Início do conteúdo

IFRS passa a contar com política para consolidar e expandir a colaboração internacional


O Instituto Federal do Rio Grande do Sul publicou a sua Política de Internacionalização. Diretrizes, objetivos e indicadores para a consolidação e a expansão da colaboração internacional do IFRS estão contidos no documento, que foi aprovado pelo Conselho Superior (Consup) e publicado na Resolução nº 072/2021.

A Política tem o objetivo geral de promover a cultura de internacionalização entre a comunidade acadêmica. Entre as estratégias previstas no documento estão a elaboração de um plano de ações de internacionalização e a prospecção de parcerias com instituições estrangeiras para acordos de cooperação nos âmbitos do ensino, extensão, pesquisa, pós-graduação, inovação e gestão.

São citados também a elaboração ou revisão de normativas e fluxos voltados às ações de internacionalização; a divulgação e participação em editais de fomento voltados à internacionalização; e a elaboração de indicadores que permitam avaliar a implantação da política de Internacionalização.

A assessora de Assuntos Internacionais do IFRS, Viviane Campanhola Bortoluzzi, lembra que as oportunidades e mais informações podem ser acompanhadas na página da Assessoria de Assuntos Internacionais, no Portal do IFRS.

Saiba mais

A Política de Internacionalização do IFRS foi elaborada por um Grupo de Trabalho (GT) composto por representantes das Pró-reitorias de Ensino, Extensão e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e do Comitê de Extensão (Portaria nº 290/2020). A partir da consulta a Políticas de Internacionalização de outras instituições de ensino e discussões no grupo, foi elaborada uma minuta, submetida aos Comitês de Extensão e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e também aos coordenadores de Pós-graduação para contribuições. Posteriormente, o documento passou pelo Colégio de Dirigentes e pelo Conselho Superior.

 

Confira na íntegra a Política de Internacionalização do IFRS 

 

 

Fim do conteúdo