Início do conteúdo

Você gosta de fotografar?


O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Viamão do IFRS convida seus estudantes para participarem do projeto Caminhos: o que vejo por onde ando.

Por meio desse projeto, buscaremos criar possibilidades em que os alunos exercitem novas formas de olhar o mundo, questionando-se sobre a realidade a qual fazem parte, entendendo o ato fotográfico como uma das formas de expressão humana, que retrata não só verdades e desejos pessoais, mas as transformações pelas quais a humanidade passa.

Os participantes desse projeto, ao circularem por diferentes espaços, que pertencem a cada um, terão possibilidade de darem início a uma auto conscientização e compreensão crítica de ação sobre a realidade. As suas narrativas a respeito de sua mobilidade urbana em suas andanças cotidianas podem contar histórias concretas de sentimentos que envolvem cada imagem do lugar em que você circula.

As inscrições para o Oficina para instruções sobre o projeto e técnicas básicas para fotografia com aparelhos móveis será até o dia 23/09 pelo formulário de inscrição.

Pré-requisitos

  • Ter smartphone ou tablet com sistema operacional Android, IOS ou Windows,
  • Conhecimento básico de informática,
  • Acesso à internet, organizar e salvar arquivos.
  • Ser aluno do campus Viamão, devidamente matriculado em algum curso,
  • E, que esteja interessado em fotografar cenas do cotidiano, por meio das técnicas básicas de fotografia.

A oficina terá duração de duas horas e será dividida em quatro partes:

  • Parte 1: introdução
  • Parte 2: elementos da Linguagem fotográfica
  • Parte 3: técnicas e configurações
  • Parte 4: Formas de adotar políticas de uso responsável das tecnologias móveis

Os participantes terão entre os dias 8 de setembro e 31 de outubro de 2022 para produzirem suas fotografias e deverão enviar suas fotos até o dia 4 de novembro de 2022, por via digital, para um endereço que será divulgado a cada participante durante o período de produção das fotografias.

As foto enviada deverão ser enquadrada em uma das 17 categorias disponíveis, cada uma delas representando um dos objetivos do desenvolvimento sustentável: 1, erradicação da pobreza; 2, fome zero e agricultura sustentável; 3, saúde e bem-estar; 4, educação de qualidade; 5, igualdade de gênero; 6, água potável e saneamento; 7, energia limpa e acessível; 8, trabalho decente e crescimento econômico; 9, indústria, inovação e infraestrutura; 10, redução das desigualdades; 11, cidades e comunidades sustentáveis; 12, consumo e produção responsáveis; 13, ação contra a mudança global do clima; 14, vida na água; 15, vida terrestre; 16, paz, justiça e instituições eficazes; 17, parcerias e meios de implementação.

Será realizada uma Mostra Fotográfica com painéis dentro das 17 categorias disponíveis, cada uma delas representando um dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Fim do conteúdo