Ações de Extensão 2022
Fluxo Contínuo 2021/2022
PROJETOS E PROGRAMAS DE EXTENSÃO COM FOMENTO
(Projeto) Narrativas Negras de Alvorada
A diferença racial cria uma distorção da visão. Essa distorção faz com que negros sejam não-vistos em sua humanidade, invisibilizados. É necessário recuperar a visibilidade através da quebra do silêncio que se transforma em ação coletiva. Dessa forma, o projeto Narrativas Negras de Alvorada objetiva transformar silêncio em discurso, discurso em linguagem, linguagem em ação, em um ato de autorrevelação, ao compilar as narrativas de pessoas negras de Alvorada, desde suas origens, passando pelo enfrentamento ao racismo no território de Alvorada, até à sua realidade atual, pois defendemos que somente rompendo o silêncio, e enfrentando o perigo que isso simboliza, a negritude de Alvorada deixará de ser invisibilizada.
Coordenadora Discente: Victória Costa Alves Mariano
Orientadora: Giselle Maria Santos de Araújo
Fomento: Edital IFRS nº 034/2022 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS
Saiba mais:@narrativasnegras.ifrs
(Projeto) Moda e customização como renda e pauta ambiental
O projeto pretende mostrar formas de prolongar a vida útil ou reutilizar roupas consideradas velhas ou lixo, como alternativa de geração de trabalho e renda. Para isso, serão desenvolvidas diversas oficinas ao longo do projeto, coordenadas pela bolsista e com a participação de convidados entendedores do assunto. Espera-se no final do projeto, sensibilizar as pessoas sobre os impactos sociais e ambientais do universo da moda, reduzir o desperdício de roupas e estimular as pessoas a ter um negócio próprio.
Coordenadora Discente: Luisa Schwade Jahn
Orientadora: Fedra Kruger
Fomento: Edital IFRS nº 034/2022 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS
Contato: [email protected]
(Projeto) Coisa de Pele
Este projeto visa a promoção do IFRS Campus Alvorada junto a comunidade externa, debatendo questões pertinentes acerca de relações étnico-raciais, educação antirracista, políticas de cotas, reconhecimento, além do fomento a arte e cultura negra do Brasil. Esta proposta de ação é conjunta com ações já existentes no Campus que também são voltadas para a comunidade externa e se realizará tanto presencialmente quanto no formato online.
Coordenador Discente: Charles da Silva Gomes
Orientadora: Caroline de Castro Pires
Fomento: Edital IFRS Nº 034/2022 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS
Saiba mais: @coisadepele.ifrs
(Projeto) A quadra poliesportiva é para jogar, não para olhar
Este projeto pretende disponibilizar a utilização da quadra poliesportiva do IFRS Campus Alvorada, inaugurada em maio de 2022, para ser utilizada pela comunidade externa ao Campus, especificamente lideranças comunitárias e estudantes egressos do IFRS Campus Alvorada. Organizaremos horários, sem colisão com as atividades regulares aos cursos, para que o público externo possa desenvolver diferentes práticas esportivas possíveis a quadra poliesportiva.
Coordenador Discente: Pedro Ricardo Correa Ambrozio
Orientador: Fábio Azambuja Marçal
Fomento: Edital IFRS nº 034/2022 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS
(Projeto) Empoderamento através da leitura e da escrita
A presente proposta foi elaborada por uma estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS Campus Alvorada, moradora do bairro Umbu, comunidade de periferia localizada próxima ao campus. A proposta surge do contato com a comunidade do bairro Umbu e de outras próximas ao campus, onde se observa a necessidade de um projeto de alfabetização para adultos, com a finalidade de empoderar essa comunidade através da leitura e da escrita, possibilitando a socialização, cidadania e a troca de saberes. Para o processo pedagógico serão utilizados recursos com base na realidade vivenciada na comunidade, além de filmes, jogos e objetos lúdicos que auxiliem no aprendizado.
Coordenadora Discente: Miriam Fernandes Pedroso
Orientadora: Adriana Martins
Fomento: Edital IFRS nº 034/2022 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS
(Projeto) Organização, gestão e acolhimento dos estudantes do cursinho Pré-vestibular popular Motivação no espaço do IFRS
A proposta do projeto é auxiliar, de forma presencial e remota, os estudantes do pré-vestibular popular Motivação. O curso preparatório para ENEM e vestibulares Motivação é uma ação em educação popular vinculada ao Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Alvorada desde o ano de 2018. Trata-se de uma iniciativa de alunos oriundos de escolas públicas do município, que contam com o suporte de professores voluntários para o desenvolvimento das atividades. O curso visa preparar os estudantes para os processos seletivos supracitados em aulas que ocorrerão aos sábados no IFRS- Campus Alvorada e também capacitar os alunos para a realidade externa ao cursinho, em que a norma é a mudança, em todos os níveis: social, econômico, político, cultural. O público-alvo são residentes baixa-renda do município de Alvorada. A estudante proponente deste projeto atuará na seleção e matrícula dos candidatos e acolhimento e orientação dos estudantes, bem como repassar avisos e responder questões acerca do projeto. Além de construir o quadro de horário de aulas juntamente com os professores voluntários e imprimir material didático quando necessário. Contabilizar as presenças e ausências dos alunos nas aulas, entrando em contato com aqueles que se encontram ausentes; zelar pelo patrimônio do IFRS que é disponibilizado para as aulas, sendo responsável por itens institucionais utilizados no projeto.
Coordenadora Discente: Neiva Vieira Coelho
Orientador: Daniel Rockenbach
Fomento: Edital IFRS nº 034/2022 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS
(Projeto) Sarau do Sol e da Lua 2020: partilhas culturais entre a comunidade
O sarau tem se consolidado como um movimento cultural que garante um espaço permanente de partilhas das produções artísticas do público de forma livre e espontânea. Acontece na forma de edições de 1h (uma hora) de duração, alternando quinzenalmente com encontros de planejamento, organização e formação. Em suas edições, a equipe monta um espaço com condições necessárias para pequenas intervenções artístico-culturais. A exemplo do que já realizamos nos últimos dois anos, também haverá edições temáticas elaboradas em parceria com outros grupos, a exemplo do mês de março, protagonizado por coletivos de mulheres, do Sarau da semana do meio ambiente, protagonizado por estudantes e do mês de novembro, protagonizado por membros do movimento negro. Haverá ainda as edições itinerantes que acontecerão em instituições parceiras descritas no item específico 1.4. O Campus Alvorada está localizado estrategicamente em uma área periférica da cidade com grande vulnerabilidade socioeconômica e carência de aportes culturais institucionais. Neste sentido o projeto tem por objetivo envolver e integrar a comunidade escolar e do entorno do Campus com apresentações artístico-culturais das mais variadas formas. Esperamos, assim, fomentar as práticas artísticas e culturais, desenvolvendo ouvidos e olhos atentos e sensíveis às produções apresentadas pela comunidade. Buscamos propiciar uma interação de diálogo entre o IFRS e a sociedade, compreendendo esse espaço em sua potencialidade para o compartilhamento de saberes e para a formação integral do público envolvido nesse processo.
Coordenadora Discente: Luiza Vargas Bitencourt
Orientador: Fábio Marçal (a partir de 17.08.2022)
Fomento: Edital IFRS nº 034/2022 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS
(Projeto) Ações de Capacitação para Comunidade – parceria entre CEFRANO e IFRS Campus Alvorada
Com o advento da pandemia de Covid 19 e o agravamento dos problemas sociais e econômicos enfrentados pelas comunidades carentes atendidas pela instituição, o Centro Franciscano Pedro Chaves Barcellos iniciou uma parceria com o IFRS Campus Alvorada com a finalidade inicial de qualificar pessoas da comunidade, em especial as famílias atendidas pela instituição, através da realização de oficinas diversas voltadas a geração de renda, desta forma esperava contribuir para minimizar os problemas sociais e econômicos agravados pelo desemprego. Com o retorno das atividades presenciais, a parceria se mantém agora voltada a qualificar as atividades do Centro no atendimento de crianças e jovens, potencializando como espaço de prática dos cursos como o de Pedagogia e até mesmo os cursos do Ensino Médio Integrados, em ações como educação ambiental, musicalidade, esporte, etc. como prática de voluntariado e construção de cidadania Também o projeto atua como uma ponte entre o demais projetos de extensão e ensino que tem potencialidade para desenvolver ações junto ao público-alvo do Centro Franciscano. Por fim, a parceria potencializa e dá visibilidade ao IFRS Campus Alvorada junto ao território.
Coordenadora: Adriana Martins
Bolsista: Luís Felipe Dawrah Batista
Fomento: Edital IFRS nº 034/2022 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS
(Projeto) Pré-vestibular Popular Minervino de Oliveira
O grupo que compõe o Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira é formado por docentes das diversas áreas do conhecimento e também por colaboradores que estão cursando licenciaturas nas respectivas áreas. Há também alguns componentes do projeto que se dedicam a tarefas imprescindíveis para o funcionamento geral do PVMO: apoiadores administrativos, pedagógicos, publicitários, etc. O principal objetivo do projeto é proporcionar a estudantes carentes de Alvorada a possibilidade de cursarem o Ensino Superior, seja via ENEM ou Vestibular. Para tanto, serão ministradas aulas preparatórias que possibilitem a realização dessa empreitada.
Coordenador: Andre Luis Demichei
Bolsistas: Isabela Feijó da Silva e Jociele Fagundes Barcellos
Fomento: Edital IFRS nº 034/2022 – Concessão de apoio financeiro para ações de extensão propostas por estudantes do IFRS
(Projeto) Jornal Gausurdo 2022
O Jornal Gausurdo é um projeto de informação e comunicação em Libras – Língua Brasileira de Sinais por meio de um canal do youtube. Conta com uma equipe que atende demandas temáticas da comunidade surda. Esta equipe estuda os temas e depois os grava em Libras a fim de proporcionar mais informações para os surdos. O Jornal Gausurdo existe como meio eletrônico, via canal do youtube, desde 2016 e tem sido acessado por surdos não apenas do estado do Rio Grande do Sul, como também do país. É um canal garante o acesso a cultura, informação e comunicação com temas variados e relacionados a vivência da comunidade surda.
Coordenadora: Renata Ohlson Heinzelmann Bosse
Bolsista: Carlos Henrique Vargas Velasques e Roberth Cesar da Silv
Fomento: Edital IFRS n° 13/2022 – Auxílio Institucional à Extensão 2022 – Edital Unificado
(Projeto) Todas ELAS (2022)
O presente projeto visa construir e consolidar uma rede de enfrentamento das questões relacionadas à vulnerabilidade social e/ou qualquer tipo de violência sofrida por mulheres da comunidade do Bairro Americana, mais precisamente na Vila Tupã, na cidade de Alvorada/RS. A ação iniciará com o mapeamento de todas elas, mulheres que vivem na comunidade. A coleta de dados para constituir o estudo, se dará através da aplicação de um questionário por meio digital, ou presencial, respeitando os protocolos sanitários, a fim de delinear as especificidades e as demandas dessas mulheres. A partir da análise dos resultados, e antecipando as demais ações, com intuito de melhor atender as demandas que vierem a surgir, criar um centro de referência de atendimento psicossocial, assistencial e de capacitação, de preferência em um local na própria comunidade. Será um passo de cada vez, visando a continuidade de ações, para que essas mulheres tenham um lugar referencial de auxílio e de escuta.
Coordenadora: Adriana Martins (a partir de 18.08.2022)
Bolsistas: Ana Alexandra Rodrigues de Araújo e Karin Santiago da Silva
Fomento: Edital IFRS n° 13/2022 – Auxílio Institucional à Extensão 2022 – Edital Unificado
(Projeto) Café com Paulo Freire – Alvorada
O Café Paulo Freire é espaço de formação permanente de educadores (as) que refletem a realidade a partir da obra de Paulo Freire. Serão realizados encontros presenciais e virtuais para debater a a obra de Paulo Freire e pensar a sociedade a partir desta obra. Construiremos rodas de conversas, oficinas e elaboraremos pequenos materiais áudio visuais problematizando o legado do pensamento de Paulo Freire. Algumas temáticas que serão explorada: Formação de Professores e Paulo Freire; Juventudes e Paulo Freire; Movimento Popular, Educação Popular, Vestibulares em uma perspectiva Freiriana; Educação de Jovens e Adultos, uma luta Freiriana; Por que estudar Paulo Freire?
Coordenador: Fábio Azambuja Marçal
Bolsistas: Bruno Gabriel Gomes Cardoso e Tainá Nunes da Silva
Fomento: Edital IFRS n° 13/2022 – Auxílio Institucional à Extensão 2022 – Edital Unificado
(Projeto) Bate-Mãos: Comunidade surda em ação
O projeto ‘Bate-Mãos: Comunidade Surda em ação’ é a sexta edição de um conjunto de ações e
mobilizações que pretende atingir, através de palestras e oficinas, todas as pessoas envolvidas na
comunidade surda. O Projeto beneficia ainda os estudantes do curso Técnico em Tradução e Interpretação de Libras a conviverem com as pessoas surdas, bem como possibilita que estudantes, em fase de atividades de práticas profissionais, possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula.
Coordenadora: Maria Cristina Viana Laguna
Bolsista: Raquel Ferreira da Rosa
Fomento: Edital IFRS n° 13/2022 – Auxílio Institucional à Extensão 2022 – Edital Unificado
(Programa) PROPES/2021 – Programa Permanente de Estudos Surdos
O Propes – Programa Permanente de Estudos Surdos, se propõe a fomentar a criação, realização e execução de projetos de extensão na área de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Uma das ações é estabelecer parceria com entidades e Instituições a fim de oportunizar a visibilidade da área de Libras para a comunidade em geral. A caminhada do Propes no IFRS surge a partir das reflexões e discussões sobre a importância dos projetos estarem vinculados a um Programa especifico. O Propes, a partir dos projetos vinculados pensa a diversidade e diferença surda da e na instituição. Os projetos ao estarem vinculados ao Propes tornam-se conhecidos para a Instituição e para todos os envolvidos nas ações do Programa. As ações abrangem desde palestras a cursos voltados para a comunidade surda. O Propes busca consolidar uma articulação entre IFRS e entidades visando o fortalecimento das relações e valorização das lutas da comunidade surda.
Coordenadora: Maria Cristina Viana Laguna
Bolsista: Amanda Coelho Schaider
Fomento: Edital IFRS n° 13/2022 – Auxílio Institucional à Extensão 2022 – Edital Unificado
(Projeto) Da senzala ao Instituto Federal: a capoeira como elemento cultural de luta e de resistência
O projeto tem como objetivo a realização de oficinas de capoeira aberta à comunidade interna e externa do Campus Alvorada que serão desenvolvidas no Campus, ao longo de 07 meses. A proposta traz consigo os princípios da prática da Capoeira, como a organização, respeito ao próximo e disciplina, contando também com a universalização da Cultura afro-brasileira e entendendo a capoeira como cultura, educação, lazer, prática esportiva e meio de promoção da qualidade de vida. O cronograma do projeto se estende de junho a dezembro, com a realização de oficinas uma vez por semana com duração de 2 horas, que contarão com momentos de atividade prática e teórica. Espera-se como resultado a disseminação da cultura da capoeira contribuindo para o desenvolvimento da socialização, relacionamento social, respeito ao próximo e a diversidade cultural e no fortalecimento das ações de educação para as relações étnico-raciais. O referido projeto também atende à demanda da comunidade que procurou o Campus Alvorada com o intuito de dar continuidade à oferta de oficinas de capoeira abertas à comunidade, que eram realizadas antes do advento da pandemia e o fechamento do campus às atividades presenciais.
Coordenadora: Caroline de Castro Pires
Bolsista: Taileny Roza Eleutherio
Fomento: Edital IFRS nº 18/2022 – Apoio a Projetos de Extensão Voltados à Educação Física, Esportes e Lazer
(Projeto) Clube de Xadrez
Para os alunos, a escola tem se apresentado não apenas enquanto espaço de aquisição de conhecimento, mas também como espaço de socialização e lazer e integração da comunidade escolar do IFRS com a comunidade externa do município de Alvorada. A apropriação da escola como espaço de socialização também é resultado da escassez de espaços públicos para promoção do lazer e esportes no município de Alvorada. Com o objetivo de qualificar o tempo de lazer dos estudantes e da comunidade externa, e constatando o interesse pela prática do esporte do xadrez, decidiu-se desenvolver o projeto do Clube de Xadrez em parceria com ONG Sociedade Cultural e Ambientalista Embrião de Alvorada/RS. O projeto será desenvolvido através de encontros semanais para estudo de táticas, das regras básicas do jogo, formação de novos enxadristas e jogos amistosos para socialização e lazer. Além disso, o Clube de Xadrez propõe a realização de torneios abertos ao longo do projeto para promoção do esporte, da socialização e do lazer entre a comunidade escolar e o público externo.
Coordenador: Jonas Francisco de Medeiros
Bolsista: Allan Toreti da Silva e Lucas Araújo Martins
Fomento: Edital IFRS nº 18/2022 – Apoio a Projetos de Extensão Voltados à Educação Física, Esportes e Lazer
(Projeto) Yoga no Campus! Saúde, inclusão e vivências
O yoga é uma prática milenar que possui diversas modalidades, mas todas elas promovendo a saúde e o bem-estar. O objetivo geral do projeto é promover vivências e experiências à comunidade interna, local e regional através da oferta da prática de Yoga, em sua concepção ocidental, que implica modos de pensar, agir e sentir, mais voltadas ao movimento. Espera-se atender à demanda social pela busca de qualidade de vida, em uma conjuntura pós pandêmica, aumento da pobreza e da desigualdade social e de uma geração adoecia por doenças mentais. As práticas serão presenciais, no campus Alvorada, semanais/quinzenais, de treze a cinquenta vagas, que são nossas limitações físicas do menor ao maior espaço físico, considerando, inclusive, espaçamentos de acordo com protocolos do Comitê de Crise – Covid 19.
Coordenadora: Kataliny Mercedes Gheno Azzolini
Bolsista: Luísa Helena Costa Alves Mariano e Luíza Vitória da Silva Garcia
Fomento: Edital IFRS nº 18/2022 – Apoio a Projetos de Extensão Voltados à Educação Física, Esportes e Lazer
PROJETOS E PROGRAMAS DE EXTENSÃO SEM FOMENTO
(Programa) Educação e Trabalho: O Programa Educação e Trabalho surge com intenção de formalizar a parceria que o IFRS Campus Alvorada e o Sindicato dos Municipários de Alvorada (SIMA), através do Escola de Gestão do SIMA, com o objetivo de cooperação para o desenvolvimento ações de Extensão que promovam formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, e no âmbito do Ensino, através da realização conjunta de atividades destinadas a Formação e Capacitação Profissional e Educação Continuada, contemplando todas as práticas relacionadas à aprendizagem no âmbito profissional, dentre elas, treinamento, desenvolvimento, qualificação, atualização, aperfeiçoamento, aprimoramento e educação, pautadas na práxis da educação popular, visando o desenvolvimento do território formal e não formal do município de Alvorada.
Coordenadora: Adriana Martins
(Projeto) Pedagogias da Encruzilhada: caminhos para uma pensar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008
Pedagogias da Encruzilhada: caminhos para uma pensar as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 é um projeto de extensão que tem como objetivo oferecer oficinas a docentes da rede municipal da cidade de Alvorada, a grupos comunitários, a Povos Tradicionais de Matriz Africana e à comunidade interna do IFRS campus Alvorada oficinas mensais com as seguintes temáticas, a saber: (i) racismo estrutural, religioso e o epistemicídio; (ii) cosmobiointeração nos terreiro; (ii) saberes ancestrais e o ensino; e (iv) práticas pedagógicas circulares. O objetivo é pensar caminhos para uma implementação mais efetiva das Leis 0.639/2003 e 11.645/2008, discutindo aspectos pedagógicos que contribuam para um trabalho efetivo de aplicação das leis, capacitando os cursistas, ou seja, mostrando possibilidade de se trabalhar as disciplinas da Educação Básica de forma conjunta com saberes ancestrais de Matriz Africana, abordando, por exemplo, a importância da circularidade e da ancestralidade para a cultura negra, sendo esse um movimento para se levar a uma Educação Antirracista.
Coordenador: Caroline de Castro Pires
(Projeto) Motivação Pré-vestibular Popular
Projeto de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), vestibulares de instituições de ensino superior privadas, e provas de ENCCEJA. Motivação é uma ação vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Alvorada. Trata-se de uma iniciativa de alunos oriundos de escolas públicas do município de Alvorada que ingressaram no ensino superior público recentemente. Estes, contam com o suporte de professores voluntários para a elaboração e desenvolvimento das atividades, todavia não há uma direção hierárquica. A coordenação é realizada pela divisão de tarefas discutidas entre alunos, professores e apoiadores que formam um Conselho Gestor. Cada membro possui autonomia para propor demandas que são debatidas e votadas em reuniões periódicas. O projeto visa preparar alunos para os processos seletivos supracitados em aulas que ocorrerão aos sábados, no IFRS Campus Alvorada, de acordo com calendário disponibilizado na primeira semana de aulas, sujeito a alterações quando estritamente necessário e após deliberado em reunião previamente convocada.
Coordenador: Marcos Santos Machry
(Projeto) Tópicos em Educação Antirracista
O projeto educacional apresenta-se como ação de extensão com o objetivo de dar formação a
professores, funcionários e alunos tanto da comunidade externa quanto do Campus Alvorada para a prática de uma educação antirracista. A partir de leituras escolhidas, buscaremos discutir temas e questões relativas ao racismo e à educação antirracista, tendo como ponto de partida textos de literatura brasileira de escritoras negras.
Coordenadora: Giselle Maria Santos de Araújo
(Projeto) Estação Com Vida Cidadã
A crise sanitária mundial provocada pela Covid-19 explicitou limites nos processos de organizar a vida e a saúde das pessoas e coletividades em escala global. No Brasil, os desafios impostos pela pandemia se somam à crise política que o país vive atualmente, além de suas históricas desigualdades sociais e econômicas. Fatores de vulnerabilidade como raça, classe, escolaridade, gênero e origem geográfica acabam por influenciar perfil o epidemiológico da Covid-19 no Brasil. Desta forma, enfrentar a pandemia no contexto brasileiro demanda pensar alternativas de cuidados de saúde que atentem para complexidade da vida nos territórios. Nesse sentido, este projeto tem como objetivo compreender e fomentar a participação social e as iniciativas de produção de saúde e de vida no território, sistematizando-as em uma perspectiva interseccional como educação permanente no enfrentamento à Covid-19, às iniquidades e às violências, intensificadas pela pandemia. Participar é um exercício de consciência crítica, é conhecer para intervir, é ser sujeito. É não aceitar a massificação que relega ao indivíduo uma posição de objeto. Diante deste cenário foi proposto o projeto de pesquisa Com Vida: Projeto Integrado de Estratégias Territoriais de Promoção e Educação em Saúde, Tendo como uma das estratégias para atingir os objetivos a criação da A Estação Com Vida Cidadã – um espaço que concentra os cursos e formações que serão oferecidos para os atores estatais e atores sociais.
Coordenadora: Ana Paula Gemelli
(Projeto) A importância da horta comunitária para um grupo de mulheres da comunidade do bairro Jardim Algarve durante a pandemia de covid-19
A Horta Comunitária localizada no bairro Jardim Algarve, no munícipio de Alvorada /RS, iniciou no segundo semestre de 2021. O espaço era uma área degrada e que servia como descarte de lixo. A comunidade no entorno, incomodada com a situação iniciou o processo de limpeza visando a construção de uma horta. O grupo é formado por homens, mulheres e crianças, apesar de que as mulheres tem presença majoritária no grupo. Essa movimentação, também serviu de pretexto para aos poucos voltarem ao convívio social, com os devidos cuidados sanitários e de proteção contra o contágio pelo vírus da Covid 19. A ideia de registrar a fala das mulheres que participam da horta, através de um documentário, surgiu pelo fato delas considerarem a horta como um espaço de convivência, de aprendizado e principalmente um espaço onde podem compartilhar suas subjetividades. O documentário propõe registrar essas falas que são carregadas de muito afeto, mas também de incertezas e muitas vezes de angústias e, que são compartilhadas entre as mulheres do grupo nas atividades da horta. Para muitas a “horta é uma terapia que ajuda aliviar as tensões do dia a dia.
Coordenadora: Rosemar Silva da Silva
CURSOS PRESENCIAIS
(Curso) Transparência, Fiscalização e Controle Social dos Recursos Públicos – INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 29/08/22
O curso introdutório Transparência, fiscalização e controle social dos recursos públicos objetiva a capacitação e orientação legal a conselheiros, lideranças comunitárias, servidores municipais e comunidade visando a qualificação dos agentes de fiscalização social dos recursos públicos municipais. A Escola de Gestão do Sindicato dos Municipários de Alvorada (Sima), em parceria com o Campus Alvorada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), está com inscrições abertas para o curso “Transparência, Fiscalização e Controle Social dos Recursos Públicos”. A capacitação é gratuita e é aberta a todos interessados, especialmente conselheiros ou futuros conselheiros, que realizam o acompanhamento do Controle Social. As aulas serão ministradas às quartas-feiras – de 31 de agosto a 5 de outubro de 2002 – das 18h30 às 22h30, na sede do Sima (Av. Wenceslau Fontoura, 105 – bairro Nova Americana – Alvorada/RS, próximo ao Ginásio Municipal).
Coordenação: Alaor Ribeiro de Souza
INSCRIÇÕES: formulário on-line (até 29 de agosto)
(Curso) Oficina de Libras para a comunidade – EM ANDAMENTO
A Oficina de Libras para para a comunidade, possui carga horária de 40 horas no total, sendo 20h por turma e visa contribuir para o conhecimento da Língua de sinais, seu foco é a capacitação para os conhecimentos básicos da Língua de sinais e o uso da LIBRAS. Será considerado satisfatório se a comunidade participarem ativamente das atividades demostrando interesse e assimilação dos conteúdos abordados.
Coordenadora: Karina Chaves de Lima
(Curso) Informática Básica– ENCERRADO
O Curso Básico em Informática oferecido pelo Campus Alvorada do IFRS tem o objetivo de fornecer treinamento básico no uso de computadores para pessoas que possuem pouca ou nenhuma experiência no uso de tais ferramentas. Os temas a serem trabalhados incluem: uso de dispositivos básicos de hardware do computador (mouse, teclado, monitor de vídeo, etc.), sistema operacional Windows, conceitos sobre Internet e suas ferramentas básicas (e-mail, redes sociais, etc.). O curso possui uma carga horária total de 33 horas.
Coordenador: Leonardo Vianna do Nascimento
(Curso) Manejo à ansiedade e crises emocionais em ambiente escolar
O Programa Estação ComVida Cidadã promove um curso voltado aos educadores, para o enfrentamento à crescente demanda de saúde mental que tem surgido no cotidiano escolar. O retorno presencial das aulas após dois anos de pandemia de Covid-19 trouxe consigo um outro desafio: como manejar as crises de ansiedade dos estudantes no ambiente escolar. Já se esperava que a pandemia do coronavirus teria como efeito secundário uma ‘epidemia’ de pessoas em sofrimento psíquico, resultado de um longo período de isolamento social, somado a morte ou adoecimento de pessoas próximas (amigos, familiares), além da vulnerabilidade econômica e social que estamos vivendo. Esse contexto produziu nas crianças e jovens uma ruptura abrupta na sua rotina, redução do convívio de pessoas da mesma idade, redução das atividades de lazer e socialização interferindo no seu ciclo de desenvolvimento. Diante deste cenário é importante que as instituições estejam preparadas para manejar situações que antigamente eram atípicas, mas que hoje se tornaram rotineiras e de grande incidência como as crises de choros, crises de ansiedade e autoagressão. A formação busca oferecer aos educadores uma compreensão destes fenômeno, ferramentas para manejar as situações, assim como planejar e executar ações de promoção de saúde e vida que possa tornar a escola mais acolhedora e um espaço de bem-estar.
Coordenadora: Márcia Fernanda de Méllo Mendes
EVENTOS
>> FEVEREIRO
14 a 17 /02/2022
Dialogando com a Comunidade: Perspectivas para um Curso de Produção Cultural: Debates de questões sobre a produção cultural local e também o ensino técnico integrado na área da cultura, com convidados com a finalidade de pensar a proposta de ensino técnico da produção cultural no arranjo local.
Coordenador(a): Daniel Bassan Petry
Saiba mais em https://ifrs.edu.br/alvorada/campus-alvorada-promove-o-evento-dialogando-com-a-comunidade-perspectiva-para-um-curso-de-producao-cultural/
>> ABRIL
05 e 06/04/2022
MEPEX 2022 (5ª edição – on line): A Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Alvorada reuniu projetos produzidos no campus e na comunidade acadêmica próxima, sendo parte integrante do percurso formativo dos discentes.
Coordenador(a): Daniel Bassan Petry
Saiba mais em https://ifrs.edu.br/alvorada/campus-alvorada-realiza-5a-mepex/
>> JULHO
06 a 08/07/2022
VI Jornadas de Semiótica e Culturas da Comunicação: O encontro teve o objetivo de ser um espaço – na modalidade híbrida – para discutir projetos de pesquisa dos integrantes do “Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação” (GPESC/UFRGS) e do “Grupo de Pesquisa em Sonoridades, Imagem, Materialidades da Comunicação e Cultura” (SIMC/IFRS). A VI Jornada de Semiótica e Culturas de Comunicação foi promovida pelo Campus Alvorada, pelo SIMC, pela Linha de Pesquisa Semiótica e Sonoridades (SemSono) e pelo GPESC, com apoio da Faculdade de Comunicação (Fabico) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCom), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Contato: [email protected]
CURSOS EAD
Libras para professores: conceitos sobre a Libras para Professores. O curso está organizado em 5 módulos, com textos e referências externas. Ao final de cada módulo, o cursista encontrará uma atividade avaliativa. O conteúdo foi elaborado originalmente para o curso de Formação Pedagógica de Professores não Licenciados das Escolas de Educação Profissional restrito a servidores do Seduc e que agora será ofertado de forma aberta. O curso tem carga horária de 40 horas.
Coordenadora: Renata Ohlson Heinzelmann Bosse
Primeiros Socorros para Profissionais de Saúde: visa desenvolver noções básicas sobre a evolução dos primeiros socorros, as atribuições do profissional de saúde, urgência e emergência, e como atender numa emergência. Ao final do curso espera-se que o aluno tenha aprendido a sobre como os profissionais de saúde devem lidar com os primeiros socorros. Atenção: este curso não habilita os profissionais para atuação em primeiros socorros, uma vez que são fornecidos apenas conhecimentos teóricos.
Coordenadora: Cristiane Esteves Dalla Costa
Saúde Ocupacional
O curso Saúde Ocupacional visa apresentar uma introdução à saúde ocupacional. Dessa forma, serão apresentados conceitos básicos de saúde ocupacional e seus riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, e programa de controle médico de saúde ocupacional. Ao final do curso espera-se que o aluno tenha noções básicas sobre saúde ocupacional.
Coordenadora: Cristiane Esteves Dalla Costa
Psicologia da Aprendizagem: visa proporcionar conhecimentos básicos sobre as teorias da aprendizagem e as abordagens do processo ensino-aprendizagem, incluindo concepções sobre problemas de aprendizagem e sobre processos de avaliação. Serão desenvolvidas noções básicas sobra as diferentes concepções epistemológicas referentes a aquisição do conhecimento. Pretende-se abordar de forma teórica e as principais abordagens teóricas da Psicologia relacionadas ao estudo da aprendizagem, estudando as história e conceituação da inteligência do ser humano e a teoria das múltiplas inteligências. Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de analisar o processo de ensino-aprendizagem a partir de diferentes teorias da aprendizagem.
Coordenadora: Cristiane Esteves Dalla Costa
Libras: Compreensão básica: visa introduzir o aluno no aprendizado da Língua Brasileira de Sinais. Serão desenvolvidas noções básicas para a compreensão da Libras. Pretende-se abordar de forma teórica e prática conceitos e termos da língua, para que os alunos possam compreender basicamente os conceitos e termos da Libras. O curso possui o enfoque na comunicação inicial, por isso, recomendamos que a cada aula prática, o aluno busque exercitar os sinais apresentados a cada aula. Ao final do curso espera-se que o aluno seja capaz de compreender minimamente uma sinalização básica em Libras. A recompensa de poder se comunicar em Libras com a comunidade surda prevalecerá.
Coordenadora: Renata Ohlson Heinzelmann Bosse
Programação Básica com Java I, Programação Básica com Java II e Programação Básica com Java III: tem o objetivo de ofertar uma formação introdutória ao desenvolvimento de software utilizando uma das ferramentas mais populares das últimas décadas: a linguagem Java.
Coordenador: Leonardo Vianna do Nascimento
Coronavírus: conceitos e cuidados: tem por objetivo promover formação para prevenção e controle do Coronavírus, principalmente no contexto da educação popular em saúde. Através da educação a distância, serão utilizados textos, sons, vídeos e demais recursos tecnológicos disponíveis relacionados à temática do Coronavírus, através de sala virtual, na plataforma Moodle.
Coordenadora: Sabrina Chapuis de Andrade
Psicologia aplicada à reabilitação: conhecimentos básicos sobre drogas; álcool e cigarro; emagrecedores, ansiolíticos e soníferos; dependências; dependente; prevenção e terapia. Ainda, serão desenvolvidas noções básicas sobre a doença mental e a psicologia da droga. Pretende-se também abordar a temática do papel da família na dependência, métodos de utilização
terapêutica e encaminhamentos possíveis.
Coordenadora: Cristiane Esteves Dalla Costa
Psicologia do trabalho: conhecimentos básicos sobre conceitos iniciais da psicologia do trabalho, competências organizacionais, comunicação e recrutamento, e doenças e segurança do trabalho.
Coordenadora: Cristiane Esteves Dalla Costa
Epidemiologia: visa proporcionar conhecimentos básicos sobre políticas de saúde no Brasil e definições; vigilância e investigação epidemiológica; saúde e trabalho; indicadores da saúde e segurança do trabalho. Coordenadora: Cristiane Esteves Dalla Costa