Edital entre IFs e Fapergs divulga projetos de pesquisa aplicada aprovados

Está publicado o resultado das ações aprovadas no inédito edital de Apoio a Projetos de Pesquisa Aplicada dos Institutos Federais em Parceria com Instituições Demandantes. A oportunidade é uma ação entre Institutos Federais gaúchos e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).

• Confira o resultado do Edital Fapergs e IFs gaúchos

Trinta e dois projetos do IFRS foram aprovados. Aproximadamente, R$ 640 mil serão destinados a bolsas para estudantes, custeio e investimento às ações selecionadas. Os campi de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Sertão, Vacaria e Viamão foram os que tiveram iniciativas aprovadas.

O edital visa aproximar a capacidade dos IFs de produzir conhecimentos das necessidades de empresas privadas e públicas, associações, cooperativas e escolas.

“Os projetos vão atender as demandas da sociedade gaúcha e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pessoas. Em meio a situação atual, em que passamos por inúmeros problemas, entre eles a falta de fomento para pesquisa, estamos concretizando o maior edital de apoio e fomento à pesquisa que já tivemos nos 11 anos de institutos federais”, explica Eduardo Girotto, pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pró-Graduação do IFRS.  “Também serão desenvolvidos diversos projetos que buscam amenizar os efeitos causados pela pandemia”, destaca o professor.

Girotto também ressalta o alinhamento entre o IFRS, IFFar e IFSul e a parceria da Fapergs, representado pelo professor Odir Antônio Dellagostin, diretor-presidente do órgão, que “valorizou e acreditou na capilaridade e qualidade da pesquisa desenvolvida nos Institutos Federais”, finaliza.