Vivências de alunos e servidores na Comunidade Mbyá Guarani

Alunos dos cursos técnicos integrados em Administração e em Meio Ambiente e do concomitante em Meio Ambiente, professores e técnicos-administrativos do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) realizaram, no dia 11 de abril, uma vivência na Comunidade Mbyá Guarani da Terra Indígena Jata’ity. O objetivo foi aprofundar os conhecimentos sobre a cultura Mbyá, através de diálogos e experiências na aldeia. Os estudantes e servidores puderam assistir e participar de atividades, como: roda de integração e apresentação de coral, exibição do documentário Nhemonguetá, degustação de pratos típicos, corrida com tora, exposições e comercialização de artesanato, cabo de guerra, arco e flecha, conversa com o cacique Vherá Guyrá, e um passeio guiado por trilhas que circundam a aldeia, chamado “Mbyá Jeguatá”, que significa o caminhar da pessoa Guarani pela mata.