Início do conteúdo

Assessoria de Gênero e Sexualidade é criada no IFRS


Com o propósito de estimular, promover e fortalecer ações de ensino, pesquisa e extensão orientadas à temática da educação para a diversidade de gênero e sexualidade, o IFRS passa a contar com a Assessoria de Gênero e Sexualidade. Institucionalizada a partir de uma cooperação técnica parcial entre a Reitoria do IFRS e o Campus Osório, o trabalho da assessoria será conduzido pela professora Catia Eli Gemelli, do Campus Osório.

A Assessoria trabalhará de modo articulado e colaborativo para planejar ações de integração e fortalecimento institucional dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) e Núcleos de Ações Afirmativas (Naaf) do IFRS. O objetivo, também, é promover atividades como eventos, publicações,  campanhas e capacitações que incentivem o ensino, a pesquisa e a extensão nas áreas de atuação dos Nepgs e Naaf.

Para a professora Catia Eli Gemelli, a expectativa é de realização de um trabalho coletivo de fomento à educação em gênero e sexualidade, ciente do papel das instituições de ensino na construção de uma sociedade plural, igualitária e livre de qualquer tipo de discriminação.

É importante evidenciar que a Assessoria de Gênero e Sexualidade soma-se a outras duas já existentes: a Assessoria de Ações Afirmativas Inclusivas e Diversidade e a Assessoria de Relações Étnico-Raciais, na busca por uma instituição mais diversa e inclusiva.

A Assessoria de Gênero e Sexualidade encontra-se atualmente junto ao Escritório de Projetos do IFRS, com funcionamento híbrido (remoto e presencial) nas sextas-feiras, das 8h às 18h. O contato pode ser realizado por meio do e-mail [email protected].

 

Fim do conteúdo