Três pesquisas recebem seis reconhecimentos na 35º Mostratec

Pesquisas Premiadas na Mostratec

O Campus Osório recebeu seis premiações na 35ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorreu de forma virtual de 9 a 11 de dezembro de 2020. Foram apresentadas cinco pesquisas desenvolvidas por estudantes do campus. Dentre os reconhecimentos, foram obtidos 2º e 3º lugares, credenciamentos para eventos nacionais e prêmios especiais.

O projeto ‘Desenvolvimento de um app voltado às inter-relações femininas: uma análise e mapeamento sobre os brechós e associações do Litoral Norte Gaúcho, desenvolvido pela estudante Victórya Leal, ficou com o 2º lugar na área de História e Ciências Sociais e recebeu credenciamento para a edição de 2021 da Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC). O estudo, orientado pela professora Flávia Twardowski, busca alavancar a economia circular de brechós e associações da região do Litoral Norte gaúcho através do desenvolvimento de um aplicativo, visto que os brechós ganharam novos significados com a Era Digital, enquanto as associações femininas vêm demonstrando grande afinidade com a ideia de sororidade, ou seja, mulheres que se veem como próximas e cooperam entre si.

O 3º lugar na área de Química e Bioquímica, credenciamento para participar da Mostra Internacional Científica e Cultural, no Rio Grande do Norte, e o Prêmio Unisinos à Inovação Tecnológica foi direcionado para a pesquisa ‘Síntese de bioplástico dos resíduos do sabugo de milho e casca de beterraba’. Desenvolvido pela estudante Laura Nedel Drebes, e também orientado por Flávia Twardowski, com coorientação do docente Cláudius Soares. O trabalho realizou a síntese de filmes biodegradáveis a partir do sabugo de milho e a casca da beterraba para colaborar com uma solução para os problemas decorrentes do descarte exacerbado de resíduos plásticos e resíduos agroindustriais no meio ambiente.

O trabalho ‘Atividade antifúngica dos extratos de Allium sativum sobre os fungos causadores da Sigatokas’, da estudante Amanda de Lorenzi Borges, recebeu o Prêmio Liberato Científica. Orientado pela docente Flávia Twardowski, tem como objetivo buscar alternativas naturais a partir de culturas presentes no estado para promover o controle da doença denominada Sigatokas, que atuam necrosando as folhas da bananeira. No caso específico utiliza o alho.

Também foram apresentados no evento os projetos ‘Desenvolvimento de polímero biodegradável a partir dos resíduos agroindustriais da uva, da estudante: Amanda Ribeiro Machado e orientado por  Flávia Twardowski e ‘ZOODEX: uma enciclopédia biológica interativa’, dos estudantes Maysa Silva Rosa, Rafael Lopes da Silva e Yuri Fernandes Gomes, orientado por Lisiane Zanella e coorientado por Cláudius Soares e Bruna Flor da Rosa.

O primeiro busca uma alternativa para a poluição causada pelos polímeros sintéticos através da produção biotecnológica de um polímero biodegradável, utilizando o resíduo da produção de suco de uva. Já o intuito do segundo é aproximar os habitantes da região do Litoral Norte do conhecimento biológico das espécies locais por meio de um aplicativo móvel interativo (APP).

Sobre a Mostratec

O evento é destinado para a apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Neste ano, a maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul ocorreu em edição virtual, com mais de 200 projetos finalistas em 14 áreas de pesquisa científica.