Abertas as inscrições para a Febrace 2022

Os jovens cientistas matriculados nos cursos técnicos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) já podem se inscrever e submeter trabalhos na 20ª edição da mostra de projetos da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), maior evento do gênero no país.  Os projetos devem ser submetidos até o dia 03 de novembro de 2021 pela plataforma minha.febrace.org.br, nova plataforma de cadastro de projetos desenvolvida de acordo com as exigências estabelecidas pela nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A Febrace tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes do ensino básico pelas disciplinas científicas e de engenharia. Isso por meio do desenvolvimento de projetos de ciências investigativos, realizados pelos próprios jovens.

A edição 2022, será no formato híbrido, todos os projetos finalistas participarão de sessões de avaliação online e serão selecionados até 70 projetos de destaque para participação presencial em São Paulo. A realização da Febrace neste novo formato está condicionada aos protocolos sanitários recomendados pelas autoridades e órgãos públicos de saúde, por motivo de controle da Pandemia da Covid-19, em março de 2022.

IFRS na Febrace

Na última edição, o IFRS conquistou seis premiações, confira: Estudantes conquistam premiações na Febrace

Na edição de 2020, o IFRS conquistou cinco premiações, confira: IFRS conquista cinco prêmios em edição virtual da Febrace

Na edição de 2019, alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistaram nove premiações na 17ª edição da Febrace, entre os quais a consagração da professora Flávia Twardowski como ‘Professor Destaque’. Confira a matéria: IFRS conquista nove prêmios na Febrace.

Na edição de 2018, o IFRS conquistou sete premiações: IFRS conquista sete premiações na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

Entenda a Febrace

Na primeira etapa de seleção, centenas de professores universitários e pesquisadores de diferentes Universidades e Centros de Pesquisa do Brasil irão avaliar os inscritos e selecionar cerca de 500 projetos finalistas para participarem da apresentação e avaliação ao vivo via plataforma Zoom. A partir desta avaliação, serão indicados 70 projetos de destaque para participação, em março, na Mostra Presencial em São Paulo. Os critérios utilizados serão: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto ; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Durante as Mostras Virtual e Presencial os projetos de destaque serão avaliados, e identificados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria – esses contemplados com troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas também oferecerão prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais. Serão ainda selecionados nove projetos, cujos autores irão representar o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que em 2022 será realizada no mês de maio nos EUA.

A Febrace envolve, a cada ano, mais estudantes e professores no desenvolvimento de projetos investigativos. Em sua primeira edição, em 2003, foram enviados 300 projetos, e selecionados 93 finalistas. Mesmo diante das dificuldades e restrições impostas pela pandemia, em sua última edição, realizada em março de 2021, a Febrace envolveu diretamente mais de 28.650 estudantes de 27 unidades da Federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 74 feiras afiliadas. O evento, realizado à distância em função da pandemia, contou com a participação de 709 estudantes finalistas acompanhados por 482 professores orientadores/coorientadores.

Sobre a Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento pelos estudantes de projetos criativos, inovadores e significativos para eles e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que estudantes concebam e desenvolvam projetos investigativos.

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli-USP, tem o objetivo de estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Mais informações na página da Feira. Acesse