Campus Viamão vence Desafio Sustentável com arrecadação superior a 3 toneladas de resíduos eletrônicos

O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) venceu o Desafio Sustentável que mobilizou a comunidade acadêmica, no período de 5 a 30 de junho.  Finalizado nesta segunda-feira, dia 1º de julho, o objetivo do desafio foi coletar e fazer o descarte correto de resíduos eletrônicos nas unidades do IFRS, através da formação de equipes. Com o engajamento de alunos, servidores e comunidade externa, o campus arrecadou 3.380 quilos de resíduos eletrônicos, a maior quantidade total em peso (quilos) entre as unidades do IFRS participantes.

Para a integrante da equipe, professora Josiane Krebs, o Desafio Sustentável foi uma grande oportunidade de reflexão sobre a responsabilidade de cada um na preservação ambiental e na destinação correta dos resíduos. Josiane elogiou o envolvimento dos alunos e destacou aprendizados proporcionados pela experiência. “O resultado só foi possível pelo protagonismo dos estudantes que transformaram o desafio numa grande experiência pedagógica. Trabalharam de forma integrada, planejando e organizando as atividades, gerenciando conflitos e promovendo uma intensa troca de conhecimentos entre os eixos ambiental e de gestão e negócios. O desafio aproximou a instituição da comunidade, trouxe muita diversão e motivação para encerrarmos o semestre, e ainda abriu portas para futuros projetos e parcerias”.

Segundo o aluno do curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Viamão, José Heming, a participação do campus no Desafio estimulou a cooperação e a conscientização sobre o descarte correto dos resíduos. “A atividade envolveu alunos, servidores e comunidade externa e só vencemos pois todos colaboraram e se dispuseram a ajudar”.

Confira a arrecadação em cada campus participante:

• Campus Viamão – 3.380 quilos
  • Campus Ibirubá (foto em destaque) – 3.341,5 quilos
  • Campus Sertão – 1.545 quilos
  • Campus Porto Alegre – 1.416 quilos
  • Campus Bento Gonçalves – 262 quilos
  • Campus Rio Grande – 224,2 quilos
  • Reitoria – 145 quilos
  • Campus Canoas – 137 quilos
  • Campus Rolante – 100 quilos
  • Campus Farroupilha – 88 quilos
  • Campus Alvorada – 12,6 quilos

O material arrecadado será encaminhado para cooperativas ou pontos de coleta públicos dos municípios.

A premiação que o campus irá receber será simbólica: um troféu produzido pelo projeto de Extensão “E-lixo”, do Campus Sertão.

O Desafio Sustentável é uma iniciativa do Departamento de Comunicação do IFRS e Pró-reitoria de Extensão, e nos campi ficou sob a coordenação dos Departamentos/Setores de Extensão.

A ação vem ao encontro dos objetivos estratégicos do PDI (item 2.5) e, principalmente, é uma forma de engajar os estudantes e servidores em prol do meio ambiente e sustentabilidade, em uma ação inédita em âmbito institucional.