Informações sobre a retomada do Calendário Acadêmico do Campus Viamão

O Campus Viamão do Instituto Federal (IFRS) irá retomar, no dia 19 de abril de 2021, o Calendário Acadêmico através da oferta de ensino remoto. A decisão foi deliberada através de reunião do Conselho do Campus Viamão (Resolução Nº1/2021), considerando as diretrizes da Resolução Nº15/2021 do Conselho Superior do IFRS e após debates com a comunidade acadêmica. As aulas dos cursos Técnicos e Superiores terão início no dia 26 de abril e ocorrerão, em função da pandemia, integralmente no formato de ensino remoto, por meio de atividades síncronas e assíncronas no ambiente virtual de aprendizagem utilizado pelo IFRS, o Moodle.

Datas importantes:

• 19 a 21/04 – Rematrículas on-line.
  • 22 e 23/04 – Reuniões de colegiados e de pais e responsáveis pelos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, para retomada do calendário 2020.
  • 26/04 – Semana de Ambientação e início das aulas para os cursos Técnicos e Superiores.

Para os cursos Técnicos Subsequentes e Superiores (de organização curricular semestral), o Calendário Acadêmico correspondente a 2020/1 contará com 20 semanas letivas, iniciando em 26 de abril de 2021, com conclusão em 31 de agosto de 2021. O Calendário Acadêmico correspondente a 2020/2 conterá 20 semanas letivas, com início em 22 de setembro de 2021 e final em 28 de janeiro de 2022, ambos os períodos, excluídos o tempo reservado para os exames.

Para os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, o Calendário Acadêmico correspondente a 2020 contará com 20 semanas letivas, iniciando em 26 de abril de 2021 com término em 31 de agosto de 2021, integralizando o total de carga horária correspondente a cada ano do integrado. O Calendário Acadêmico correspondente a 2021 conterá 20 semanas, com início em 22 de setembro de 2021 e término em 28 de janeiro de 2022, integralizando o total de carga horária correspondente a cada ano do integrado, ambos os períodos com suplementação de carga horária no turno inverso.

Cadastro de estudantes que necessitem de Auxílio Inclusão Digital

Para ajudar os estudantes no acesso às atividades remotas, foi aberto um novo edital de auxílio à inclusão digital. Serão destinados chips com pacote de dados para acesso à internet, na modalidade Programa Alunos Conectados do Ministério da Educação. As inscrições vão até 5 de maio. O link e mais esclarecimentos podem ser consultados no Edital IFRS 032/2021.

Auxílios Permanência e Moradia

Foi publicado no dia 13 de abril, o Edital Nº 4/2021 – Dos auxílios permanência e moradia do período letivo 2020/2021. O estudante que já recebe o Auxílio Estudantil não necessita nova inscrição. Com a retomada do Calendário Acadêmico, a manutenção dos auxílios dependerá da rematrícula (que deve ser feita de 19 a 21/04) e da realização das atividades escolares pelo estudante. O ingressante através do Processo Seletivo 2021 deve fazer a inscrição na etapa 2 do edital, de 26/04 a 24/06/21. Informações: ifrs.edu.br/viamao/publicado-o-edital-dos-auxilios-permanencia-e-moradia-do-periodo-letivo-2020-2021

Confira:

> Calendário Acadêmico do Campus Viamão

> Resolução Nº 2, de 5 de abril de 2021

>Resolução Nº1, de 9 de março de 2021

O que significa a retomada do calendário acadêmico?

A retomada do calendário acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais, essas seguem sem previsão de retorno. Com a retomada do calendário acadêmico, serão ofertadas aulas por ensino remoto para os estudantes de cursos técnicos e superiores. O formato é semelhante ao das APNPs, mas será retomado o registro de frequência e as avaliações nos sistemas acadêmicos utilizados no IFRS.

O que vai mudar com o ensino remoto, em relação às APNPs?

As APNPs eram opcionais aos estudantes do IFRS. Com as aulas de ensino remoto, a partir da retomada do calendário acadêmico, todos os estudantes matriculados devem acompanhar as disciplinas. Caso não consigam, poderão entrar em contato com a coordenação do seu curso ou direção de Ensino, que buscarão alternativas técnicas e pedagógicas para as dificuldades enfrentadas. Os alunos podem ainda solicitar o trancamento da matrícula, se assim desejarem.

Quando as aulas presenciais voltarão?

Com as incertezas do atual cenário de pandemia, não é possível responder essa questão. O IFRS vem acompanhando os boletins epidemiológicos e as orientações das autoridades de saúde para a tomada de decisões, via Conselho Superior, tendo como premissa a preservação da saúde de sua comunidade. Enquanto a pandemia representar risco aos professores, técnicos administrativos, estudantes e seus familiares, as atividades seguirão sendo ofertadas remotamente.