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Campus Viamão recebe nota máxima do Enade no curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental


O curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (CSTGA) do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), sendo o único CSTGA a obter o conceito 5 no Rio Grande do Sul (RS). O resultado dos indicadores de curso referente à edição 2019 foi divulgado nesta terça-feira, 20 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O RS teve um total de 592 cursos avaliados e apenas 6,25% obtiveram nota cinco. Dos 37 cursos com a nota máxima, 29 são de instituições públicas federais. Dos 13 cursos participantes no IFRS, o de Gestão Ambiental do Campus Viamão foi destaque, juntamente com o curso de Engenharia Mecânica do Campus Rio Grande, que também obteve a nota cinco.

A avaliação no Campus Viamão foi realizada com os 21 concluintes da primeira turma do CSTGA, que teve início em 2017. Segundo o relatório, 75% deles afirmaram que “foram oferecidas oportunidades para os estudantes participarem de programas, projetos ou atividades de extensão universitária”, 73,9% deles responderam que “foram oferecidas oportunidades para os estudantes participarem de projetos de iniciação científica e de atividades que estimularam a investigação acadêmicas” e para 73,9% “o curso possibilitou aumentar sua capacidade de reflexão e argumentação”. No Brasil, os percentuais respectivos ficaram em: 42,5, 37,8 e 56,6.

Para a tecnóloga em Gestão Ambiental Diovana Fortes, participar do Enade foi uma grande responsabilidade. “Sabíamos que daríamos a primeira nota para o curso, então todos nos esforçamos, o que resultou na nota máxima. Nós tivemos os melhores professores e servidores, engajados e extremamente dedicados e competentes que fizeram toda a diferença na nossa formação. Não faltaram oportunidades de atividades extracurriculares, bolsas de ensino, pesquisa e extensão e disponibilidade dos professores”.

A egressa do curso, Francielle Vargas contou como foi fazer parte da avaliação. “Foi uma ótima experiência, pois além de medir a qualidade do ensino das instituições públicas e privadas, o exame permite que os acadêmicos testem seus conhecimentos e exerçam um papel fundamental nesse processo. Destaco que o engajamento dos docentes e discentes foi fundamental para obtenção desse resultado”.

Julio Rolhano, egresso do CSTGA, falou sobre como acredita que o curso obteve esse desempenho. “Este resultado só foi possível devido à excelente qualificação dos nossos professores e as ótimas condições ofertadas pelo campus aos alunos, tornando o ambiente de estudo atrativo e de qualidade. O conceito 5 do Enade, juntamente com o conceito 4 do curso do INEP/MEC, podem fazer a diferença para os alunos na busca de uma vaga no mercado de trabalho”.

De acordo com o coordenador do curso, professor Robson da Silva, o relatório do Enade evidenciou que os estudantes do curso obtiveram as melhores notas do Brasil, na área de gestão ambiental. “Com certeza esse excelente desempenho dá um orgulho muito grande para toda comunidade do Campus Viamão. Segundo os próprios estudantes no relatório, o curso favoreceu a articulação do conhecimento teórico com atividades práticas, a formação integral e o desenvolvimento do conhecimento ético para o exercício profissional. Nós, servidores, estamos muito felizes com esse resultado, porque isso é um reconhecimento da competência de um trabalho coletivo e integrado de educadores e estudantes que possuem muita força de vontade”.

O diretor-geral do campus, professor Alexandre Vidor, ressaltou os fatores que, segundo ele, fizeram com que o curso tenha recebido o maior conceito do Rio Grande do Sul para Gestão Ambiental. “É reflexo da qualidade da formação cidadã e profissional do conjunto de estudantes. É reflexo da excelente capacidade e desempenho de uma equipe de educadoras e educadores firmemente comprometidos com uma educação transformadora e inclusiva. É reflexo de pertencimento institucional. Podemos afirmar, sem medo de errar, que em Viamão formamos os melhores, entre os melhores, em Gestão Ambiental, do Rio Grande do Sul e do Brasil.

 

Saiba mais

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O exame foi operacionalizado por meio de três instrumentos: dois questionários (Questionário de Percepcão sobre a Prova e Questionário do Estudante) e uma prova. A finalidade da aplicação do Questionário do Estudante foi a de compor o perfil dos estudantes, integrando informações do seu contexto as suas percepções sobre a Instituição de Ensino Superior (IES). A prova apresentou um componente de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico de cada área.

A cada ano o Inep avalia cursos de determinadas áreas. Na última edição, as áreas avaliadas foram Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde; no bacharelado. E Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança; para cursos superiores de tecnologia. A prova é composta por 40 questões, das quais dez são de Formação geral e 30 de conhecimento específico.

O MEC e o Inep também divulgaram o resultado do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Esse indicador analisa o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes. Para isso, é feita uma análise das notas dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Enade. O IDD leva a uma análise de quanto o ensino superior contribuiu para a formação do estudante em comparação com o que ele apresentava quando entrou na universidade.

Acesse os resultados do Enade 2019

 

Sobre o Campus

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito que se propõe a fornecer ensino humanizado, crítico e cidadão. Oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão.

No total, são cerca de 27 mil alunos e 200 opções de cursos (confira aqui). Tem aproximadamente 1.150 professores e 990 técnicos-administrativos.

Atualmente, o Campus Viamão oferta dois cursos superiores – Tecnologia em Gestão Ambiental e  Tecnologia em Processos Gerenciais; dois cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio – Administração e Meio Ambiente; e três cursos técnicos nas modalidades subsequentes – Administração, Meio Ambiente e Serviços Públicos. No IFRS -Campus Viamão são atendidos mais de 600 estudantes nos cursos regulares.

 

Leia também: Cursos do IFRS conquistam nota máxima no Enade 2019

 

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