Docente compartilha conhecimentos e práticas com colegas da região

Aline De Bona se destaca capacitando docentes

Compartilhar conhecimentos está na essência do trabalho de todo professor. Mas há quem se destaque na arte de  trocar experiências, vivências e práticas para aprimorar o trabalho de quem também ensina. A professora de Matemática Aline De Bona, do Campus Osório, é reconhecida na região por sua atuação em atividades de formação de educadores. Ela já perdeu as contas de quantos encontros protagonizou, mas sua fala dá uma certeza: ensinar é sua grande paixão!

Para ela, ser professora é ressignificar-se a cada momento, a cada nova sala de aula, a cada nova atividade, assim como uma criança com um brinquedo ou amigo novo: “Cada encontro é uma oportunidade única de aprender e compartilhar saberes, desde os teóricos de pesquisas, até de experiências e práticas docentes. Me realizo, pois entendo que, como pesquiso sobre formação docente desde 2008, é meu dever contribuir com a área da educação e com os colegas. É só alegria como sempre digo!”.

No site do Campus Osório há registros desde 2011 de atividades de formação pedagógica ofertadas por ela. Em 2021, a docente já participou dos eventos de recepção do ano letivo dos educadores das escolas Cordeiro de Farias, em 19 de fevereiro, e  Albatroz, em 5 de março, ambas de Osório. O tema das palestras, necessário e atual: ‘A adaptação educacional sensível frente a complexidade’. Tudo em formato virtual – situação forçada pela pandemia do novo coronavírus, mas que Aline De Bona tira de letra, já que sua formação perpassa também pela área de tecnologia, pois é doutora em Informática na Educação.

Ana Carolina Ferri da Silva, diretora da Escola Cordeiro de Farias, destaca que o encontro trouxe a debate questões que as fizeram refletir: “Redirecionaram o nosso olhar para essa nova realidade, o ensino híbrido, competências socioemocionais, relação família-professora-escola. Um desacomodar reflexivo, necessário e imprescindível para a nova realidade que se apresenta”.

A docente promove também cursos de extensão abertos ao público externo e voltados para professores e estudantes de matemática. Um deles, inclusive, está em sua segunda edição e é oferecido no ambiente virtual do IFRS: Matemática em Diferentes Contextos. Envolve sempre nas suas ações colegas da área, estudantes e bolsistas, incentivando-os a também compartilharem seus conhecimentos e práticas. Muitas dessas experiências são registradas em livros – uma forma de eternizar as vivências e também fazê-las chegar a mais pessoas. A obra mais recente é ‘Projeto – Práticas investigativas para a verdade matemática no Ensino Médio’, lançada no ano passado com fomento interno do IFRS.

Claudius Jardel Soares, diretor de Extensão do Campus Osório, ressalta o trabalho desenvolvido pela docente com as outras redes públicas do Litoral Norte gaúcho: “É de extrema relevância e de muita qualidade, sempre! Já tive a oportunidade de acompanhar algumas das inúmeras ações (rede municipal/estadual e fundamental/médio) e considero um diferencial no Campus Osório. O propósito é o mesmo em qualquer rede: qualificar a nossa combalida educação e atingir o maior número de estudantes”.

Para a diretora de Ensino, Rafaela Fetzner Drey, é sempre um alento ouvir os relatos emocionados sobre o trabalho tão lindo e importante desenvolvido por Aline De Bona na formação continuada de professores no litoral. “Certamente, ela tem um papel fundamental em nossa missão como instituição aqui na região. Que bom que a comunidade pode contar com o IFRS – Campus Osório através dela, pois tenho certeza de que isso faz muita diferença na vida desses professores!”, enfatiza.