Início do conteúdo

Campus Viamão realiza colação de grau virtual do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental


O Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou nesta segunda-feira, dia 19 de julho, às 19h30, a colação de grau, por meio de webconferência, do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (CSTGA). O ato solene, transmitido ao vivo pelo Youtube do campus, contou com a participação de forma remota: do diretor-geral Alexandre Martins Vidor, do coordenador de Registros Acadêmicos, Dário Alberto Alves Bezerra, que secretariou o evento, do coordenador do curso Robson Garcia da Silva, da formanda e juramentista Amábile Cabral Ceolin e dos demais formandos Alexandre Daniel Lisch Quevedo, Alexandre Romanzini Alves, Frederico Veiga Schonwald, Kellen Oliveira de Freitas, Marc Neus e Scott Michael Apolinario Ortiz.

Durante o discurso, a oradora Kellen agradeceu aos familiares, professores, diretor e a todos os colaboradores do campus. Ela citou a alínea a, do princípio I da Carta da Terra, que é: respeitar e cuidar da comunidade de vida. “Aceitar  que,  com  o  direito  de  possuir,  administrar  e  usar  os recursos  naturais,  vem  o  dever  de  prevenir  os  danos  ao  meio ambiente  e  de  proteger  os  direitos  das  pessoas”.  E continuou: “Nós gestores ambientais aceitamos esse compromisso, quando escolhemos nossa profissão e quando tomamos consciência da grande responsabilidade que temos pela frente”. 

O coordenador do curso ressaltou que a colação de grau, mesmo não ocorrendo de forma presencial como é feita tradicionalmente, é um momento de comemoração. “Vamos celebrar a nossa resiliência em tempos tão difíceis. Vamos celebrar a superação dos muitos desafios que nos foram impostos. Todos sabemos do esforço de cada um de vocês para chegar até aqui e imaginamos o quanto seus familiares e amigos também os ajudaram nessa jornada. O caminho de vocês no curso já foi traçado e aqui vocês estão. Agora olhem para frente, planejem a jornada de vocês e saibam que estaremos sempre à disposição. Nosso muito obrigado”.

Vidor destacou que em 2020, o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Viamão recebeu nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), sendo o único CSTGA a obter o conceito 5 no Rio Grande do Sul. E fez um pedido especial aos formandos: “Divulguem tudo que se ensina e tudo que se pratica na instituição. Que a gente deve respeitar a ciência e deve valorizar uma educação pública, gratuita de qualidade. Vocês são formandos de um curso nota 5. Nós somos o campus mais novo do IFRS e somos nota 5, na nossa primeira avaliação. Vocês hoje representam a nota máxima no ensino superior brasileiro e a nota máxima no Estado do Rio Grande do Sul. E por isso, parabéns a cada um e cada uma de vocês que literalmente escreveram essa história. A instituição estará sempre de braços abertos para vocês”.

Participaram da organização do evento: o coordenador substituto de Tecnologia da Informação, Richard Roos Cechin e a jornalista Alessandra Aragon Nevado.

 

 

Leia também:

Campus Viamão conquista nota máxima no curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental em avaliação do MECPublicado em 10 de dezembro de 2020

Campus Viamão recebe nota máxima do Enade no curso superior de Tecnologia em Gestão AmbientalPublicado em 21 de outubro de 2020

 

 

 

Fim do conteúdo