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Ações de Extensão 2021


Libras para Professores

  • Coordenador(a): Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araújo
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso traz conceitos sobre a Libras para Professores. O curso está organizado em 5 módulos, com textos e referências externas. Ao final de cada módulo, o cursista encontrará uma atividade avaliativa. O conteúdo foi elaborado originalmente para o curso de Formação Pedagógica de Professores não Licenciados das Escolas de Educação Profissional restrito a servidores do Seduc e que agora será ofertado de forma aberta. O curso tem carga horária de 40 horas.

Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • No curso de Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde visa desenvolver noções básicas sobre a evolução dos primeiros socorros, as atribuições do profissional de saúde, urgência e emergência, e como atender numa emergência. Ao final do curso espera-se que o aluno tenha aprendido a sobre como os profissionais de saúde devem lidar com os primeiros socorros. Atenção: este curso não habilita os profissionais para atuação em primeiros socorros, uma vez que são fornecidos apenas conhecimentos teóricos.

Saúde Ocupacional

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso Saúde Ocupacional visa apresentar uma introdução à saúde ocupacional. Dessa forma, serão apresentados conceitos básicos de saúde ocupacional e seus riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, e programa de controle médico de saúde ocupacional. Ao final do curso espera-se que o aluno tenha noções básicas sobre saúde ocupacional.

 

Psicologia da Aprendizagem

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso de Psicologia da Aprendizagem visa proporcionar conhecimentos básicos sobre as teorias da aprendizagem e as abordagens do processo ensino-aprendizagem, incluindo concepções sobre problemas de aprendizagem e sobre processos de avaliação. Serão desenvolvidas noções básicas sobra as diferentes concepções epistemológicas referentes a aquisição do conhecimento. Pretende-se abordar de forma teórica e as principais abordagens teóricas da Psicologia relacionadas ao estudo da aprendizagem, estudando as história e conceituação da inteligência do ser humano e a teoria das múltiplas inteligências. Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir de diferentes teorias da aprendizagem.

Libras: compreensão básica

  • Coordenador(a): Quetlin Ester Camargo Ribeiro de Araújo
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso de Libras compreensão básica visa introduzir o aluno no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Serão desenvolvidas noções básicas para a compreensão da Libras. Pretende-se abordar de forma teórica e prática conceitos e termos da língua, para que os alunos possam compreender basicamente os conceitos e termos da Libras. O curso possui o enfoque na comunicação inicial, por isso, recomendamos que a cada aula prática, o aluno busque exercitar os sinais apresentados a cada aula. Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de compreender minimamente uma sinalização básica em Libras. A recompensa de poder se comunicar em Libras com a comunidade surda prevalecerá. 90 horas.

Programação Básica com Java I

  • Coordenador(a): Leonardo Vianna do Nascimento
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Atualmente as tecnologias da informação ocupam um espaço considerável em nossa sociedade. Todas as aplicações proporcionadas por soluções de TI são possíveis graças a um conjunto de elementos de infraestrutura, dos quais um dos mais importantes é o software. A construção da infraestrutura de software em soluções de TI é uma das principais demandas atualmente. Nos últimos anos tem ocorrido uma busca crescente por profissionais capacitados para o desenvolvimento de software. Este curso tem o objetivo de ofertar uma formação introdutória ao desenvolvimento de software utilizando uma das ferramentas mais populares das últimas décadas: a linguagem Java.

Programação Básica com Java II

  • Coordenador(a): Leonardo Vianna do Nascimento
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Atualmente as tecnologias da informação ocupam um espaço considerável em nossa sociedade. Todas as aplicações proporcionadas por soluções de TI são possíveis graças a um conjunto de elementos de infraestrutura, dos quais um dos mais importantes é o software. A construção da infraestrutura de software em soluções de TI é uma das principais demandas atualmente. Nos últimos anos tem ocorrido uma busca crescente por profissionais capacitados para o desenvolvimento de software. Este curso tem o objetivo de ofertar uma formação introdutória ao desenvolvimento de software utilizando uma das ferramentas mais populares das últimas décadas: a linguagem Java.

Programação Básica com Java III

  • Coordenador(a): Leonardo Vianna do Nascimento
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Atualmente as tecnologias da informação ocupam um espaço considerável em nossa sociedade. Todas as aplicações proporcionadas por soluções de TI são possíveis graças a um conjunto de elementos de infraestrutura, dos quais um dos mais importantes é o software. A construção da infraestrutura de software em soluções de TI é uma das principais demandas atualmente. Nos últimos anos tem ocorrido uma busca crescente por profissionais capacitados para o desenvolvimento de software. Este curso tem o objetivo de ofertar uma formação introdutória ao desenvolvimento de software utilizando uma das ferramentas mais populares das últimas décadas: a linguagem Java.

Coronavírus: conceitos e cuidados

  • Coordenador(a): Sabrina Chapuis de Andrade
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Frente ao atual cenário que vivemos, no qual o mundo inteiro tenta enfrentar o Coronavírus, é necessário pensar a formação dos profissionais, trabalhadores, mas também dos diferentes atores sociais nas comunidades (agentes comunitários de saúde, conselheiros tutelares, líderes comunitários…), os quais, muitas vezes, são esquecidos quando pensamos formação para a saúde. Este curso tem por objetivo promover formação para prevenção e controle do Coronavírus, principalmente no contexto da educação popular em saúde. Através da educação a distância, serão utlizados textos, sons, vídeos e demais recursos tecnólogicos disponíveis relacionados à temática do Coronavírus, através de sala virtual, na plataforma Moodle.

 

Psicologia aplicada à reabilitação

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso Psicologia Aplicada à Reabilitação visa proporcionar conhecimentos básicos sobre drogas; álcool e cigarro; emagrecedores, ansiolíticos e soníferos; dependências; dependente; prevenção e terapia. Ainda, serão desenvolvidas noções básicas sobre a doença mental e a psicologia da droga.
    Pretende-se também abordar a temática do papel da família na dependência, métodos de utilização
    terapêutica e encaminhamentos possíveis.

Psicologia do trabalho

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso de Psicologia do Trabalho visa proporcionar conhecimentos básicos sobre conceitos iniciais da psicologia do trabalho, competências organizacionais, comunicação e recrutamento, e doenças e segurança do trabalho.

Ações de Capacitação para Comunidade – parceria entre CEFRANO e IFRS Campus Alvorada

  • Coordenador(a): Adriana Silva Martins
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Preocupados com o momento atual, de aumento do desemprego e fim do auxílio emergencial, o Centro Franciscano procurou o IFRS Campus Alvorada com a proposta de execução de oficinas que capacitem para a produção de artesanato e possibilitem aos participantes, que assim quiserem, receber noções de marketing digital para terem a oportunidade de vender seus produtos nas redes sociais, por exemplo. Essa proposta veio de encontro ao desejo do IFRS Campus Alvorada em pensar as ações futuras no cenário do pós pandemia e sua responsabilidade social para com a comunidade no qual está inserido. As oficinas práticas serão ministradas no Centro Franciscano,
    observando-se todos os critérios de segurança especificados pelas autoridades sanitárias. As aulas de marketing digital, ofertadas ao final de cada módulo, ocorrerão em ambiente virtual e serão ministradas pela Incubadora Tecno-Social do IFRS Campus Porto Alegre.

I SIMC Debate

  • Coordenador(a): Daniel Bassan Petry
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O grupo de pesquisa SIMC – Sonoridades, Imagem, Materialidades da Comunicação e Cultura propõe o primeiro ciclo de debates de organização própria e sediado no IFRS Campus Alvorada.
    Formado por sete professores de instituições federais, sendo seis do IFRS e um da UFRGS, possui dentro do escopo de atuação dos docentes no últimos cinco anos mais de uma dezena de projetos de pesquisa realizados e/ou em desenvolvimento, incluindo projetos de fomento interno, externo e em parceria com entidades externas. Neste primeiro ciclo de debates cada pesquisador pertencente ao grupo irá comentar um pouco de sua pesquisa recente, enfatizando as interfaces com os cursos da área oferecidos no Campus Alvorada.

Epidemiologia

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O curso Epidemiologia visa proporcionar conhecimentos básicos sobre políticas de saúde no Brasil e definições; vigilância e investigação epidemiológica; saúde e trabalho; indicadores da saúde e segurança do trabalho.

Jornada Ambiental: Ambiente, Profissão e Coletividades

  • Coordenador(a): Daniel Longo Rockenbach
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A partir de uma demanda dos estudantes do curso de Ensino Médio Integrado em Técnico Meio Ambiente, a qual sugere uma aproximação maior discente com possibilidades de atuação profissional na área do curso. Além de possibilidades de atuação profissional, a jornada apresentará possibilidades de verticalização dos estudos na área, já que algumas ministrantes são estudantes de cursos subsequentes e tecnólogos em Gestão Ambiental. Nesse sentido, os objetivos são reforçar os vínculos com os estudantes e com a comunidade neste momento de pandemia, apresentando possibilidades; apresentar possibilidade de verticalização dos estudos na área do Meio Ambiente, além da integração com os estudantes do curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do IFRS Campus Viamão.

Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira

  • Coordenador(a): Andre Luis Demichei
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O grupo que compõe o Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira é formado por docentes das diversas áreas do conhecimento e também por colaboradores que estão cursando licenciaturas nas respectivas áreas. Há também alguns componentes do projeto que se dedicam a tarefas imprescindíveis para o funcionamento geral do PVMO: apoiadores administrativos, pedagógicos, publicitários, etc. O principal objetivo do projeto é proporcionar a estudantes carentes de Alvorada a possibilidade de cursarem o Ensino Superior, seja via ENEM ou Vestibular. Para tanto, serão ministradas aulas preparatórias que possibilitem a realização dessa empreitada.

PROPES/2021 – Programa Permanente de Estudos Surdos

  • Coordenador(a): Maria Cristina Viana Laguna
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Programa Permanente de Estudos Surdos, se propõe a fomentar a criação, realização e execução de projetos de extensão na área de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Uma das ações é estabelecer parceria com entidades e Instituições a fim de oportunizar a visibilidade da área de Libras para a comunidade em geral. A caminhada do Propes no IFRS surge a partir das reflexões e discussões sobre a importância dos projetos estarem vinculados a um Programa especifico. O Propes, a partir
    dos projetos vinculados pensa a diversidade e diferença surda da e na instituição. Os projetos ao estarem vinculados ao Propes tornam-se conhecidos para a Instituição e para todos os envolvidos nas ações do Programa. As ações abrangem desde palestras a cursos voltados para a comunidade surda. O Propes busca consolidar uma articulação entre IFRS e entidades visando o fortalecimento das relações e valorização das lutas da comunidade surda.

Tópicos em Educação Antirracista

  • Coordenador(a): Giselle Maria Santos de Araujo
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O projeto educacional apresenta-se como ação de extensão com o objetivo de dar formação a
    professores, funcionários e alunos tanto da comunidade externa quanto do Campus Alvorada para a prática de uma educação antirracista. A partir de leituras escolhidas, buscaremos discutir temas e
    questões relativas ao racismo e à educação antirracista, tendo como ponto de partida textos de literatura brasileira de escritoras negras. A ação proposta são 10 encontros semanais onlines, de duas horas de duração, por meio dos aplicativos de rede Google Meet e Google Classroom, totalizando 20hs total de carga horária.

NAPNE

  • Coordenador(a): Renata Ohlson Heinzelmann Bosse
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • promover a divulgação de informações e resultados de estudos sobre a temática, no âmbito interno e externo dos campus, articulando ações de inclusão em consonância com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Jornal Gausurdo 2021

  • Coordenador(a): Renata Ohlson Heinzelmann Bosse
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O Jornal Gausurdo é um projeto de informação e comunicação em Libras – Língua Brasileira de Sinais por meio de um canal do youtube. Conta com uma equipe que atende demandas temáticas da comunidade surda. Esta equipe estuda os temas e depois os grava em Libras a fim de proporcionar mais informações para os surdos. O Jornal Gausurdo existe como meio eletrônico, via canal do youtube, desde 2016 e tem sido acessado por surdos não apenas do estado do Rio Grande do Sul, como também do país. É um canal garante o acesso a cultura, informação e comunicação com temas variados e relacionados a vivência da comunidade surda

Montagem de vídeos em Libras

  • Coordenador(a): Renata Ohlson Heinzelmann Bosse
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Esse treinamento é o único capaz de fazer você se tornar um Editor de Vídeo em Libras e publicar com seu trabalho lindo

galeriaaberta.com

  • Coordenador(a): Sandro Ouriques Cardoso
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O projeto ‘galeriaaberta.com’ compreende a realização e difusão online de exposições de artes visuais da Galeria Aberta do IFRS Campus Alvorada, totalmente desenvolvidas por meio de plataformas online de redes sociais. Por meio da realização de exposições virtuais junto ao perfil do Instagram da Galeria, o projeto pretende dar visibilidade à produção artística realizada por membros da comunidade acadêmico-escolar, bem como de artistas atuantes na comunidade do entorno do campus e da cidade de Alvorada. Proposto dentro da área de Gestão e Produção Cultural, a proposta apresenta-se como uma plataforma de pesquisa e investigação de meios, suportes e condições voltados à realização de projetos expositivos online, envolvendo etapas de organização e planejamento, elaboração de programação e divulgação. Dirigida à comunidade escolar e aberto ao público geral, o projeto promoverá o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem inter-relacional envolvendo teoria e prática e oportunizando trocas entre distintos públicos na área de forma profissionalizada, bem como estimulará o acesso a bens culturais, à fruição e à experiência estética, de acordo com as condições impostas pela pandemia de covid19 que impede a realização de tais atividades in loco. A partir da compreensão do campus enquanto equipamento cultural, sua realização busca fomentar a criação de espaços expositivos oficiais e alternativos no campus, e promover uma cultura de acesso e valorização da produção discente, docente e de outros agentes do campo artísticos local, buscando consolidar-se como um espaço de referência no circuito cultural da cidade de Alvorada.

 

Núcleo de Cultura de Paz – Nupaz

  • Coordenador(a): Kataliny Mercedes Gheno Azzolini
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A Justiça Restaurativa (JR) é definida, na Resolução n. 225 de 31 de março de 2016 do Conselho Nacional de Justiça, como um conjunto ordenado e sistêmico de princípios, métodos, técnicas e atividades próprias que visa à conscientização sobre fatores relacionais, institucionais e sociais motivadores de conflitos e violência, e por meio do qual os conflitos que geram dano, concreto ou abstrato, onde é necessária a participação de ofensor, vítima, comunidade e todos os envolvidos para a construção de soluções em que sejam contemplados danos, obrigações e necessidades das pessoas, bem como a recomposição do tecido social afetado pelo conflito. Através desse paradigma restaurativo é possível lidar com conflitos e violência de forma preventiva, fomentando a Cultura de Paz em diversos espaços, inclusive escolares e não-escolares. Do ponto de vista metodológico, a JR tem se utilizado, na última década no Brasil, dos Círculos de Construção da Paz (Pranis, 2010) que, por sua vez, se inserem nas tecnologias psicossociais (Pelizzoli, 2015) que visam efetivar a cultura de paz o diálogo, o empoderamento comunitário e o engajamento pessoal tendo em vista a transformação positiva de conflitos (Lederach, 2012). O presente projeto tem por propósito a disseminação dos princípios da JR e da Cultura de Paz no território de Alvorada através de grupo de estudos aberto à comunidade, realização periódica de Círculos de Construção de Paz em instituições demandantes, assim como a oferta de Lives com assuntos correlatos através da página online do projeto.

Todas ELAS

  • Coordenador(a): Maluza Gonçalves dos Santos
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O presente projeto visa construir e consolidar uma rede de enfrentamento das questões relacionadas à vulnerabilidade social e/ou qualquer tipo de violência sofrida por mulheres da comunidade do Bairro Americana, mais precisamente na Vila Tupã, na cidade de Alvorada/RS. A ação iniciará com o mapeamento de todas elas, mulheres que vivem na comunidade. A coleta de dados para constituir o estudo, se dará através da aplicação de um questionário por meio digital, ou presencial, respeitando os protocolos sanitários, a fim de delinear as especificidades e as demandas dessas mulheres. A partir da análise dos resultados, e antecipando as demais ações, com intuito de melhor atender as demandas que vierem a surgir, criar um centro de referência de atendimento psicossocial, assistencial e de capacitação, reativando assim um espaço ocioso que antigamente era a sede da Associação de Moradores da Vila Tupã, no bairro Americana, na cidade de Alvorada/RS. Será um passo de cada vez, visando a continuidade de ações, para que essas mulheres tenham um lugar referencial de auxílio e de escuta.

II Jornada Ambiental: Alvorada, Territórios e Coletivos

  • Coordenador(a): Daniel Longo Rockenbach
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A partir de uma demanda dos estudantes do curso de Ensino Médio Integrado em Técnico Meio Ambiente, a qual sugere uma aproximação maior discente com possibilidades de atuação profissional na área do curso, bem como refletir sobre produções coletivas na temática.

Romper a Bolha: diálogos ecológicos na construção de um futuro sustentável

  • Coordenador(a): Adriana Silva Martins
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A Ong Embrião propôs a parceria do Campus Alvorada para a realização do evento on line em alusão ao mês ambiental (junho de 2021). A ideia é realizar um encontro onde se amplie o debate da sociedade sobre as questões ambientais em Alvorada e se proponham ações educativas e empreendedoras que contribuam para minimizar os danos ao meio. Espera-se também romper a bolha do debate sobre os principais problemas na região e aproximar os diversos atores, fomentando parcerias e ações conjuntas sobre a pauta da sustentabilidade.

Emergências em Direitos Humanos: vozes que ecoam, populações que resistem

  • Coordenador(a): Márcia Fernanda de Méllo Mendes
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Emergências em Direitos Humanos: vozes que ecoam, populações que resistem’ é uma formação que busca usar metodologias ativas para a formação de pessoas interessadas no tema dos direitos humanos. o curso é proposto por uma parceria entre o Programa Estação ComVida Cidadã e o Forum de Direitos Humanos da Rede Unida. O Curso é proposto de maneira síncrona, no primeiro sábado do mês das 10h as 12h e assincrino com atividade como leituras, narrativaz e sistematizações que deverão ser realizadas ente um e outro encontro síncrono. Sendo assim o curso totalizará 30h, sendo 10h síncronas e 20 assíncronas. Para certificação deverá ter 75% de frequência nas atividades síncronas. Os encontros síncronos serão transmitidos pela TV Rede Unida no Youtube, aberto para todos os interessados.

Café Paulo Freire Alvorada: Para além do Centenário

  • Coordenador(a): Bruno Gabriel Gomes Cardoso
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Serão realizados encontros virtuais. Assim, ocorrerão rodas conversas, oficinas e pretendemos elaborar pequenos materiais áudio visuais problematizando o legado do pensamento de Paulo Freire. Algumas temáticas que serão explorada: Formação de Professores e Paulo Freire Juventudes e Paulo Freire Movimento Popular, Educação Popular, Vestibulares em uma perspectiva Freiriana Educação de Jovens e Adultos, uma luta Freiriana Por que estudar Paulo Freire? Porque celebrar seu Centenário? Os cafés são espaços de formação permanente de educadores (as) que refletem a realidade a partir da obra de Paulo Freire

Romper a Bolha e produzindo orgulho: os desafios da acessibilidade em Alvorada

  • Coordenador(a): Márcia Fernanda de Méllo Mendes
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A Ong Embrião em parceria com o Campus Alvorada, uniram-se para a realização do evento on line em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A ideia é realizar um encontro onde se amplie o debate da sociedade sobre as questões em Alvorada e se proponham ações educativas e modificadoras que contribuam para minimizar os danos causados a estas pessoas. Espera-se também romper a bolha do debate sobre os principais problemas na região e aproximar os diversos atores, fomentando parcerias e ações conjuntas sobre a pauta da acessibilidade.

Tramar Saúde Coletiva III: apoio à Rede Virtual de Aprendizagens em Saúde Coletiva (Revira Saúde)

  • Coordenador(a): Juliano André Kreutz
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • ‘Tramar Saúde Coletiva’ é um projeto de extensão, em sua terceira edição, que objetiva apoiar a rede virtual de educação e de cuidado em saúde, ‘Revira Saúde’, em colaboração com a Rede de Educação em Saúde Coletiva do Estado do Rio Grande do Sul. Esta é uma ação pública, estatal, de colaboração interinstitucional, que institui um Cadastro de Facilitadores e cria uma rede descentralizada de profissionais de saúde para teleconsultoria, a fim de apoiar práticas de cuidado em saúde e ampliar as ações estratégicas de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Esta proposta é uma continuação do projeto ‘Tramar Saúde Coletiva: divulgação e popularização da rede de Facilitadores em Saúde Coletiva no Estado do Rio Grande do Sul, adaptado para o enfrentamento desta crise de saúde pública. Antes, as interações da Rede eram de caráter presencial e a distância; restringiam-se às práticas educativas em saúde e os facilitadores de aprendizagem incluíam referências científicas, populares e ancestrais, sem exigência de certificação dos saberes. Agora, as ações são exclusivamente a distância, incluem educação e cuidado em saúde e exige-se a comprovação da habilitação dos profissionais. Atualmente, registraram-se 215 (duzentos e quinze) teleconsultores. A metodologia inclui: a) gerenciamento do site https://revirasaude.org para inscrição e busca de facilitadores/teleconsultores; b) revisão e validação de cadastros; c) gerenciamento do banco de dados; d)atualização do mapa de teleconsultores(as) [mapa.revirasaude.org]; e) atendimento dos canais de comunicação da Rede; f) Criação e disseminação de materiais de divulgação; g) articulação interinstitucional e intersetorial.

Estação Com Vida Cidadã

  • Coordenador(a): Ana Paula Gemelli
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A crise sanitária mundial provocada pela Covid-19 explicitou limites nos processos de organizar a vida e a saúde das pessoas e coletividades em escala global. No Brasil, os desafios impostos pela pandemia se somam à crise política que o país vive atualmente, além de suas históricas desigualdades sociais e econômicas. Fatores de vulnerabilidade como raça, classe, escolaridade, gênero e origem geográfica acabam por influenciar perfil o epidemiológico da Covid-19 no Brasil. Desta forma, enfrentar a pandemia no contexto brasileiro demanda pensar alternativas de cuidados de saúde que atentem para complexidade da vida nos territórios. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo compreender e fomentar a participação social e as iniciativas de produção de saúde e de vida no território, sistematizando-as em uma perspectiva interseccional como educação permanente no enfrentamento à Covid-19, às iniquidades e às violências, intensificadas pela pandemia. Participar é um exercício de consciência crítica, é conhecer para intervir, é ser sujeito. É não aceitar a massificação que relega ao indivíduo uma posição de objeto. Diante deste cenário foi proposto o projeto de pesquisa Com Vida: Projeto Integrado de Estratégias Territoriais de Promoção e Educação em Saúde, Tendo como uma das estratégias para atingir os objetivos a criação da A Estação Com Vida Cidadã – um espaço que concentra os cursos e formações que serão oferecidos para os atores estatais e atores sociais.

É tempo de esperançar

  • Coordenador(a): Fábio Azambuja Marçal
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Serão realizadas, no formato on-line atividades de formação para a Comunidade do IFRS Campus
    Alvorada – trabalhadores em educação do ,estudantes, egressos, pais, mães responsáveis por
    estudantes e lideranças parceiras referente ao início do semestre levito de 2021/02.

Vida adulta: O que não te contaram

  • Coordenador(a): Márcia Fernanda de Méllo Mendes
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A ideia é promover uma roda de conversa, ministrada pela comissão organizadora do projeto, onde serão definidas pautas pontuais sobre temáticas que causam dúvidas aos estudantes acerca das dificuldades que são encontradas ao iniciar a vida adulta. Como por exemplo, ingressar na faculdade por meio de vestibular, abertura de contas e outros obstáculos. Onde terão convidados que já vivenciaram estes processos para então compartilhar suas experiências e aprendizados.

Técnico em Meio Ambiente: conversando sobre o registro profissional

  • Coordenador(a): Janaína de Nardin
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • O evento ‘Técnico em Meio Ambiente: conversando sobre o registro profissional’ foi uma iniciativa da coordenação do curso técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio do IFRS campus Alvorada, juntamente com a Direção Geral e de Ensino, com intuito de aproximar os técnicos em Meio Ambiente com o Conselho Regional responsável pela categoria. No encontro, foram abordados temas como o registro profissional, as competências do Conselho dos Técnicos Industriais, entre outros. Essa ação ocorreu no formato on-line, e visou orientar o estudante em aspectos pertinentes ao mundo do trabalho para a sua futura atuação profissional.

 

Romper a Bolha: conversas sobre a saúde mental em tempos de pandemia

  • Coordenador(a): Márcia Fernanda de Méllo Mendes
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de  extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A Ong Embrião em parceria com o Campus Alvorada do Projeto ComVida através do , uniram-se para a realização do evento on line que se discutirá a saúde mental em tempos de pandemia.

Vida adulta: Descomplicando o IFRS (Participação e Representação estudantil)

  • Coordenador(a): Márcia Fernanda de Méllo Mendes
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • A ideia é promover uma roda de conversa, mediada pela comissão organizadora do projeto, com
    convidados onde serão definidas pautas sobre como funcionam e quem representa as comissões e
    organizações de respresentação institucional IFRS Câmpus Alvorada. Nesta conversa, o objetivo é tornar mais fácil e aberta a comunicação dos alunos, futuros estudantes e comunidade com seus representantes, para que tenhamos mais participação e empoderamento de nossos direitos e deveres. Dentre os debates, os principais focos serão: Grêmio Estudantil, Conselho de representantes de turma, Concamp, Consup.

Curso Experiências e Desafios da Educação no Ensino de Ciências

  • Coordenador(a): Cristiane Esteves Dalla Costa
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Os estudantes que se formam em cursos de Licenciatura em Pedagogia (no IFRS e em outras Instituições de Ensino Superior) terão que ministrar conteúdos científicos para alunos das séries iniciais. Para isso, é importante que desenvolvam habilidades e compreendam a vinculação teoria-prática que orienta as decisões do fazer docente, transformando seus conhecimentos científicos específicos e a teoria pedagógica em prática pedagógica escolar, selecionando e organizando conteúdos de modo a superar a compartimentalização das disciplinas, mediante a construção coletiva de formas pedagógicas que tomem a inter e a transdisciplinaridade como princípios.
    Diante dessa demanda, será ofertado o curso ‘Experiências e Desafios da Educação no Ensino de
    Ciências’, ministrado pela palestrante Barbara Negri Bello Silva. O curso será online, através da plataforma Google Meet, terá duração de 4 horas e acontecerá em dois encontros (nos dias 22/11 e 29/11/2021). Nesse contexto, serão estudados os seguintes conteúdos no curso: A Pedagogia e o ensino de ciências para as séries iniciais; Saberes e experiências sobre e desafios da educação no ensino de ciências; Recursos didáticos utilizados para a melhora do ensino das ciências; Alfabetização científica; Ensino de atividades investigativas. Oportunizar esse curso aos estudantes de Pedagogia reforça o compromisso institucional do IFRS outrora estabelecido desde sua lei de criação, no sentido de formação de professores para atuação na Educação Básica. O curso será ofertado aos estudantes do IFRS de outras Instituições de Ensino Superior e demais interessados. Para alcance do território, a divulgação será através de redes sociais, e-mail e site do campus Alvorada.

Seminário Cursinhos Populares: organiza-ação e combate à evasão

  • Coordenador(a): Daniel Longo Rockenbach
  • Edital IFRS nº 57/2020 – Registro de ações de extensão – Fluxo Contínuo 2021
  • Será um seminário voltado para professores, colaboradores e interessados em Cursos Pré-Vestibulares Populares e tem como objetivo debater, no formato de troca de experiências, a organização destes cursos, bem como seus mecanismos de combate à evasão discente.

Última atualização em 08/06/2023

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