Campus Osório tem dois livros produzidos com edital de apoio do IFRS

Livros produzidos com fomento interno

As obras ‘Filmes Nacionais no Instituto Federal’ e ‘Projeto – Práticas Investigativas para a verdade matemática no Ensino Médio’, produzidas por servidores do Campus Osório, estão entre as 15 contempladas com apoio no Edital de Auxílio à Publicação de Produtos Bibliográficos (Nº36/2020) do IFRS.

A iniciativa da Proppi, por meio do Setor de Publicações, teve por objetivo apoiar a publicação científica e tecnológica de autoria de servidores do IFRS, de modo a aumentar a circulação dos produtos bibliográficos – livros e ebooks – com vínculo institucional.

‘Filmes Nacionais no Instituto Federal’ tem como autor o professor Dudlei Floriano de Oliveira, de Literatura e Letras. Voltado ao público de docentes dos Institutos Federais e do Ensino Médio em geral, a obra traz uma coletânea de filmes nacionais, selecionados por sua diversidade e relevância, acompanhados de sinopses e propostas de abordagens em sala de aula, respeitando sua obrigatoriedade pela LDB.

Dudlei conta que, durante a escrita do livro, realizou uma pesquisa com professores e, embora a maioria se mostre disposta a usar filmes nacionais, a maioria não sabia da existência desta lei. “Além disso, muitos acreditavam ser difícil de colocar a lei em prática, seja por conhecem poucos filmes ou por não conhecerem filmes nacionais que tenham potencial pedagógico com suas respectivas disciplinas” – destacou.

Já o livro ‘Projeto – Práticas investigativas para a verdade matemática no Ensino Médio’ é resultado do projeto de pesquisa homólogo e tem como autores os professores Aline Silva de Bona, Fernando Rodrigues de Oliveira e Guilherme Ferreira Monteiro e os estudantes Bruno Ferreira da Luz e Jenifer Cassandra da Silva Oliveira, todos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Osório. A obra explora demonstrações e provas matemáticas nas aulas da Educação Básica, com foco prioritário no Ensino Médio.

Segundo seus autores, reúne reflexões e metodologias para o ensino de Matemática a partir das demonstrações, de modo que “os estudantes compreendam a Matemática como uma construção humana dedutiva e indutiva, e não como mera decoração e aplicação de fórmulas que, em muitos casos, são reproduzidas de foram estritamente mecânica”.  Voltada a docentes, estudantes e leitores interessados no tema, a obra dialoga com os conceitos estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para o diretor de Pesquisa do Campus Osório, Marcelo Vianna, a importância dessa iniciativa é por viabilizar a publicação de obras que irão circular entre a comunidade escolar e contribuir para o aprimoramento de suas práticas. Ele destaca também o empenho dos colegas do campus: “Mesmo com o tempo exíguo, os autores lograram organizar e editorar suas obras, sendo importantes meios de divulgação da indissociabilidade entre Pesquisa, Extensão e Ensino nas práticas do IFRS. Esperamos para 2021 novos editais para incentivar novas obras”.

Em breve, a obra sobre os Institutos Federais ficará disponível para download no site da editora, enquanto exemplares impressos da obra da área da Matemática integrarão o acervo da Biblioteca Professora Tina Hatem, do Campus Osório.