Estudantes promovem 5º Fórum de Gestão Ambiental no Campus Viamão

O 5º Fórum de Gestão Ambiental (Forumga) foi realizado em 8 de agosto, às 19h, no auditório do Campus Viamão do IFRS. Com o tema “Cidades Sustentáveis e Povos Tradicionais”, o evento, organizado pelos alunos da disciplina Vivência Ambiental III, debateu questões de relevância socioambiental local, o papel do gestor ambiental e os desafios do mercado de trabalho. Além disso, buscou difundir conhecimentos técnico-científicos, como tecnologias e práticas sustentáveis, para a comunidade interna e externa ao campus.

A programação iniciou às 18h30 com o credenciamento dos participantes. Às 19h, houve a abertura oficial, seguida de uma apresentação artística e cultural realizada pelo Grupo Afrocientistas. Às 19h30, a professora Renata Dias Silveira, do Campus Porto Alegre do IFRS, ministrou a palestra “As chuvas de maio no Rio Grande do Sul: de evento climático extremo a desastre ambiental”. Na sequência, às 20h30, Abner Willian Quintino de Freitas, fundador da startup Hopeful Brasil, abordou o tema “Povos tradicionais e indígenas na prevenção dos desastres: boas práticas ao Rio Grande do Sul” em sua apresentação.