Programa EcoViamão participa da semana EPT e de Ciência e Tecnologia em Brasília representando o Campus Viamão

O Campus Viamão, através do Programa Ecoviamão (Núcleo de estudos em Agroecologia e Produção Orgânica de Viamão e entorno), marcou presença, de 16 a 18 de outubro, na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), do Ministério da Educação (MEC), e na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O evento, que irá até o dia 22 de outubro, ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O projeto Cozinhas e Alimentação Saudável do EcoViamão, foi um dos 11 projetos expostos em um estande da instituição, no qual 11 estudantes e cinco servidores do IFRS estiveram envolvidos.

Para o estudante do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Gustavo Spader, que representou o Campus Viamão, participar desse evento foi muito mais do que uma simples interação acadêmica, foi uma jornada que expandiu horizontes, proporcionando um aprendizado significativo. “Essa experiência foi muito maior do que eu esperava. As trocas que tive com outros Institutos Federais (IFs) foram gigantescas. Aprendi sobre economia solidária, agroecologia e diversos saberes populares da região, coisas que eu nunca teria aprendido apenas dentro da sala de aula. Poder conversar com pessoas de outras regiões do Brasil, inclusive de comunidades tradicionais, foi incrível. Essas trocas ampliaram meu pensamento crítico sobre nossa realidade. Além disso, foi possível ver e entender as necessidades e desenvolvimentos tecnológicos específicos de cada região”, relata Gustavo.

Ele ressalta que “A sala de aula é importante, mas o mundo lá fora é uma sala de aula ainda maior. Aprendemos muito mais quando interagimos com o mundo, compartilhamos experiências e trocamos saberes. Isso não apenas enriquece nossa formação acadêmica, mas também nossa jornada pessoal”.

De acordo com o orientador do bolsista Gustavo, coordenador do Programa EcoViamão, professor Claudio Fioreze, “Trata-se em primeiro lugar de um reconhecimento do caráter inovador, popular e agroecológico de várias ações do Campus Viamão, entre elas o programa EcoViamão, por onde já passaram mais de 100 bolsistas nos últimos anos. Por outro lado, a participação de um representante destes bolsistas em eventos desta natureza significam um importante elemento pedagógico na formação de nossos alunos, qual seja a oportunidade de cotejar seus projetos e ações com centenas de outros desenvolvidos Brasil afora. Temos a convicção que nossos estudantes necessitam muito estar envolvidos com o território onde vivem e trabalham, com seus dilemas sociais, desafios econômicos e os enfrentamentos ambientais. Essa é nossa missão e nosso diferencial. Sem um forte trabalho de extensão tecnológica e cidadã, a formação fica incompleta”.

Gustavo Spader é bolsista do projeto Cozinhas e Alimentação Saudável, que faz parte do programa EcoViamão. Ele recebe bolsa, assim como outros 17 bolsistas. O programa também apoia investimentos e custeio, tais como equipamentos, utensílios e insumos para a qualificação dos espaços e da alimentação. São cinco cozinhas que estão sendo apoiadas: duas escolares (IFRS Campus Viamão e EE João Barbosa) e três Comunitárias (Casa da Sopa, Clube de Mães da Santa Isabel e Associação Cultural do Assentamento Filhos de Sepé). São três bolsistas nesta área: dois estudantes e uma consultoria externa.

Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Veja também: IFRS participa da semana EPT e de Ciência e Tecnologia em Brasília com 11 projetos – Instituto Federal do Rio Grande do Sul