Geral
Egressos do IFRS e comunidade externa podem participar na tomada de decisões do Instituto
Estudantes egressos e representantes da comunidade externa ligados a entidades e ao setor público podem participar do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). As candidaturas podem ser inscritas de 25 de novembro a 31 de janeiro de 2020.
O Consup é o órgão máximo do IFRS. Tem caráter consultivo e deliberativo e entre suas atribuições está: aprovar as diretrizes para atuação do Instituto Federal e zelar pela execução de sua política educacional; aprovar os planos de desenvolvimento institucional e de ação e apreciar a proposta orçamentária anual; aprovar o projeto político-pedagógico, a organização didática, regulamentos internos e normas disciplinares da instituição.
Sobre as candidaturas
Para concorrer à vaga de aluno egresso é necessário ter concluído pelo menos um curso no IFRS e não ter vínculo profissional ou estudantil com a instituição. No caso da comunidade externa, há oportunidade para representantes de três segmentos: entidades patronais; entidades dos trabalhadores; e setor público e/ou empresas estatais. A exigência é que o candidato não possua vínculo com o Instituto. Para todas as vagas, haverá um titular e um suplente.
O mandato tem duração de dois anos. Os conselheiros participam de sessões ordinárias, que ocorrem a cada dois meses em um dos 16 municípios onde estão instalados os campi do IFRS, além de sessões extraordinárias, solenes e especiais. Não são remunerados, mas recebem diárias como colaborador eventual para participar das sessões.
A inscrição deve ser enviada para a Secretaria do Conselho Superior, através do email [email protected], conforme detalhamento que consta no edital 61 e edital 62, disponíveis no site do IFRS (ifrs.edu.br), na aba Editais/Consup.