Projeto de pesquisa Fidere conquista mais uma premiação máxima em evento científico

Projeto premiado com ouro

A participação do projeto ‘Fidere: Desenvolvimento de um App de Economia Circular focado nos brechós e associações do Litoral Norte gaúcho’ no evento Infomatrix Brasil encerrou com medalha de ouro. Esta é a terceira premiação máxima obtida pela pesquisa, que neste ano também conquistou primeiro lugar na Febrace e na FBJC.

Relembre nas matérias:

> Estudantes conquistam premiações na Febrace, com destaque de melhor projeto do RS e credenciamento para evento internacional

> Projetos do campus conquistam oito premiações na FBJC

Com a conquista do ouro, o projeto recebeu a premiação mais alta do evento: credenciamento para Infomatrix Mundial World Final, que ocorrerá em 2022 em Jalisco, no México. Desenvolvido pela estudante Victórya Leal e orientado pela professora Flávia Twardowski, com coorientação do docente Claudius Soares, o estudo buscou uma solução para alavancar a economia circular de brechós e associações da região do litoral norte gaúcho.

Para isso, realizou o mapeamento de 35 brechós e quatorze associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Tramandaí. O primeiro resultado foi a criação de um aplicativo de celular (app) inovador no mercado internacional tecnológico, com o modelo de testes disponível no Google Play, e que funcionará como uma loja virtual.

A estudante comemorou nas redes sociais a conquista, destacando o papel da ciência e da orientadora do projeto na sua vida: “Me transformou. Gratidão eterna por ter encontrado no desejo de mudar o mundo, a minha maior paixão. Obrigada professora Flávia Twardowski por ter acreditado em mim. Por me acolher. A senhora sabe que o amor, a gratidão e a admiração são imensuráveis!”.

O evento Informatrix Brasil é organizada pela Sociedade Latinoamericana de Ciência e Tecnologia (SOLACYT), com o apoio da International Informatics Project Competition (INFOMATRIX) e a Organização Iberoamericana de Ciências. Em sua sétima edição, foi realizado na modalidade virtual, no período de 23 a 26 de setembro de 2021, e é uma eliminatória continental oficial para a World Final, também promovida pela SOLACYT.