Início do conteúdo

Campus Osório inaugura laboratórios e biblioteca


Espaços foram inaugurados com a presença de autoridades e convidados

Na quinta-feira, 13 de outubro de 2022, o Campus Osório realizou solenidade para marcar oficialmente a inauguração do Laboratório Windmaker, do Laboratório de Ciências Marie Sklodowska Curie e da Biblioteca Professora Tina Hatem. Autoridades civis, acadêmicas e convidados participaram do evento, que iniciou no auditório e seguiu com o descerramento das placas de inauguração em cada um dos espaços.

O público foi recebido às 14h com apresentação ao piano do estudante Klaus Kaiser, do curso Técnico em Informática. Os anfitriões do evento, diretora-geral do Campus Osório professora Flávia Twardowski, e o reitor do IFRS professor Júlio Xandro Heck, subiram ao palco para fazerem uso da palavra.

 

 

Flávia Twardowski destacou a importância de cada um dos espaços inaugurados, que são voltados à comunidade, e do trabalho desempenhado pelas equipes envolvidas mesmo em meio à pandemia de Covid-19, com a construção do laboratório de ciência, a ótima colocação do projeto Windmaker no edital nacional que o fez virar um laboratório e das ações do Núcleo de Memória que resultaram no nome da biblioteca que tanto significado tem para o campus.

Agradeceu ao IFRS por tornar realidade a construção de um laboratório de ciências, cumprindo um compromisso firmado pelo pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Amilton de Moura Figueiredo em 2018, no evento Salão do IFRS, em Bento Gonçalves.

Já o reitor Júlio Xandro Heck ressaltou as três importantes entregas que estavam sendo feitas, que fazem o IFRS pulsar, estar vivo, presente na comunidade, entre as quais a “concretização de um sonho antigo do Campus Osório, que é o laboratório de ciências (…) um espaço para que as pessoas aprendam a gostar de ciências, a praticar ciência e a formarmos os cientistas do futuro”, disse.

Citou também as diversas obras que vêm sendo realizadas e concluídas pelo Instituto, com ênfase nas quadras poliesportivas em todos os 17 campi, obra quem em breve também será inaugurada oficialmente no Campus Osório. E entregou documentação relativa à doação de 33 computadores para instalação em laboratório de ensino para os estudantes.

Os presentes assistiram a um vídeo sobre os espaços a serem inaugurados e após foram convidados a visitar cada um deles para acompanhar o descerramento das placas. A primeira inauguração foi realizada no Laboratório de Ciência Marie Sklodowska Curie, onde bolsistas recepcionaram os visitantes e o ato de descerramento da placa foi realizado com a diretora Flávia Twardowski, referência na área de pesquisa.

 

Na sequência, a comitiva dirigiu-se ao Laboratório Windmaker, onde o  placa foi descerrada com a coordenadora substituta do laboratório, professora Bruna da Rosa.

 

Por fim, foi inaugurada a Biblioteca Professora Tina Hatem, com a presença da bibliotecária Luana Monique Delgado Lopes, que atuava no projeto Cafeteira Poética, desenvolvido pela então professora de Artes Maria da Conceição Hatem de Souza, a Tina (em memória). Uma homenagem foi realizada por ela em lembrança à professora e em alusão ao Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama – doença que vitimou Tina. A servidora Michelen Andrigheto, que venceu a doença e segue em tratamento, foi convidada a colocar um laço rosa na cafeteira, que é símbolo do projeto, emocionando a todos.

 

As seguintes autoridades civis e acadêmicas, identificadas pelo protocolo do evento, participaram da inauguração: pró-reitor adjunto de Administração, Márcio Cristiano dos Santos; pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini; pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo; Diretora de Projetos e Obras do IFRS, Queila Tomielo de Camargo; secretário de Administração do município de Osório, Juarez Sebastião Nunes, representando o prefeito Roger Caputi; diretor de Administração, Éder José Morari; diretora de Ensino, Fabriana Leindeker da Silva; diretora de Extensão, Cláudia Pelissoli; diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Vianna, que também é presidente do Núcleo de Memória; coordenadora substituta do Laboratório Windmaker, Bruna Flor da Rosa; coordenador do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bruno Fernandes; diretora-geral do Campus Rolante, Cláudia Dias Zettermann; e coordenador substituto do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física do Polo da UFRGS Litoral, Alexandre Luís Junges. Também fizeram-se presentes os estudantes egressos que mantinham relação de amizade com a professora Tina Hatem, André Lopes de Souza, Lourdes Cerlei da Silva e Fernanda Ferreira, e o ex-diretor do campus Roberto Saouaya.

 

Sobre os espaços

 

Laboratório Windmaker

Sua criação foi possível por meio do projeto ‘WindMaker: uma proposta de espaço maker no IFRS Campus Osório’ aprovado em 5º lugar em seleção nacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) (Edital Nº 35/2020). Foram adquiridos equipamentos que compõe o modelo de laboratório definido, com o preço de R$ 132,9 mil.

Os espaços makers são conhecidos por promover iniciativas de incentivo à criatividade, inovação e empreendedorismo, com projetos focados nas demandas da comunidade, permitindo que o aluno seja protagonista.

> Relembre: Projeto para criação de laboratório de prototipagem no campus é aprovado em edital nacional

 

Laboratório Marie Sklodowska Curie

Após uma reforma, em 2021, no valor de R$ 83 mil, o espaço que era usado de forma adaptada transformou-se em laboratório de ciências. Para a adequação do espaço foram trocados piso e instalações elétricas, construídas bancadas com cubas, mobiliário de acordo com as necessidades do espaço e atendidas especificações do PCCI, como porta corta fogo.

Agora, a maioria das atividades que precisavam ser feitas em laboratórios externos, como na UFRGS, já estão sendo realizadas no campus.

 

Biblioteca Professora Tina Hatem

O nome dado oficialmente à biblioteca do campus, após aprovação de pedido do Núcleo de Memória (Numem) ao Conselho de Campus (Concampo) pela Resolução Nº12/2020, homenageia a professora de Artes Maria da Conceição Hatem de Souza, que se apresentava como Tina Hatem.

A proposta surgiu de inúmeras manifestações sobre a forte representatividade e atuação da docente nos primeiros anos de Campus Osório durante a série de lives “Vivências e Experiências”, realizada em agosto de 2020 com estudantes egressos de todas as modalidades de curso e ex-servidores em comemoração aos 10 anos do campus.

> Relembre: Biblioteca do campus recebe o nome ‘Professora Tina Hatem’

Fim do conteúdo