Volta às aulas 2023/2 | Estudante: confira informações para o início do 2° semestre do Campus Viamão

As aulas do 2° semestre letivo de 2023 no IFRS – Campus Viamão começam no dia 31 de julho para cursos do ensino médio integrado (EMI) e 01 de agosto para os cursos superiores e subsequentes, contando com oficinas, palestras e atividades para todos os estudantes.

As aulas dos cursos superiores e subsequentes terão início terça-feira, dia 01/08, no horário normal de aula (18h40). A aula inaugural irá começar com uma atividade cultural e será seguida por uma palestra sobre “Política de combate ao assédio do IFRS”.

As atividades de volta às aulas para o ensino médio integrado ocorrerão segunda e terça-feira, com o horário adaptado: das 9h às 11h30 para os alunos do turno da manhã, e das 13h30 às 16h para os alunos do turno da tarde.

As diferentes oficinas ocorrem no mesmo horário e têm limite de vagas, de modo que os estudantes deverão escolher uma oficina por dia para participar (não é possível participar da mesma oficina duas vezes).

Oficinas disponíveis no dia 31/07 para os alunos do turno da manhã:

Oficina 1: Alimentação Saudável (40 vagas)
Horário: 9h30 – 11h30
Os ministrantes da oficina são os bolsistas Gustavo, Patrícia, Pellegrini e Irany do projeto de extensão EcoViamão.

Oficina 2: Conversando sobre Direitos, Deveres, Democracia e Cidadania (40 vagas)
A ministrante da oficina será a Defensora Pública aposentada Cristiane Johann.

Oficinas disponíveis no dia 31/07 para os alunos do turno da tarde:

Oficina 3: Alimentação saudável (40 vagas)
Horário: 14h – 16h
Os ministrantes da oficina são os bolsistas do projeto de extensão EcoViamão Gustavo Spader, Patrícia Guardiola, Ricardo Pellegrini e Irany Arteche

Oficina 4: Conversando sobre Direitos, Deveres, Democracia e Cidadania (40 vagas)
Horário: 14 – 16h
A ministrante da oficina será a Defensora Pública aposentada Cristiane Johann.

Oficina 5: Como fotografar melhor com o celular (40 vagas)
Local: Sala 7
Horário: 14h – 16h
A ministrante da oficina será a professora e doutora Mérli Leal Silva, da Unipampa.

Oficinas disponíveis no dia 01/08 para os alunos do turno da manhã:

Oficina 6: Alimentação Saudável (40 vagas)
Horário: 9h30 – 11h30

Oficina 7: Conversando sobre Direitos, Deveres, Democracia e Cidadania (40 vagas)
A ministrante da oficina será a Defensora Pública aposentada Cristiane Johann.

Oficinas disponíveis no dia 01/08 para os alunos do turno da tarde:

Oficina 8: Alimentação saudável (40 vagas)
Horário: 14h – 16h

Oficina 9: Conversando sobre Direitos, Deveres, Democracia e Cidadania (40 vagas)
Horário: 14 – 16h
A ministrante da oficina será a Defensora Pública aposentada Cristiane Johann.

Oficina 10: Como fotografar melhor com o celular (40 vagas)
Local: Sala 7
Horário: 14h – 16h
A ministrante da oficina será a professora Mérli Leal Silva, da Unipampa.

Oficina 11: Construção de Círculos de Paz (15 vagas)
Local: Sala 117
Horário: 14h – 16h
Os ministrantes da oficina serão os professores Kataliny Azzolini e Vinícius Lousada  do IFRS Campus Alvorada e Edi Medianeira Pereira Costa da E.M.E.F. Padre Léo Seidel-Alvorada .

As vagas para cada oficina são limitadas, os alunos deverão preencher o formulário abaixo informando a oficina da qual irão participar em cada dia. Todos deverão se inscrever.

Formulário de inscrição para as oficinas: https://form.jotform.com/232057383557057

Reunimos aqui algumas informações que constam no Espaço do Estudante e que podem ser úteis nessa retomada do semestre letivo:

Horários e salas de aulas  Aqui você encontra os horários dos cursos, dos professores e a distribuição das salas de aula.

Assistência Estudantil – A Coordenadoria de Assistência Estudantil (CAE) oferece os apoios pedagógico, psicológico e social às questões escolares dos estudantes. Caso o/a estudante necessite de um desses serviços poderá se dirigir ao setor para o atendimento.

Registros Acadêmicos  A Coordenadoria de Registros Acadêmicos é responsável pela documentação acadêmica discente, pela emissão de documentos relativos à situação do estudante.

Calendário Acadêmico  No Calendário Acadêmico você encontra todas as informações sobre o Ano letivo.

> Guia do Estudante – Voltado para você estudante. O guia do aluno tem a finalidade de informar e orientar os alunos sobre o funcionamento dos sistemas e serviços do Campus Viamão.

Cadastro para estacionamento – Este é o formulário que deve ser preenchido por todos, que queiram utilizar o estacionamento TECNOPUC.

Passe Livre Estudantil Municipal  O PLEM é a sigla que se refere ao Passe Livre Estudantil Municipal, um benefício social para uso do transporte público municipal de Viamão.

> Contatos dos setores do Campus Viamão – Você precisa de alguma informação? Tem dúvidas? Os setores do campus estão a disposição para te ajudar e orientar nas diversas demandas que o estudante precisa. Entre em contato, agende e tire suas dúvidas.

Um bom retorno a todos (as)!