IFRS ultrapassa 2 milhões de estudantes em cursos de extensão EaD

Em época de distanciamento social, pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo estão aproveitando para se qualificar cada vez mais sem sair de casa. De forma gratuita, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferta cursos de extensão na modalidade de Educação a Distância (EaD) e neste mês de abril de 2021, ultrapassou a marca de 2 milhões de estudantes em cursos EaD.

Conheça aqui o ambiente EaD do IFRS

A oferta dos cursos de extensão na modalidade EaD teve início em 2017 e atualmente são 150 cursos gratuitos. As cargas horárias variam de 20h a 90h. As opções estão distribuídas nas áreas de: Ambiente e Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Educação, Educação a Distância, Gestão e Negócios, Idiomas, Língua e Literatura, Informática, Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS, Produção Alimentícia, Recursos Naturais e Turismo e Hospitalidade.

Apenas em 2021, mais de 236 mil matrículas foram contabilizadas até o momento (início de abril). No ano de 2020, mais de 1,4 milhão de matrículas foram registradas, com grande crescimento desde meados de março, início da quarentena no Brasil devido à pandemia de Covid-19.

Sobre os cursos EaD do IFRS

As aulas são abertas a todos os interessados em novos conhecimentos ou em revisão de conteúdos (não é necessário ser estudante do IFRS) e ocorrem em ambiente virtual e gratuito. Não há classes presenciais ou com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso na hora que quiser. Ao término de um curso, se aprovado, recebe um certificado de conclusão.

As inscrições são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever, é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail.

Os novos estudantes têm até o dia  30 de junho de 2021 para se inscrever nos cursos oferecidos atualmente, podendo finalizá-los até 31 de julho. As inscrições e o ambiente dos cursos estão em: moodle.ifrs.edu.br. No próximo semestre, as inscrições deverão ser reabertas. Confira aqui também as perguntas frequentes sobre as inscrições e os cursos.