Solicitações para Aproveitamento de Estudos e Certificação de Conhecimentos devem ser feitas até dia 27 de maio

De 16 a 27 de maio de 2022, estudantes do Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS), com matrícula ativa, podem solicitar Aproveitamento de Estudos e Certificação de Conhecimentos (Conhecimento Prévio) para os componentes curriculares dos cursos Técnicos Subsequentes (Administração, Serviços Públicos, Cooperativismo, Meio Ambiente), do curso Técnico Concomitante em Meio Ambiente, e dos cursos Superiores em Tecnologia (Gestão Ambiental e Processos Gerenciais), no semestre acadêmico 2022/1.

As solicitações deverão ser realizadas através do preenchimento de formulário on-line (Google Forms), cujos links estão disponibilizados abaixo, conforme o tipo de solicitação (AE ou CC):

Aproveitamento de estudos – https://forms.gle/QA6yuovH3G8VfLbf9

Certificação de Conhecimentos – https://forms.gle/a63eEkWp9qsTL81S7

Junto de cada um dos formulários on-line, encontram-se informações e orientações específicas relacionadas a cada uma destas solicitações.

Aproveitamento de Estudos – análise de equivalência entre componente(s) curricular(es) cursado(s) com aprovação anteriormente pelo estudante, e componente(s) curricular(es) do curso atual. Estes componentes curriculares cursados anteriormente com aprovação, devem ser no mesmo nível, ou maior, dos componentes curriculares para os quais se solicita a equivalência. Trata-se de uma análise de equivalência entre cargas horárias e conteúdos de componentes curriculares.
Documentos obrigatórios para análise:
I. Requerimento preenchido em formulário próprio com especificação dos componentes curriculares a serem aproveitados;
II. Histórico Escolar ou Certificado, acompanhado da descrição de conteúdos, ementas e carga horária dos componentes curriculares, autenticados pela instituição de origem.
Podem vir a ser solicitados outros documentos, adicionalmente, e mesmo solicitada uma certificação de conhecimentos, através de alguma avaliação.
Certificação de Conhecimentos –  Certificação de conhecimentos adquiridos através de experiências previamente vivenciadas, inclusive fora do ambiente escolar, com o fim de alcançar a dispensa de um ou mais componentes curriculares da matriz do curso.
Documentos obrigatórios:
II. Documentos que comprovem os conhecimentos dos estudantes.
Os resultados das solicitações serão enviados via e-mail, até a data de 10/06.

Observações:

– Para cada componente curricular para o qual se solicita AE ou CC, deverá ser enviado um formulário on-line, com a devida documentação comprobatória anexada.

– Os resultados das solicitações serão enviados via e-mail.

– Para fins de registro em histórico apenas os deferimentos / aprovações deverão ser inseridos em sistema acadêmico. As solicitações indeferidas serão arquivadas junto à pasta individual de cada estudante.

– Para a solicitação de Certificação de Conhecimentos:

< Os estudantes solicitantes serão informados via e-mail sobre o deferimento ou indeferimento da solicitação em sua fase inicial (análise da Coordenação de Curso).

< Os estudantes que tiverem suas solicitações deferidas na fase inicial, serão informados via e-mail sobre: data, horário, local, forma e instrumento de avaliação.

< No caso de ausência injustificada na avaliação, os solicitantes terão automaticamente a solicitação indeferida para a certificação de conhecimentos.

< Após as avaliações, os resultados serão informados via e-mail, de forma individual, para cada estudante solicitante, até o dia 10/06.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com [email protected]