha no Brasil e em Alvorada.

Última atualização em 06/07/2024

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