Estudantes recebem nesta terça-feira (19) o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho 2021

Prêmio Jovem Talento Científico

As estudantes pesquisadoras do Campus Osório Laura Drebs e Victórya Leal recebem nesta terça-feira, 19 de outubro de 2021, o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho 2021. O evento é promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), através do programa Educar para Inovar, em parceria com a Secretaria de Educação do RS e a Fapergs.

A cerimônia pode ser acompanhada ao vivo pelo Facebook da Sict,  a partir das 19h. Serão premiados estudantes que se destacaram em olimpíadas do conhecimento e competições científicas no Estado.

As jovens Laura e Victórya serão agraciadas, respectivamente, pelos projetos de pesquisa ‘Fidere: Desenvolvimento de um App de Economia Circular voltado aos brechós e associações do Litoral Norte gaúcho’ e ‘BioStretch: síntese de polímero a partir de resíduos agroindustriais’. Ambos estudos são orientados pela professora Flávia Twardowski, com coorientação do docente Claudius Soares.

> Conheça os projetos:

O ‘Fidere: Desenvolvimento de um App de Economia Circular voltado aos brechós e associações do Litoral Norte gaúcho’ buscou uma solução para alavancar a economia circular de brechós e associações da região do litoral norte gaúcho.

Realizou o mapeamento de 35 brechós e quatorze associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Tramandaí. O primeiro resultado foi a criação de um aplicativo de celular (app) inovador no mercado internacional tecnológico, com o modelo de testes disponível no Google Play, e que funcionará como uma loja virtual.

Já o ‘BioStretch: síntese de polímero a partir de resíduos agroindustriais’ desenvolveu um filme plástico biodegradável, flexível e com fina espessura a partir de resíduos da indústria, do processamento de milho e da beterraba.

O projeto apresenta relevância ambiental, social e científica por cumprir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, proporcionando uma alternativa para a substituição dos plásticos sintéticos convencionais a partir de recursos renováveis que levam menos tempo para se degradar e não causam malefícios ao ambiente.