Projeto para criação de laboratório de prototipagem no campus é aprovado em edital nacional

A publicação do resultado final do edital N.º 35/2020 no Diário Oficial de sexta-feira, 11 de setembro, oficializa a aprovação do projeto ‘WindMaker: uma proposta de espaço maker no IFRS Campus Osório’ na seleção nacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) (Edital Nº 35/2020). O objetivo é apoiar, por meio da aquisição de equipamentos, a criação de Laboratórios de Prototipagem (Lab IFMaker) na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Outros dois campi do IFRS também foram contemplados: Bento Gonçalves e Ibirubá.

Os espaços makers são conhecidos por promover iniciativas de incentivo à criatividade, inovação e empreendedorismo, com projetos focados nas demandas da comunidade, permitindo que o aluno seja protagonista.  Agora, serão adquiridos os itens que compõe o modelo de laboratório definido no edital com o preço de R$ 132.900,00 para início do funcionamento do espaço, que é delimitado ao dia 18 de dezembro. Como as equipes dos Lab IFMaker devem conter, no mínimo, seis discentes e um estagiário, também está prevista a seleção de integrantes nos próximos meses.

Para concorrer à seleção nacional, o projeto do Campus Osório passou, no início de julho, na etapa institucional realizada pela Chamada Pública Nº 30/2020 do IFRS. [> Confira a matéria]

Sobre o WindMaker

Será o novo Laboratório Digital do IFRS – Campus Osório. Nele serão estimulados projetos que envolvam a aprendizagem baseada em projetos como suporte ao processo de ensino-aprendizagem, destacando a motivação, participação e engajamento dos estudantes.

O projeto foi elaborado por uma equipe de docentes e técnicos administrativos de diferentes áreas do conhecimento – o que proporciona o pleno caráter interdisciplinar da proposta. São eles: Terrimar Pasqualetto (coordenador), Bruna Flor da Rosa, Bruno Alves Fernandes, Flávia Santos Twardowski, Fabiana Leindeker da Silva, Eron Magno e Silva, Ednei Luís Becher, Claudius Jardel Soares, Márcio Telles Portal, Marcio Olivato Pozzer, Vinícius Fritzen Machado, Marcelo Vianna e Augusto Weiand.