Exposição Marquei na Pele, de Bruna Abreu, reflete sobre as marcas da vida e modos de existência inscritas nos corpos de pessoas LGBTQI+

O projeto foi selecionado no edital de exposições da Galeria Aberta, especialmente voltado para a apresentação de trabalhos desenvolvidos por estudantes do IFRS Campus Alvorada

De 17 de setembro a 27 de outubro, acontece a exposição Marquei na Pele, da artista Bruna Abreu, integrando a temporada 2021 de exposições da Galeria Aberta, no IFRS Campus Alvorada. As ações são vinculadas ao projeto de extensão @galeria.aberta.ifrs e poderão ser acompanhadas no perfil @galeria.aberta.ifrs no Instagram.

Bruna Abreu é estudante do Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia (IFRS). É realizadora audiovisual, escritora, educadora social e tecnóloga em Produção Audiovisual (ULBRA). Entre seus interesses de pesquisa, estão a arte contemporânea, com ênfase em cinema, música, arte, política e sexualidade. Desde 2014 participa de projetos audiovisuais e fotográficos, dentre os quais se destacam Videoclipe Flow Alaba (Porto Alegre, 2020), Ensaio de uma Drag em quarentena (Alvorada, 2020), Ensaio Meu corpo minha morada (Alvorada, 2020), Videoclipe Não é um conto de fadas (Alvorada, 2017), Dois por Dois (Canoas, 2015), Social o filme (Alvorada, 2015), Liz e o último Bandeide (Canoas, 2014), Silêncio Preciso te entender (Canoas, 2013). Recebeu o prêmio SET universitário Melhor animação (2015).

O projeto Marquei na Pele lança reflexões sobre as características identitárias de sujeitos LGBTQI+ que, como marcas na pele e na vida, singularizam cada pessoa e seus modos de ser e que, ao mesmo tempo, são vistas pela sociedade preconceituosa como condenações. Através de um processo de ressignificação, a artista propõe uma série de palavras inscritas sobre a pele que comumente são utilizadas como ofensas e as transforma em um grito de resistência. Nas palavras da artista: “marcamos com tinta no corpo para dizer que não se pode apagar o que se é, não se pode modificar o que nascemos para ser e como estamos nos construindo ao longo do caminho”.

MARQUEI NA PELE • Bruna Abreu
27 de setembro a 17 de outubro de 2021
@galeria.aberta.ifrs

O projeto galeriaaberta•com foi contemplado no Edital IFRS 020/2021 – Apoio a Projetos e Programas de Extensão voltados à Arte e à Cultura.

Exposição MARQUEI NA PELE • Bruna Abreu
27 de setembro a 17 de outubro de 2021
@galeria.aberta.ifrs

Texto: Projeto “Galeria Aberta”