Projeto do campus é selecionado em edital ‘Maker’ do IFRS e submetido à Setec

O projeto ‘WindMaker: uma proposta de espaço maker no IFRS Campus Osório’ foi selecionado e aprovado na etapa institucional realizada pela Chamada Pública Nº 30/2020 do IFRS.  Agora segue, junto a dois projetos de outros campi, para a seleção nacional do Edital Nº 35/2020 SETEC/MEC, cujo objetivo é apoiar, por meio da aquisição de equipamentos, a criação de Laboratórios de Prototipagem (Lab IFMaker) na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. Esses espaços são conhecidos por promover iniciativas de incentivo à criatividade, inovação e empreendedorismo, com projetos focados nas demandas da comunidade.

> Confira o resultado da seleção do IFRS

O WindMaker foi elaborado por uma equipe de docentes e técnicos administrativos de diferentes áreas do conhecimento – o que proporciona o pleno caráter interdisciplinar da proposta. São eles: Terrimar Pasqualetto (coordenador), Bruna Flor da Rosa, Bruno Alves Fernandes, Flávia Santos Twardowski, Fabiana Leindeker da Silva, Eron Magno e Silva, Ednei Luís Becher, Claudius Jardel Soares, Márcio Telles Portal, Marcio Olivato Pozzer, Vinícius Fritzen Machado, Marcelo Vianna e Augusto Weiand.

Marcelo Vianna, diretor de Pesquisa e Inovação do campus, conta que o projeto WindMaker seguiu os princípios da cultura maker, tendo como base a Aprendizagem Baseada em Projetos, de modo a permitir que o laboratório seja, além de um espaço de aprendizagem, motivação e engajamento dos estudantes, um meio de contribuição imediata à comunidade onde o campus se insere.

Para a diretora-geral do campus, Flávia Twardowski, trata-se de uma oportunidade de instituir um espaço maker no Campus Osório, o qual já possui inúmeras iniciativas nesse sentido, protagonizadas por servidores, estudantes e pela comunidade do litoral norte gaúcho. “Essa proposta vem ao encontro das potencialidades do IFRS, que é desenvolver ações indissociáveis entre ensino, pesquisa e extensão de forma a contribuir com processos educativos na formação profissional, voltados ao empreendedorismo, objetivando a inovação e a solução de problemas sociais, científicos e tecnológicos”, ressalta.

O edital prevê que também integrem as equipes dos Lab IFMaker, no mínimo, seis discentes e um estagiário. A seleção desses membros serão feitas posteriormente, caso o projeto WindMaker esteja entre os 113 laboratórios de prototipagem selecionados para serem montados no país. O resultado da elegibilidade das propostas será divulgado em 10 de julho, o preliminar no dia 31 e o final em 10 de agosto. O início do funcionamento dos espaços é delimitado ao dia 18 de dezembro.